quinta-feira, 15 de junho de 2017

GUTO GOFFI E UM BANDO PRA LÁ DE MUSICAL

Baterista do Barão Vermelho apresenta álbum que traz inédita de Plínio Araújo, baterista e um dos fundadores da Orquestra Tabajara

Por Bruno Negromonte




Surgido nos Estados Unidos no final dos anos de 1940, mas consolidado mundialmente a partir dos anos de 1950, o Rock é um dos gêneros que melhor representa gerações desde o seu surgimento, pois acabou tornando-se um gênero universal por transcender o contexto musical. Inovador, o estilo propagou-se, a partir da influência americana, nos quatro cantos do planeta , onde distintos produtos da indústria cultural daquele país foi incutindo na cabeça de muitos o novo ritmo. Essa influência se deu para além da indústria fonográfica (em particular a partir do cinema). Filmes que retratavam a juventude da época como Juventude Transviada (Rebel Without a Cause, 1955), do diretor Nicholas RaySementes da Violência (Blackboard jungle, 1955), O Selvagem (The wild one, 1953) e No Balanço das Horas (Rock Around the Clock, 1956), influenciaram toda uma geração ao redor do planeta, pois retratavam a juventude da época, que gostava de música mais barulhenta do que a que seus pais ouviam, tinham seus conflitos, suas dúvidas com relação ao mundo e precisavam de auto-afirmação que acabou refletindo-se, dentre outras coisas, no vestir (calça jeans, camiseta branca, jaqueta de couro). Nessa época há relatos que onde o filme era exibido , os jovens pulavam nas poltronas, berravam adoidado, rasgavam cortinas, ousando inclusive levantar as saias das garotas tudo devido ao "ritmo selvagem". Dessa época, as figuras emblemáticas que merecem destaque na sétima arte são Marlon Brando e James Dean. Já na música, nomes como Bill Haley and His Comets e The Plattersque lançaram, respectivamente, músicas como Rock Around the Clock (considerado o marco inicial do rock and roll) e Only You. No Brasil, tal "epidemia" não foi diferente. Jornais como a Folha da Noite de 2/10/56 chegou a publicar: "Mas é essa musica que, dançada pelos interpretes do filme, causa conflitos no seio de jovens mal formados pela educação modernizada, dando assunto aos estudiosos de problemas psicológicos".



Tempos depois, também impactados pelo gênero após assistirem a um show da banda Queen em São Paulo, os jovens Flávio Augusto e Maurício Barros cogitaram a possibilidade de criar uma banda de rock. Com Guto na bateria e Maurício no teclado estava formado o embrião de daquela que viria a ser uma das maiores e mais populares bandas do gênero no Brasil: Barão Vermelho. Batizada pela dupla em homenagem aviador alemão Manfred von Richthofen, principal inimigo dos Aliados na Primeira Guerra, a dupla logo viria a se unir  a  (André Palmeira Cunha), baixo, e Frejat (Roberto Frejat), guitarra. Sem vocalista, a banda a princípio teve como cantor o jovem  Léo Guanabara (que viria a ser conhecido como Léo Jaime) que, devido ao timbre da voz, acabou não sendo aprovado pela banda, oportunizando Cazuza (Agenor de Miranda Araújo Neto) a assumir o posto vago por indicação do próprio Léo Jaime. Com essa formação o Barão Vermelho ganhou projeção nacional já no primeiro álbum a partir de canções como "Todo amor que houver nessa vida" e "Down em mim". Em seguida, vieram diversos hits, dentre eles canções como "Bete Balanço" (trilha sonora do filme homônimo), "Pro dia nascer feliz", "Maior abandonado", "Puro Êxtase", "Por você" entre outras. Ao longo desses anos de formação, a banda teve relativas pausas para que seus integrantes dessem vazão a projetos pessoais. No primeiro momento, em 2012, Guto Goffi lançou "Alimentar"; Agora apresenta o seu segundo álbum solo, gravado por dois anos no estúdio Cabeça de Lâmpada e cujo título "Bem", facilmente nos remete aquilo que a música proporciona a partir de uma gama de ritmos existentes nas mais distintas regiões do nosso país assim como outras influências que permeiam o universo musical do grupo.

Com nove faixas da lavra de Guto Goffi (ora solo, ora em parceria com nomes como Claudio Perpetuo e Raul de Barros Jr.), o disco abre com "Tudo de bem", canção de cunho reflexivo. Melodicamente interessante a canção flerta com sonoridades distintas, fato que acaba deixando claro já na primeira faixa aquilo ao que se propõe o disco: expressar o amor pela música sem render-se a fronteiras ou gêneros. Essa proposta está bem audível nas faixas seguintes a exemplo de "Bom que seja assim" e "Maracatu de Caxangá" (única faixa do disco que não leva a assinatura de Guto; foi composta por Plínio Araújo, baterista e um dos fundadores da Orquestra Tabajara e que faleceu em 2015). Ambas flertam com o universo musical nordestino a partir de instrumentos típicos da região como a rabeca e ritmos como o maracatu (que faz-se presente também na faixa "Grão da Vida"). O disco conta ainda com"Baobá", que que nos remete a uma viagem sonora que nos remete da sonoridade paraense ao legado deixado por Reginaldo RossiHomenagem são duas: "Porque os sinos tocam" (homenagem ao filho André) e "Lei de Neide" (homenagem à irmã); e para fechar o disco vem "Estrela Solitária", "Flores Raras" e "Renascida".

Acompanhado por Markus Britto (baixo e vocal), Elir "Hombre" Filho (responsável pela guitarra), Bruno Mendes (vocais) e César Brunet (percussão); Guto Goffi se dá ao direito de reinventar-se e renovar os seus votos de amor à sua arte ao reunir-se com este bando. Mesmo com o seu nome indelevelmente marcado na história da música popular brasileira como músico, cantor, compositor e integrante de uma das mais emblemáticas bandas nacionais, Goffi mostra que ainda há muito o que apresentar ao seu público. E sem deixar-se acomodar, registra a rica tradição percussiva brasileira em "Bem", um disco que facilmente pode ser considerado parâmetro para a música contemporânea se levarmos em consideração seus flertes com os mais distintos gêneros presentes ao longo das faixas existentes. Tal qual alquimista, o band leader injeta um gênero aqui, põe uma dosagem maior de outro ali e assim vai formulando a sua identidade para além do grupo onde estamos habituado a vê-lo. Quem acredita ver a pulsante bateria do músico a favor do gênero que o consagrou, irá frustar-se; mas em compensação irá ganhar a certeza que as delimitações (fronteiras criadas apenas pela nossa mente como bem diz o provérbio chinês) não é um termo que faz parte do seu vocabulário. Muito pelo contrário, pelo o que se vê dar-se a entender que a sua arte enxerga o com os olhos de uma criança que almeja um promissor futuro pela frente. E quando renova-se a esperança a partir de uma conjuntura dessa não há substantivo mais adequado do que este que batiza o álbum: Bem.


Maiores Informações:
Site oficial - http://www.gutogoffi.com.br/
Facebook - https://www.facebook.com/gutogoffibandadobem/

0 comentários:

LinkWithin