terça-feira, 20 de junho de 2017

LENDO A CANÇÃO

Por Leonardo Davino*


O que é canção? Mauro Aguiar

Mauro Aguiar


- O que é canção para você? 
Tipo de arte híbrida que faz com que o fio da fala flua sem freio dentro do finito como se fora infinito. Onde o poético cabe no coloquial. Canção é parente de cartaz, ópera, cinema, ilustração. Canção de verdade é coração saindo pela boca. 

- De onde vem a canção? 
Trovadores? Menestréis? Idade Média? Ou foi forjada como canção industrial, radiofônica, já no século passado? Não sei... 

- Para que cantar? 
Para afinar o mundo. Para dizer o indizível. Para ter voz própria. Canção é sotaque cardíaco.

- Cite 3 artistas que são referências para o seu trabalho. 
Chico Buarque, Cacaso, Aldir Blanc. Por que estes? Chico, pela polissemia, pelo humor, pela palavra-valise, pela poesia dentro da fala, da locução. Cacaso pelo misticismo cotidiano, pela língua brasileira, pelo sonho de vida e morte. Aldir, pela loucura, pelo subúrbio, pelo sarcasmo.




* Pesquisador de canção, ensaísta, especialista e mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e doutor em Literatura Comparada, Leonardo também é autor do livro "Canção: a musa híbrida de Caetano Veloso" e está presente nos livros "Caetano e a filosofia", assim como também na coletânea "Muitos: outras leituras de Caetano Veloso". Além desses atributos é titular dos blogs "Lendo a canção", "Mirar e Ver", "365 Canções".

0 comentários:

LinkWithin