sexta-feira, 2 de junho de 2017

FENAC RECEBE INSCRIÇÕES

Inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 5 de junho


Resultado de imagem para FENAC
Dani Black participou do Fenac em 2000 e 2013. (foto: Marcos Hermes/Divulgação)



A música popular brasileira tem em Minas Gerais uma de suas “trincheiras”. Há 47 anos o Festival Nacional da Canção (Fenac) reúne cantores e compositores no Sul do estado com o propósito de levar cultura ao interior do país.



As inscrições para o Fenac, que começa em 28 de julho, já estão abertas. Elas podem ser feitas até 5 de junho no site festivalnacionaldacancao.com.br. Cem canções serão selecionadas nas etapas classificatórias, que serão encerradas em 2 de setembro. Os prêmios somam R$ 200 mil. Ano passado, foram inscritas cerca de 2 mil composições de autores de 24 estados. A finalíssima ocorrerá em 9 de setembro, em Boa Esperança.

Celeiro de talentos, o festival mineiro ajudou a projetar muita gente boa. O cantor Dani Black, de 29 anos, que levou o prêmio de melhor intérprete em 2000, conta que a experiência foi importante para ele. Na ocasião, ele defendeu a música Beije-me.

''Naquele momento, pude entender como funcionava a minha canção no palco. O Fenac funciona muito como um lugar onde você pode se colocar em movimento'', diz Dani, destacando o intercâmbio com outros músicos.

O cantor e compositor paulistano lançou os discos Dani Black (2011) e Dilúvio (2015), além do EP SP ao vivo (2013). Parceiro de Zélia Duncan e Chico César, ele gravou com Milton Nascimento e tem músicas em discos de Ney Matogrosso, Maria Gadú e Elba Ramalho.


MÁGICO

A carreira se consolidou, mas ele continua ''batendo ponto'' no Fenac. Em 2013, sua composição Because ouse, interpretada por Duda Brack, levou o Troféu Lamartine Babo. ''Uma outra pessoa defender a sua canção é você estar presente ali de alguma forma, como compositor. É muito mágico. A música é maior do que a presença física e geográfica. Fiquei superlisonjeado'', diz.

A 47ª edição do Fenac vai começar por São Lourenço (28 e 29/7). As outras classificatórias serão realizadas em Extrema (4 e 5/8), São Thomé das Letras (11 e 12/8), Três Pontas (25 e 26/8) e Guapé (1º e 2/9). As semifinais e a final estão marcadas para 7 a 9 de setembro, em Boa Esperança.


Fonte: Estado de Minas

0 comentários:

LinkWithin