terça-feira, 13 de junho de 2017

LENDO A CANÇÃO

Por Leonardo Davino*


O que é canção? Tatá Aeroplano

Tatá Aeroplano


- O que é canção para você?
Desde pequeno sempre me liguei nas canções. Ouvia as músicas no rádio, no toca discos dos meus pais e ficava conectado, escutando aquelas canções do Roberto Carlos, dos Novos Baianos, do Raul Seixas, do Elvis, Beatles, Sinhô. As canções me embalavam e aos seis anos de idade eu fiz minha primeira canção e eu me dei conta que meu dom era o de fazer canções, o que faço até hoje. 

- De onde vem a canção?
A canção vem de todos os lugares e rincões possíveis. Basta estar com a cabeça boa, conectado e sintonizado com o mundo, com a natureza e com as pessoas. Eu faço músicas compulsivamente e creio que isso se deve por que eu me mantendo conectado com tudo o que acontece ao meu redor.

- Para que cantar?
É uma necessidade natural, gosto de cantar e botar pra fora as canções, é um lance que mexe muito comigo. Me comunico com as pessoas através das canções! Isso pra mim é uma honra imensa!

- Cite 3 artistas que são referências para o seu trabalho. Por que estes?
Tom Zé. Foi quando eu tive contato com a obra do Tom Zé, tive certeza de que estava no caminho certo! Tom Zé é DEMAIS! Sérgio Sampaio. Com Sérgio Sampaio aprendi a cantar sem medo e a chorar. Júpiter Maçã. Amigo e mestre. Com Jupiter aprendi que o mundo é muito mais que o planeta terra ... a música vem também do céu, das estrelas, de outros universos e galáxias Caetano Veloso. Compositor genial. Caetano tem uma das obras mais incríveis. As Referências são muitas. Gil, Itamar Assumpção, Bob Dylan, Serge Gainsbourg, Leonard Cohen, Helio Flanders, Peri Pane, Gustavo Galo... São muito mais que 3!





* Pesquisador de canção, ensaísta, especialista e mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e doutor em Literatura Comparada, Leonardo também é autor do livro "Canção: a musa híbrida de Caetano Veloso" e está presente nos livros "Caetano e a filosofia", assim como também na coletânea "Muitos: outras leituras de Caetano Veloso". Além desses atributos é titular dos blogs "Lendo a canção", "Mirar e Ver", "365 Canções".

0 comentários:

LinkWithin