segunda-feira, 12 de junho de 2017

CHOCHO, MAIS VELHO CHORÃO EM ATIVIDADE, GANHA DOCUMENTÁRIO

Por José Teles


Mais velho chorão em atividade, Otaviano do Monte, conhecido pelo apelido de Chocho, aos 93 anos de idade, e 70 de música, é tema do documentário, Chocho – 70 anos de Cordas Musicais, dirigido por Anselmo Alves, que estreia no Cine São Luis, segunda, dia 8 de maio.

Idealizado por Marcos Veloso, também responsável pela produção executiva, o documentário, de 29 minutos, além de contar a trajetória de um mestre do violão (talentoso também no cavaquinho e no bandolim), registra uma pequena parte da obra de Chocho, que teve várias composições gravadas em CD por Danda e Seu Regional de Ouro , porém continua inédito em disco solo.

Das 15 músicas do doc, oito são de autoria de Chocho, apenas uma com parceiro, No Quintal de Cosme (com Noel Tavares). O título deste choro refere-se ao local , em Prazeres, Jaboatão, onde, até poucos anos atrás, eram realizadas memoráveis rodas de chorinho. Ali tocava outra lenda do choro pernambucano, Narciso do Banjo que, assim como Chocho, tocava no Bloco da Saudade.

Ressalta-se uma particularidade dos chorões pernambucanos. além de integrar conjuntos regionais, eles também tocam nos grupos de pau e cordas que animam os bloco líricos no Carnaval, tocando frevos de bloco (o que, aliás, fez o bandolinista Luperce Miranda nos anos 20).

Um documento precioso para a música, não apenas de Pernambuco, mas do país. O cartaz tem belo projeto gráfico de Hassan Santos, e desenho assinado por Sávio Araújo (que até o ano passado foi responsável pela figura do Galo da Madrugada).

Confiram Chocho em Derramada no Deserto, ao vivo, no Nosso Quintal:


0 comentários:

LinkWithin