terça-feira, 6 de junho de 2017

LENDO A CANÇÃO

Por Leonardo Davino*



O que é canção? Bárbara Eugenia

Bárbara Eugenia

- O que é canção para você?
Eu acredito que canção é o som que te emociona. Que te toca e te leva para outros lugares, te faz conectar com algo. E acontece uma identificação do ouvinte com a música.

- De onde vem a canção?
Vem do coração, vem da alma...

- Para que cantar?
Como não cantar? Demorei muito para começar, foi com 28 anos, mas sempre gostei de cantar em casa apesar da vergonha. Não consigo pensar a vida sem cantar. É algo que faz parte como qualquer outra ação de funcionamento do meu corpo. 

- Cite 3 artistas que são referências para o seu trabalho. Por que estes?
Tom Zé: sempre fazendo coisa nova, sempre fazendo coisas, nunca parado. Sem medo de ser feliz, sem dedos para agradar ninguém. Ele simplesmente é aquilo que eu queria ser quando crescesse, sabe?
Radiohead: é a banda que mais gosto, mais me identifico. Apesar de toda a melancolia que não faz muito parte do meu trabalho. O som desses caras me faz chorar, fala comigo de um jeito único.
Beatles: meio óbvio, mas é isso. Ouvi desde que estava na barriga da minha mãe, me acompanhou esses anos todos e continuarei ouvindo, reouvindo, redescobrindo... É muita coisa, muita história, uma evolução de som impressionante. Eram cancioneiros da mais alta qualidade!












* Pesquisador de canção, ensaísta, especialista e mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e doutor em Literatura Comparada, Leonardo também é autor do livro "Canção: a musa híbrida de Caetano Veloso" e está presente nos livros "Caetano e a filosofia", assim como também na coletânea "Muitos: outras leituras de Caetano Veloso". Além desses atributos é titular dos blogs "Lendo a canção", "Mirar e Ver", "365 Canções".

0 comentários:

LinkWithin