sábado, 24 de junho de 2017

10 CANÇÕES PARA A SUA AUTOESTIMA

Por Bruno Negromonte

Resultado de imagem para auto estima

"Tem dias que a gente se sente como quem partiu ou morreu! como diria o autor de clássicos da MPB. Para estes dias faz-se necessário um plus a mais em nossa rotina, e nada como uma boa música para isso. Segue abaixo uma lista com dez canções que nos ajuda a olhar a enfrentar dias difíceis. A sua não está abaixo? Mande-nos! Sempre é bom uma reserva de felicidade.




01 - Andar com fé (Gilberto Gil) - Lançada em 1982 no álbum "Um banda um", esta canção ganhou o gosto popular e faz-se imprescindível em muitas das apresentações do compositor baiano desde o seu lançamento. Com diversas regravações, "Andar com fé" é a primeira canção a suscitar que precisamos acreditar que as coisas hão de melhorar.




02Você é (Djavan) - Gravada pelo cantor e compositor alagoano em 1998, "Você é" traz um Djavan revigorado após a superação de problemas de cunho pessoal. Com versos marcantes como "Já que nasceu vai fundo e tudo bem..." fazendo jus ao título do álbum: "Bicho solto".




Felicidade (Marcelo Jeneci - Chico César) - Esta canção composta por Marcelo Jeneci e o paraibano Chico César, e que teve seu clipe gravado em Sairé (PE), foi apresentada no álbum de estreia do músico paulista lançado em 2010. Regravada por nomes como Amelinha, "Felicidade" chega como a terceira canção para um dia dia melhor, afinal, como diz a própria letra: "(...) há um lugar em que o sol brilha pra você".




04 - Levo minha vida assim (Monique Kessous) - Alertando-nos para nos afastarmos daqueles que "não vêem nada além de si", esta canção encontra-se no segundo álbum da cantora e compositora desta carioca que é uma das gratas surpresas dentro da MPB na última década. Aqui, o registro apresentado, foi extraído do de sua página oficial no Youtube.




05 - O que é, o que é (Gonzaguinha) - Filho do nome mais expressivo da música nordestina de todos os tempos, Gonzaguinha também seguiu na música onde só parou de produzir quando precocemente faleceu, vítima de um acidente de automóvel, em 1991. título de samba-enredo no carnaval carioca, o "moleque" do Morro de São Carlos em pouco mais de duas décadas de carreira foi responsável por inúmeros clássicos do nosso cancioneiro, dentre os quais este aqui apresentado e gravado pela primeira vez pelo autor no disco "Caminhos do coração", em 1982.




06 - Vida (Roger Kedyh - Maria Jucá) - Gravada também por Gilberto Gil no álbum "Soy loco por ti, América", esta canção celebra a vida em toda a sua plenitude. O registro aqui apresentado está presente no primeiro álbum da banda Obina Shock, banda brasiliense que teve curta duração. Nesta gravação o grupo conta com a participação especial da cantora Gal Costa e de Gilberto Gil.




07 - Boas vindas (Caetano Veloso) - Em canção composta em homenagem ao nascimento do seu segundo filho, Caetano Veloso apresenta o lado bom da vida ao pequeno Zeca dando-lhe boas vindas buscando apresentar a vida a partir do sol, da lua, da rosa, da noite, da poesia, da prosa e tantos outros elementos que nos fazem observar que nos faz ter a certeza que a dádiva que nos foi concedida é algo a ser celebrado desde o primeiro momento.




08 -  O Sol (Antonio Julio) - Gravada originalmente pela banda mineira Jota Quest, esta canção em 2011 ganhou uma versão de Milton Nascimento no álbum "E a gente sonhando...", no disco o cantor e compositor reafirma o otimismo que devemos sempre manter em nosso cotidiano, buscando superar as adversidades surgidas com a esperança de que mais a frente as coisas hão de melhorar se buscarmos soluções práticas e luz para os nossos caminhos: "E se quiser saber pra onde eu vou.. pra onde tenha sol, é pra lá que eu vou...".




09 - Simples Desejo (Jair Oliveira e Daniel Carlomagno) - Música que virou sucesso na voz da cantora Luciana Mello, "Simples desejo" traz um refrão marcante em uma letra imbuída de verdades. Atentem-se, afinal a lição está em cada gesto.




10 - Envelhecer (Arnaldo Antunes / Ortinho / Marcelo Jeneci- A última canção desta primeira "seleção autoestima" é de autoria de três dois paulistas e um pernambucano e que ganhou a versão de um dos autores na última edição do "Acústico MTV" produzido no Brasil depois de exitosos projetos no mercado fonográfico brasileiro. Na letra Arnaldo Antunes diz que nada é mais demodé do que ser eternamente adolescente. Precisamos nos conscientizar que a boa idade é uma dádiva que não é concedida a todos. Por isso, ao alcançá-la, precisamos usufruí-la do melhor e mais agradável modo. Lembrem-se disso... ou melhor, ouçam esse conselho nas entrelinhas da canção. Boa audição!

0 comentários:

LinkWithin