Por Laura Macedo
No mundo conturbado que vivemos hoje, dominados pela ameaça terrorista, trago um autêntico samba de gafieira, para aliviarmos as tensões que pairam, infelizmente, sobre o mundo.
Blota Jr. / Denis Brean fizeram a letra/música e Linda Batista deu vida ao gracioso samba de gafieira “Malandro em Paris”.
“Malandro em Paris” (Blota Jr./Denis Brean) # Linda Batista. Disco RCA Victor (80.0646-A) / Matriz (S-092645). Gravação (17/3/1950) / Lançamento (junho/1950).
Linda Batista cresceu no bairro carioca do Catete. Estudou em colégios de cunho religioso, mas nas horas vagas a empregada da família, comumente, a levava à sede do Rancho Corbélio de Flores, perto da sua casa. O “Corbélio”, assim como os rivais “Ameno Resedá” e “Flor do Abacate” ficavam situados em torno do Catete e da Glória, o que nos leva a deduzir que Linda cresceu em uma das regiões mais badaladas da folia carioca, na década de 1920.
Improvável precisar como era a performance da pequena Linda nos salões, mas é provável que algumas marcas da futura cantora, a exemplo do seu “jeitão despachado”, tenham sido fomentadas nessa época.
__________
Agradecimentos especiais ao escritor/pesquisador Miguel NIREZ Azevedo pela liberação do fonograma “Malandro em Paris”.
__________
***********
Fontes:
- Banco de Dados do Arquivo Nirez (Fonograma).
- Fotomontagem: Laura Macedo.
- Montagem fonograma: Laura Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário