sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

A NOITE É DO HOMENAGEADO

Em espetáculo em que reverencia o frevo, um dos homenageados do carnaval deste ano receberá diversos convidados no palco principal do evento

Por Karina Sampaio




Provavelmente poucos conhecem Francisco Amâncio da Silva, mas se nos referimos a este cidadão como Maestro Forró a história ganha outra conotação. Maestro Forró ganhou notoriedade junto ao público pernambucano a partir das execuções de frevos de sua lavra assim como também de grandes referências do gênero por conta de um modo bastante peculiar e performático de apresentá-los junto à sua orquestra, a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério. Filho mais novo da professora aposentada Maria da Penha, a música vem faz-se presente em seu DNA a partir do pai, José Amâncio da Silva, mais conhecido como "Zé Amâncio do Coco". O apelido forró (gênero que não se contextualiza com a música que apresenta) ganhou quando ainda era aluno de música na Escola Dom Vital, quando já mostrava-se precocemente talentoso. Sua habilidade mostrou-se tão evidente nesta época que logo se tornou monitor e professor por onde passou. Foi assim na Banda de Música da Escola Dom Vital e depois no Centro de Criatividade do Recife nos anos de 1990 quando ainda era adolescente. Com um talento nato para a música, Francisco procurou desenvolver também o lado acadêmico e buscou aprofundar os seus conhecimentos musicais no curso da Universidade Federal da Paraíba. Hoje, com o talento reconhecido não apenas em sua cidade natal como também em todo o país, Maestro Forró tornou-se um dos referenciais contemporâneos do gênero e, desde 2002, mantém a sua própria casa a Escola Comunitária de Música (batizada com o nome do seu pai,  Zé Amâncio do Coco). Foi a partir dessa experiência didático-pedagógica que nasceu nasceu a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério (OPBH) e trouxe à tona para os principais palcos do carnaval e do mundo.


Homenageado do carnaval

Assim como no ano de 2015, mais um maestro contemporâneo do frevo é homenageado e ganha o palco do Marco Zero na abertura do carnaval para uma grande celebração. Ao longo de 2015 foi o Maestro Spok e, em 2016, Maestro Forró. E assim como o anfitrião do ano passado, Forró celebrará o gênero e a homenagem ao lado dos amigos, em um espetáculo que terá início após a apresentação de Naná Vasconcelos. Para esta festa o Maestro convidou figuras locais e de projeção nacional como Luiza Possi, Johnny Hooker, Naná Vasconcelos, Cannibal, Lenine, Chico César, Lirinha, Otto, Fred 04 e o Maracatu Nação Pernambuco entre outros artistas já confirmados. “Uma surpresa bombástica, maravilhosa, que todo mundo vai adorar”, assim define o Maestro Forró sobre a noite em que se apresentará no Marco Zero a abertura do carnaval do Recife e essa oportunidade de reencontrar os amigos no palco principal do carnaval pernambucano. Dentre os convidados apenas dois o músico ainda não teve a oportunidade de estar junto: Johnny Hooker e Luiza Possi. "Eu não conheço nem pessoalmente ainda Hooker e Luiza, mas ouvi a música de Hooker na casa de amigos e o achei com um conteúdo repleto de ousadia, alegria e espontaneidade. Já Luiza é também uma grande intérprete, ouvi a voz dela e comecei a pensar no que podia fazer. Gosto de desafios e estou feliz em poder abrir esse espaço", comentou. Quanto a ser o homenageado este ano o músico ainda comentou: "É o reconhecimento do nosso trabalho, mas tenho também um sentimento de responsabilidade. Recife é uma das cidades com maior carnaval do mundo e eu preciso dividir essa honra, essa alegria, com os recifenses e os turistas. Preciso oferecer ao público a melhor qualidade técnica e musical durante duas horas de show", pondera Forró.

0 comentários:

LinkWithin