domingo, 7 de fevereiro de 2016

FOLIÃO QUE É FOLIÃO TEM QUE SABER QUEM É “GUILHERME-FENELON-E-SEUS-BLOCOS-FAMOSOS”

Por Germana Macambira e Mayra Cavalcanti



Bloco Batutas de São José, em 1981 (Foto: Antônio Tenório/Arquivo)


Por acaso você sabe quem são Felinto, Pedro Salgado, Guilherme e Fenelon? E o velho Raul Morais? Momo, calunga e os Toureiros? Embora ‘familiares’ na voz dos foliões – já que integram parte do vocabulário carnavalesco nas músicas que são entoadas durante a folia de Momo – boa parte dos pernambucanos desconhece quem é cada um deles.


Saiba, então, quem são estas e outras personalidades do nosso Carnaval:

Felinto de Moraes (Foto: Reprodução)


Felinto (de Moraes)

Em que música aparece? “Evocação nº 1

Trecho – “Felinto, Pedro Salgado, Guilherme, Fenelon, cadê teus blocos famosos…

Violonista e carnavalesco, Felinto foi um dos principais dirigentes do bloco Apôis-Fum. A agremiação foi criada na década de 1920, no bairro da Torre, na zona Oeste do Recife. O bloco desfilava pelas ruas da cidade ao som de instrumentos de pau e corda, mas também metais.


Pedro Salgado (Foto: Reprodução)

Pedro Salgado

Em que música aparece? “Evocação nº 1

Trecho – “Felinto, Pedro Salgado, Guilherme, Fenelon, cadê teus blocos famosos…

Português, Pedro chegou ao Recife aos 18 anos e foi dirigente e fundador do tradicional Bloco das Flores. Conhecido como “coronel”, Salgado morreu em 1937, ano em que também faleceu o “velho” Raul Moraes. Desta forma, o Bloco das Flores parou de desfilar, só retornando às ruas no ano de 2000.


Guilherme (de Araújo)

Em que música aparece? “Evocação nº 1

Trecho – “Felinto, Pedro Salgado, Guilherme, Fenelon, cadê teus blocos famosos…

Guilherme foi, juntamente com Felinto, foi um dos fundadores do bloco Apôis-Fum. Além disto, foi jornalista do Jornal Pequeno e fundador e integrante dos blocos Andaluzas e Pirilampos de Tejipió.


Bloco Apôis-Fum (Reprodução)


Fenelon (Albuquerque)

Em que música aparece? “Evocação nº 1

Trecho – “Felinto, Pedro Salgado, Guilherme, Fenelon, cadê teus blocos famosos…

Capitão do Exército, Fenelon foi um dos principais dirigentes do Apôis-Fum.


Raul Morais (Foto: Reprodução)

Raul Morais

Em que música aparece? “Evocação nº 1

Trecho – “Na alta madrugada o coro entoava do bloco a marcha Regresso, e era um sucesso dos tempos ideais do velho Raul Morais…

Também citado na música “Evocação nº 1”, o velho Raul foi maestro, compositor e regente. Compôs para vários blocos, incluindo os Pirilampos de Tejipió e o Batutas da Boa Vista. Apresentou-se em vários países como Argentina, Alemanha e Portugal. Um de seus maiores sucessos é a marcha “Regresso”, evocada na música de Nelson Ferreira.


Rei e Rainha do Carnaval do Recife 2015 (Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem)



Momo

Em que música aparece? “Hino do Elefante de Olinda

Trecho – “Ao som dos clarins de momo…

Na mitologia grega, Momo era o deus da festividade e do sarcasmo. Depois de muito “tirar onda” com outros deuses, foi expulso do Monte Olimpo, perdendo sua condição divina, tornando-se humano e transformando-se em rei. Há registros históricos do rei Momo do século 4 a.C., quando gregos e romanos utilizavam a figura dele em festas que envolviam sexo e bebidas. Momo simboliza fartura e abundância. No Brasil, a tradição de eleger um Rei Momo surgiu no Rio de Janeiro, em 1933. No seu reinado, Momo recebe a chave da cidade e a governa simbolicamente durante o Carnaval.


Mulher segurando calunga (Foto: Guga Matos/JC Imagem)


Calunga

Em que música aparece? “Leões do Norte

Trecho – “Na noite dos tambores silenciosos, sou a calunga revelando o Carnaval

Calunga ou Boneca é um elemento sagrado do Candomblé e foi trazida de Angola para o Nordeste brasileiro, sendo integrada ao Maracatu Nação, dando origem à figura central nos cortejos. A calunga é uma boneca feita de madeira e vestida com roupas suntuosas, simbolizando uma entidade. Além da calunga do maracatu, o Homem da Meia-Noite e os bonecos gigantes de Olinda são calungas.


Bloco Clube das Pás, em 1991 (Foto: Geraldo Guimarães/Arquivo)


Toureiros, Bola de Ouro, Pás, Lenhadores e Batutas de São José

Em que música aparece? “Voltei, Recife

Trecho – “Cadê Toureiros? Cadê Bola de Ouro? As Pás, os Lenhadores,
o Bloco Batutas de São José?


Blocos líricos que surgiram em Pernambuco a partir do ano de 1888. Formados por operários urbanos, desfilavam nos antigos bairros comerciais do Recife. O primeiro a surgir foi o Caiadores, que originou posteriormente o Bloco das Pás de Carvão. A agremiação mudou de nome em 1890, sendo chamada de Clube Carnavalesco Misto Pás Douradas. Depois das Pás, vieram os Lenhadores (1897); o Bola da Ouro (1915); o Toureiros (1924) e o Batutas de São José (1932).


Fonte: Fundação Joaquim Nabuco

0 comentários:

LinkWithin