sábado, 13 de fevereiro de 2016

TONY CAMPELO, 80 ANOS

Por Lucy Zanetti





Em entrevista a Antonio Aguillar, Tony Campello recorda de um entrevero que teve com ele por questões profissionais e também recorda sobre a queda do elevador que despencou do terceiro andar na TV Paulista, Canal 5, quando participavam de um dos programas comandados por Antonio Aguillar. O elevador era de carga (fazia o transporte de cenários de madeira, que pesavam pouco), porém neste dia estava transportando os artistas e seus instrumentos, quando despencou, isso ainda no tempo da Organização Victor Costa, na Rua das Palmeiras, 315, ocasião em que Aguillar fazia uma estreia do seu programa "Ritmos para a Juventude" na televisão Paulista Canal 5, Globo hoje.

No elevador, entre outros, estavam Tony Campello, George Freedman e Ronnie Cord. O programa quase não foi ao ar, porém como o auditório estava lotado e os artistas que passaram pelo pronto socorro sofreram apenas luxações nos pés, puderam voltar para a rua das Palmeiras e participaram com sucesso do programa, o qual alavancou o Rock no Brasil em 1961, sob o comando de Antonio Aguillar.

Ainda neste áudio podemos ouvir Tony cantar com a irmã Celly a canção “O Canário”, um clássico gravado pelos irmãos Campello em fevereiro de 1963 e aqui apresentados pela Hebe Camargo ao vivo (Hebe Comanda o Espetáculo).

A música é uma versão em português do clássico "Yellow Bird", de Norman Lubolf, Marilyn Keith e Alan Bergman. A versão em português é de Fred Jorge. É a última gravação que Celly fez ainda solteira, e depois ela só voltaria a gravar em 1968. A canção é um clássico internacional que foi gravado por artistas como The Big Bamboo Orchestra, Brothers Four, Cris Isaak, Emile Ford, Johnny Tillotson e Roger Whitaker, entre outros, e possui várias versões instrumentais, registradas por The Ventures, Chet Atkins, Martin Denny, Bert Kaempert, Frank Hamilton, Arthur Lyman, Enoch Light, Gene Ammons, Pete Seeger, Roger Williams, The Three Suns e Tommy Mccook. 

No Brasil, além dos irmãos, há o registro instrumental de Waldir Azevedo e o vocal de Carlos Gonzaga

0 comentários:

LinkWithin