domingo, 28 de fevereiro de 2016

HISTÓRIA E ESTÓRIAS DA MPB


Recentemente trouxe aqui mesmo para esta coluna o saudoso e insubstituível Orlando Silva procurando abordar um pouco sobre sua biografia no período que antecede o seu estrondoso sucesso. Como dito, Orlando que até então não tinha pretensões de se profissionalizar e cantava na garagem da empresa de ônibus a qual trabalhava, procurou seguir o conselho de um dos seus admiradores e foi fazer um teste na rádio Cajuti. Neste teste teve a oportunidade de conhecer o compositor e instrumentista Bororó que oportunizou-o a estar com Francisco Alves. Chico Viola por sua vez identificou naquele jovem um promissor cantor e resolveu o apadrinhar daquele momento em diante o que acabou oportunizando-o a participar dos mais distintos programas radiofônicos tornando-se uma estrela do mesmo quilate e patamar que o seu “padrinho”.

No entanto há quem diga que a primeira vez que empunhou um microfone tenha sido cantando “Mimi”, de autoria do mesmo Uriel Lourival que compôs a valsa “Céu Moreno” também interpretada por Orlando e registrada em disco e lançada somente em dezembro de 1935, ano em que sua carreira decola aos píncaros do sucesso e o cantor ganha do locutor Oduvaldo Cozzi o apelido de “o cantor das multidões”, por conta do magnetismo que exercia na quantidade cada vez maior de fãs que o acompanhava nos auditórios de rádios, em seus discos, assim como também em suas apresentações. Orlando tornou-se um fenômeno nacional em uma época em que tudo corroborava para o contrário (emissoras de alcance limitado, poucas vitrolas, estradas precárias ou inexistentes e a ausência de aviões). Nesta fase áurea chegou a gravar cerca de 72 discos de 78 r.p.m., compreendendo um total de 144 músicas.

Nesta melhor fase de sua carreira, a partir da RCA Vitor o artista gravou uma série de canções que viriam a se tornar clássicos da música popular brasileira com o passar dos anos. Orlando foi responsável pelo primeiro registro em disco de músicas como “Juramento Falso”, “Lábios que Beijei”, “Carinhoso”, “Rosa”, “Alegria”, “Nada Além”, “Errei… Erramos”, “A Jardineira”, “Número Um”, “A Primeira Vez”, “Curare”, “Preconceito”, “Aos Pés da Cruz” entre outras. Muitas dessas e outras canções trazem consigo histórias interessantes como é o caso da valsa “Neusa”, de autoria do pai de Sílvio Caldas, Antônio Caldas, em parceria com Celso Figueiredo. Antônio chegou a mostrá-la ao filho, mas Sílvio viu uma chance de o pai ter uma música de sucesso na voz de Orlando e abdicou de “Neusa”. Outra canção que merece destaque entre as curiosidades existentes em torno do intérprete é “Rosa”, composição dos saudosos Pixinguinha e de Otávio de Souza. Esta canção (labo B de um 78RPM que continha no lado A a valsa “Carinhoso”) era a favorita da mãe do intérprete, Dona Balbina. Após sua morte, em 1968, Orlando Silva jamais voltar a cantar pois alegava que as lágrimas não o deixariam.

Além dessas histórias há inúmeras outras de uma “época de ouro” que não volta mais. Quem um dia imaginaria que aquele rapaz “moreno demais” para os padrões artísticos da época, vestido com o uniforme de trocador de uma empresa de ônibus, calçado de alpercatas e coxo a bater nas portas de algumas emissoras em busca de uma oportunidade seria considerado em dado momento “o rei das multidões”? E foi assim, em uma carreira curta, mas rodeadas de excelentes sambas, sambas-canção, foxes e valsas escritas por alguns dos maiores compositores da época, que Orlando Silva tornou-se um ícone de nossa música popular brasileira e ainda hoje é reverenciado não apenas por saudosistas, mas por todos aqueles que amam a excelente música produzida no Brasil.

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