quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

VÔTE... ESCUTA SÓ: ALTO MERETRÍCIO – (BOÊMIOS, BARES E BORDÉIS) – PARTE 04

Valdemar Marinheiro: um homem precavido



A chegada de um navio de nacionalidade Grega no Porto do Recife era sinônimo de festa nos bares e bordéis situados na zona.

Os Gregos tinham preferência pela Boate Chantecler, talvez pelo salão amplo onde podiam dançar e quebrar pratos à vontade, desde que pagassem pelo prejuízo. Pra quem não sabe os gregos, além daquela dança típica que vimos no filme Zorba, costumam quebrar centenas de pratos jogando-os no chão, enquanto se divertem. Nessas ocasiões costumávamos ir para ao bairro do Recife assistir o espetáculo da marujada.

O movimento também aumentava nos bares, centenas de litros de cervejas eram consumidos, whisky contrabandeado servido em doses generosas. A moeda circulante era o dólar e os bares verdadeiras casas de câmbio. Scotch Bar e Shipchandler depois Bar 28, em funcionamento até hoje, atraiam os marinheiros de língua inglesa.

O Gambrinos, que deveria ter sido tombado como patrimônio da Cidade do Recife, servia um famoso filé, degustado por boêmios famosos como Antônio Maria e Ascenso Ferreira. O Bar de Valdemar Marinheiro, não tinha o nome na fachada, talvez para evitar represálias, mas chamava-se Internacional, em homenagem ao hino comunista. Lá encontrávamos Ronildo Maia Leite, Hélio Mendonça, Mano Teodósio, Bairon Sarinho e grande parte da esquerda boêmia do Recife. Caso os órgãos de repressão da ditadura militar cercassem o bar, metade do PCB ia pra cadeia.


A novidade era o aparecimento das primeiras radiolas de ficha com suas luzes brilhantes, piscando em várias cores. Fácil de usar, era só colocar a ficha no local adequado, escolher a música, e ouvir, por exemplo: Bienvenido Granda cantando Perfume de Gardênia, composição de Rafael Hernández.

Sucesso até hoje!


0 comentários:

LinkWithin