quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

ALCEU É O HOMENAGEADO DE OLINDA. VEJA A PROGRAMAÇÃO:

Por Mariana Dantas



A Prefeitura de Olinda divulgou as principais atrações do Carnaval da Cidade Alta em coletiva de imprensa realizada na manhã desta terça-feira (2). O músico Alceu Valença é o grande homenageado da festa, que promete mais de 500 atrações, entre desfiles de agremiações e shows nos palcos.

Em 2016, Olinda contará com nove polos de animação – sendo o Fortim do Queijo o principal, onde serão realizados os shows.

A abertura oficial da festa será nesta quinta (04), às 19h, no Polo Fortim, com a apresentação das bandas Combo X, Alceu Valença e Orquestra Contemporânea de Olinda. Antes, às 17h30, haverá a cerimônia de entrega de placas aos homenageados do Carnaval de Olinda 2016 na Prefeitura da Cidade.

Entre as atrações que deverão se apresentar no Fortim durante a folia, Bonsucesso Samba Club, Karina Burh, Siba, Silvério, Maestro Duda e Spok (veja a grade completa abaixo).

HOMENAGENS – Além de Alceu Valença, o Carnaval da Cidade Alta também fará homenagens ao Pai Raminho de Oxóssi, o bloco Flor da Lira, o carnavalesco Carlos Ivan, o afoxé Alafin Oyó, as troças Cavalo Branco e A Zebra, Donna Dá, o maracatu Elefante, o carnavalesco Carlinhos do Afoxé e os blocos Cabeça de Galo e Eu Acho é Pouco.


VEJA OS SHOWS DO POLO FORTIM DO QUEIJO:

Quinta-feira (4) – 19h
Combo X (Gilmar Bola 8)
Alceu Valença
Orquestra Contemporânea de Olinda



Sexta-feira (5) – 15h
Pablo Mesquita
Maciel Salu
Sergio Andrade
Patrícia Cruz
Tito Lívio
Geraldo Cardoso
Cylene Araújo
Beto Bandolin


Sábado (6) – 15h
Família Salustiano
Ayrton Montarroyos
Zé Cafofinho
Spok
Siba
Edilza Aires
Rogélio Rangel
Circo Vivant



Domingo (7) – 15h
Bonsucesso Samba Clube
Quinteto Violado
Antúlio Madureira
Almério
Vitor Camaroti
Eddie
Caiçara
Sasquatman


Segunda-feira (8) – 15h
Ganga Barreto
Isaar
Banda Rhudia
Ska Maria Pastora
Som da Terra
Maestro Duda
Karina Buhr
Angélia Cris


Terça-feira (9) – 15h
Don Tronxo
Emília Monteiro
Sambê
Silvério
Zuza Miranda
Café Preto
Paulo Perdigão
Quarteto Olinda
Paulo Pecado


OUTROS POLOS:

POLO DO COCO – Este ano o polo ganha novo local, passa a funcionar no Carmo, ao lado da agência dos Correios, onde terá apresentações dos coquitas da cidade e também de cirandas. Coco do Pneu, Mestre Galo Preto, Mestra Ana Lúcia, Aurinha do Coco, Sila do Coco e Pacheco Cantador são algumas atrações do pólo, que vai acontecer durante os quatro dias de folia, sempre a partir das 15h.

POLO GUADALUPE – Luciano Padilha, Romero Ferro, J. Michilis, Coco de Umbigada, Ed Carlos e Banda Os Caetanos vão fazer apresentações que terão início sempre a partir das 16h, no pátio da Igreja do Guadalupe. Na terça-feira, no Pólo Guadalupe, terá o show do homenageado do Encontro de Bonecos Gigantes, Getúlio Cavalcanti. Logo após o show sairá o cortejo do Encontro dos Bonecos Gigantes pelas ladeiras do Sítio Histórico.

POLO SAMBA – Foi reeditado ano passado e continua no Varadouro, próximo ao Mercado Eufrásio Barbosa, que contará com apresentações de afoxés, samba e maracatus. Lá a programação terá início no sábado às 10h30 e segue até a Terça–feira Gorda com atrações como Patusco, D ́Breck, Jorge Riba, Cris Galvão, Batucada Simpatia, Nação Pernambuco, Leão Coroado, Nação Camaleão, Estrela de Olinda, Afoxé Alafin Oyó, Ogbon Obá, Ilê Xambá, entre outros.

POLO INFANTIL – Instalado na Praça do Carmo, o polo recebe oficinas de dança, contação de histórias, shows, brincadeiras de roda, desfiles de agremiações e bonecos gigantes. Esse ano o polo conta também com momentos pedagógicos sobre o coco e brinquedos de capoeira, com o pesquisador e professor José Ataíde.


Os outros polos de Olinda são os de Rio Doce, Casa da Rabeca e Nação Xambá.

» PELAS LADEIRAS – Confira os dias e os horários dos desfiles de algumas agremiações na Cidade Alta:


SÁBADO DE ZÉ PEREIRA - No Sábado de Zé Pereira, uma das novidades será o bloco Bumba Meu Bowie, que terá concentração no pátio do Mosteiro de São Bento, ao meio dia. Outras atrações do dia serão: bloco Samba Soul Delas (Mosteiro de São Bento às 10h), Panela de Pressão (Rua do Bonfim, às 9h), Trinca de Ás (Rua do Bonfim, 11h30), Ceroula (Clube Atlântico, às 16h), Hoje a Mangueira Entra (Rua Cel. Joaquim Cavalcanti, às 16h), Homem da Meia Noite (Largo do Bonsucesso).


DOMINGO DE CARNAVAL – Domingo no Alto da Sé os super-heróis têm encontro marcado no bloco Enquanto Isso na Sala de Justiça (9h), e o Mucha Lucha monta o ringue no pátio academia Santa Gertrudes (8h às 13h). O bloco I Love Cafuçú sai no domingo, também do Alto da Sé, às 10h. Samba também é a pedida do domingo com o Patusco (Rua do Amparo, às 10h) e D ́Breck (rua do Bonfim, às 10h). Às 17h30, o Clube Carnavalesco Elefante de Olinda sai da Rua do Guadalupe. Já às 19h, o Bloco Flor da Lira se concentra na rua 15 de Novembro.


SEGUNDA DE CARNAVAL – Segunda-feira pela manhã, a diversão é das famílias com crianças. O Eu Acho é Pouquinho se concentra às 9h na Praça Laura Nigro, na Ribeira, e Patusquinho na Rua do Amparo no mesmo horário. Também na segunda-feira pela manhã acontece a Apoteose dos Bonecos Gigantes. A concentração é às 9h com saída às 10h do Alto da Sé em direção ao Palácio dos Governadores. O Encontro de Maracatus de Baque Solto será realizado na Praça Ilumiara Zumbi, na Cidade Tabajara. A concentração é às 10h com maracatus rurais de todo o Estado. Toda Forma de Amor (rua 15 de Novembro, às 11h), Pitombeira (Praça 12 de Março, às 16h) e Minha Cobra (Largo do Bonsucesso, às 11h) são alguns destaques do dia.


TERÇA GORDA – Na terça-feira, o dia começa no Largo do Guadalupe com o maracatu Piaba de Ouro e a saída dos tradicionais Bonecos Gigantes de Olinda do artista Sílvio Botelho. O dia segue movimentado com muita festa e alegria com o Patusco (Amparo, às 9h), Conxitas (Quatro cantos, às 10h), Rebylleurias (Rua do Bonfim, às 11h30), Eu Acho é Pouco (Praia dos Milagres, às 17h), Maracatu Nação Pernambuco (Avenida Liberdade, 21h). Os tradicionais blocos Elefante e Pitombeira também têm desfiles na terça-feira.



QUARTA-FEIRA DE CINZAS – A Quarta-Feira de Cinzas tem início às 5h com o Munguzá de Zuza Miranda e Thaís, no Alto da Sé. Às 07h30, o Bacalhau do Batata se concentra no Alto da Sé. Às 19h, no Varadouro, há o Encontro de Bois da Boa Hora, onde os bois receberão uma linda homenagem de Dona Dá, que será um troféu criado pela artista e design Joana Lira.

0 comentários:

LinkWithin