sábado, 12 de março de 2016

PETISCOS DA MUSICARIA

Por Joaquim Macedo Junior


TATUÍ – ‘A CAPITAL DA MÚSICA’ – CONSERVATÓRIO DRAMÁTICO E MUSICAL – PARTE 01

Teatro Procópio Ferreira: a casa de apresentações do Conservatório de Tatuí


Havia três anos, não visitava Tatuí, a simpática e bela cidade, cuja principal característica é a de ser a “Capital da Música”, referência mais do que justificada pela tradição do município na história, ações e atividades relacionadas à “arte das musas”.

Quem chega a Tatuí percebe, de pronto, que está numa cidade diferente: além de mostrar em suas placas indicativas os símbolos, cifras – na notação musical – das partituras, através de uma nota estilizada e o slogan da cidade, por onde se anda encontram-se prédios pertencentes ao conservatório de Tatuí.

Porém, para quem não foi com ouvidos distraídos, dispostos a ser atraídos pela musicalidade local, basta passear pela cidade e esbarrar, por assim dizer, com uma apresentação da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, na praça da Matriz, ao meio-dia, de um sábado qualquer.

Sim, todo sábado tem banda tocando na praça no centro da cidade. Bandas, Orquestras de Câmara, solistas, sons eruditos, populares, da MPB, novos, novíssimos, de vanguarda e ‘muito loucos’ também.


Banda Sinfônica Jovem de Tatuí – Festa Espanhola, 2012

Voltei a Tatuí por alguns motivos que se interligaram e provocaram um momento de intensa afetividade: da viagem agradável pelo sempre surpreendente interior paulista, ao reencontro de pessoas queridas, reforçados pela deliciosa feijoada da Silvia e a comemoração, de véspera, do aniversário de nossa sobrinha Nezita.

Somando-se a isso tudo, a companhia de meu irmão, Zeca Macedo, de férias do Recife, deu à viagem um tom de turismo cultural, face ao seu interesse de, como músico-compositor, conhecer amiúde o importantíssimo conservatório local.

A visita só pode ser feita pelo esforço pessoal do ‘Lulo’, o Leon Levy (meu concunhado!), que, bem relacionado com todos, articulou um contato com a Débora Ribeiro, coordenadora da área de ‘Performance Histórica do Conservatório’, que nos ciceroneou, com solicitude e simpatia.

Orgulhosa por pertencer à instituição, a professora, também musicista, nos mostrou cada recanto do lugar e deu verdadeira aula de música, ressaltando seus estudos em Budapeste, na Hungria.

Abordou, entre outros temas, os métodos de aprendizado da música e os números que mostram a grandeza do conservatório.

Contando com fabricação de instrumentos musicais (luteria), é reconhecido internacionalmente como núcleo de excelência em formação de alunos de música, teatro e outras artes da região, do Brasil e até do exterior, oferecendo a todos frequentes apresentações de espetáculos.

Banda Sinfônica do Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”, de Tatuí-SP


O Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí é ligado ao Governo do estado de São Paulo. Foi criado por lei estadual, de 13 de abril de 1951 e fundado em 11 de agosto de 1954. Oferece, gratuitamente, 47 cursos diferentes, com duração média de seis anos, além de dois anos de aperfeiçoamento, opcionais.É uma instituição gerida pela ‘Associação de Amigos do Conservatório de Tatuí’, qualificada como Organização Social da Área de Cultura. Para os que tiverem interesse em conhecer mais diretamente o conservatório e seus cursos, o endereço do site é: secretaria@conservatoriodetatui.org.br.

A escola tem a missão de formar instrumentistas, cantores, atores e luthiers, recebendo estudantes para aperfeiçoamento em música brasileira, vindos da América do Norte, Europa e da Ásia.

Disponibiliza a seus alunos um programa de ensino atualizado e possui total infraestrutura para a realização de suas atividades. Seu complexo musical conta com o Teatro Procópio Ferreira, um setor de artes cênicas, grupos de canto-coral, alojamento, biblioteca e dezenas de conjuntos instrumentais.

São orquestras, bandas, big bands, grupos de música de câmara e de MPB e Jazz, por meio dos quais os alunos têm assegurados a prática musical e o contato com instrumentistas profissionais e o público em geral. Entre os corpos artísticos, destaca-se a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí.



Visita ao Conservatório; da esquerda para a direita: Leon Levy, Eva Podolski, professora Débora Ribeiro, Zeca Macedo e Lucicleide Ribeiro


Além da sua tradição na excelência em ensino, o Conservatório cumpre uma programação artística anual. Entre seus principais eventos – conhecidos por apresentar artistas e grupos nacionalmente conhecidos – estão o “Festival Brasil Instrumental”, o “Festival de Música Popular Brasileira”, o “Festival de Férias, a Semana ‘Paulo Setúbal”, o “Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo” e a “Semana da Música”. A escola promove ainda exposições, concertos, workshops, espetáculos de teatro, cursos intensivos, palestras e recitais. Sua produção interna é levada aos mais diferentes pontos do estado de São Paulo ao longo do ano.

Por conta de sua importância no cenário internacional da música, o Conservatório contribuiu de forma essencial para que a cidade de Tatuí ficasse conhecida como a “Capital da Música”. O título foi dado em 30 de janeiro de 2007 por meio da lei estadual 12.544, que oficializa a cidade como a “Capital da Música do Estado de São Paulo”.

Semana que vem tem mais atrações de Tatuí: além do conservatório, o ‘Museu Paulo Setúbal’ e o ‘Cururu’.

0 comentários:

LinkWithin