sábado, 19 de março de 2016

PAULO DEBETIO, 70 ANOS



Paulo Debetio nasceu no sítio Tanquinho, estado da Paraíba, e foi criado no sítio do meio, Camaláu.

Aos sete anos de idade já tocava o seu pandeiro nos forrós da região com seus primos Cilo e Zeca Calumbi. Aos treze anos de idade deixou sua terra natal, sua família e seus amigos e foi tentar a sorte no sul do país. Primeiro no estado do Paraná, depois em São Paulo, e finalmente no Rio de Janeiro em 1965.

Quando chegou no Rio de Janeiro, pensou: essa é a cidade que eu quero morar, construir família e ser alguém.



Morou em Fontinha, Bento Ribeiro, na casa de sua Tia Maria que o acolheu de braços abertos, depois na Rua dos Inválidos, nº 138 no Centro, numa pensão. Foi aí que conseguiu o seu primeiro emprego na Krauze Jóias, na Rua do Ouvidor esquina com Gonçalves Dias. Nesse período fez seu primeiro samba, "Eu Avenida e Você", gravado pelo sambista Roberto Ribeiro. A partir daí deu-se vida ao compositor Paulo Debetio.

Paulo Debetio participou da Ala de Compositores da Mocidade Independente de Padre Miguel, foi membro ritmista da bateria da Estação Primeira de Mangueira, morou em Vila Isabel, e fez amizade com muitas personalidades do mundo artístico como: Alcione, Jorginho do Império, Leci Brandão, João Nogueira, Agepe, Jorge Aragão, Jair Rodrigues e tantos outros.

A consagração de Paulo Debetio deu-se em 1982 com o samba, "Pelo Amor de Deus", interpretado pelo cantor Emílio Santiago, no festival MPB Shell da Rede Globo, no Maracanãzinho. Esse samba que teve uma vitória esmagadora, ficou como um momento único em sua vida.

Filho da Música, como se intitula, nasceu para brilhar com ela. Seu universo é a sensibilidade, o toque das palavras, a nota certa no compasso exato. São quarenta anos de música e de vida na cidade do Rio de Janeiro. 

Debetio já morou em Vila Isabel, Bento Ribeiro, Jardim Botânico, Botafogo, Centro, e atualmente em Copacabana, bairros que fazem parte de sua vida.




Paulo Debetio, além de compositor, foi Diretor Artístico e Produtor Musical de duas multi-nacionais a Polygram (Universal) e a Warner Music. Debetio lançou artistas como Chitãozinho e Xororó, Sandy Junior, Margareth Menezes, Cheiro de Amor, Gian e Giovani, entre outros.

Como Produtor também trabalhou com João Nogueira, Agepê, Leci Brandão, Sério Reis, Fafá de Belem, Luis Caldas, Bruno e Marronei, e ultimamente desenvolve um trabalho independente através de seu Selo e Editora Musical "Paulitura Edições Musicais", com jovens talentos. Na pauta atual está trabalhando os artistas Mayam, Rogério Rabello e Forasteiro, nos quais acredita muito em grandes sucessos.

Podemos citar algumas de suas obras, e seus respectivos intérpretes: Pelo Amor de Deus (Emílio Santiago), Nuvem de Lágrimas (Fafá de Belém), Dez a Dez (Elimar Santos), Uma Nova Mulher (Simone), Tieta (Luis Caldas), Meu Amor Não Vá Embora (Beto Barbosa), dentre muitas outras.

0 comentários:

LinkWithin