quarta-feira, 23 de março de 2016

O ÓRGÃO DO MAR DE ZADAR - UM INSTRUMENTO MUSICAL ALIMENTADO PELO MOVIMENTO DAS ONDAS



O Órgão do Mar é um instrumento musical incrível composto por um sistema de tubos e dutos que tocam música real conforme as ondas do mar Adriático impulsionam o ar através dele. Os 35 tubos de órgão estão ligados ao flanco de um canal central de serviços. Cada tubo do órgão é soprado por uma coluna de ar, impelida por sua vez, por uma coluna de água movida pelas ondas, através de um tubo plástico imerso no mar. A música criada pelo Órgão do Mar emana na área circundante através de uma série de aberturas nos planos verticais das escadas de pedra superiores que cobrem o mar. 

Tudo começou quando no final da Segunda Guerra Mundial, a linha costeira de Zadar, uma bela cidade croata com uma história que remonta os tempos pré-históricos, foi quase que completamente destruída. Nos anos que se seguiram, muitos de seus marcos perdidos foram reconstruídos como blocos lisos de concreto e a costa não foi a exceção.


Buscando restaurá-la à sua antiga glória, as autoridades locais trouxeram o premiado arquiteto Nikola Bašić, que, inspirado no hydraulis (órgão d'água), um instrumento construído pelos gregos antigos que usava água para impelir o ar através de tubos afinados, projetou e gerenciou a construção do Órgão do Mar, ou Morske Orgulje.


Os sete tubos de diferentes comprimentos e diâmetros desempenham diferentes tons, conforme as ondas forçam o ar através deles. Cada tubo de órgão tem sua própria tubulação, assim à medida que você se move ao longo do calçadão da costa, vai detectando alterações nos sons e harmonias, de acordo com a sua posição em relação as sete passagens.


O efeito do Órgão do Mar é muitas vezes descrito como hipnótico, com o som da música flutuando em intensidade dependendo das condições meteorológicas ou se um barco ou balsa passa, empurrando a água fortemente nas tubulações.

O Órgão do Mar foi inaugurado em Abril de 2005, e desde então se tornou uma das principais atrações de Zadar.


Fonte: mdig

0 comentários:

LinkWithin