quinta-feira, 24 de março de 2016

ANDRÉ FILHO, O COMPOSITOR DE CIDADE MARAVILHOSA (110 ANOS)

Por Sueli Gushi



No dia 21 de março de 1906, na cidade do Rio de Janeiro, nascia o compositor, arranjador, cantor, multiinstrumentista (piano, violão, bandolim, violino, banjo, percussão)e radialista Antônio André de Sá Filho, o Andre Filho, que se tornaria conhecido pela composição Cidade Maravilhosa.

Órfão muito cedo, sendo por isso criado pela avó, começou a estudar música erudita aos oito anos com Pascoale Gambardella.


Anos depois,dedicou-se a estudos de vários instrumentos (violão, violino, piano, bandolim), dedicando-se, então, à música popular. 

Formou-se em Ciências e Letras no Colégio Salesiano de Niterói, RJ, onde foi colega de Almirante. Neste colégio publicou seus primeiros versos (com 13 anos) e mais tarde, ainda estudante, colaborou em diversas publicações literárias.

Iniciou sua carreira cantando na Rádio Educadora, passou em seguida, a ser compositor, arranjador, locutor e autor de "jingles" de emissoras de rádio, tais como Philips, Mayrink Veiga, Tupi e Guanabara.



Em 1929, interpretada por Henrique de Melo Morais (o tio de Vinícius), faz a primeira gravação de uma música sua -Velho Solar -e no mesmo ano, Ascendino Lisboa lançou o samba Dou tudo.

Em 1930 Carmen Miranda lançou duas músicas suas: o samba O meu amor e a marcha Eu quero casar com você. No mesmo ano, Sílvio Caldas gravou o seu samba Nem queiras saber, em parceria com Telácio da Silva.

Em 1932 teve diversas composições gravadas por diferentes intérpretes, Carmen Miranda registrou os sambas Mulato de qualidade, Quando me lembro e Por causa de você; Sílvio Caldas o samba Jurei me vingar, parceria com Valfrido Silva e o Grupo da Guarda Velha e Trio TBT, o samba Como eu te amei.

Bamboleô - Nei Matogrosso


Em 1933 gravou os sambas Vou navegar e Nosso amor vai morrendo e teve gravados por Carmen Miranda, os sambas Fala meu bem e Lua amiga e por Elisa Coelho os sambas O samba é a saudade e A lua vem surgindo. No mesmo ano, Mário Reis foi convidado por Noel Rosa para gravar Filosofia, da qual é parceiro.


Gravou em 1935, de sua autoria e Valfrido Silva a marcha Guarda um lugarzinho para mim e o samba Jura outra vez, de Alcebíades Barcelos e Valfrido Silva. Com Aurora Miranda, gravou de sua autoria, a marcha Ciganinha do meu coração e o samba O que você me fez.

Em 1936 lançou as marchas Teu cabelo vou pintar e Cadê a minha colombina. No mesmo ano, Aurora Miranda gravou o samba Quero ver você sambar e a marcha Bacharéis do amor e Carmen Miranda a marcha Beijo bamba e o samba Pelo amor daquela ingrata.


Teve mais duas marchas gravadas por Aurora Miranda em 1937, Se a moda pega... e Quero ver você chorando e em 1938 ela gravaria a marcha Na sua casa tem..., parceria com Heitor dos Prazeres e o samba Chorei por teu amor.



Filosofia - Noel Rosa


Em 1934 Carmen Miranda lançou, junto com Mário Reis, o samba Alô...alô..., um grande sucesso no carnaval daquele ano. 

Ainda em 1934, gravou aquele que seria seu grande sucesso, a marcha Cidade maravilhosa, em dupla formada com a então "novata" Aurora Miranda, de apenas 19 anos. O lançamento de Cidade maravilhosa, se deu no entanto, sem grande sucesso na "Festa da mocidade", em outubro daquele ano. A marchinha foi inscrita, no ano seguinte, no Concurso de Carnaval da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, obtendo, para indignação do autor, a 2ª colocação.



Cidade Maravilhosa - com Aurora Miranda


Lançou a marcha Linda Rosa e o samba Quem mandou? no ano de 1939 e em 1941 gravou a marcha Carnaval na China, de sua parceria com Durval Melo e o samba Estrela do nosso amor, de sua autoria. No mesmo ano, Vicente Celestino gravou a valsa Cinzas no coração, obtendo grande sucesso e a canção Cancioneiro do amor.

Depois disso, devido a uma crise no sistema nervoso, passou mais de vinte anos internado no Hospital da Ordem do Carmo, afastando-se completa e prematuramente da vida artística, o que obscureceu a avaliação de sua obra, fazendo com que seu trabalho fosse lembrado basicamente apenas pela marcha Cidade maravilhosa.

Um decreto de 1960, oficializou Cidade maravilhosa como hino da cidade. No final da década de 60 gravou histórico depoimento para o Museu da Imagem e do Som, tendo sido seu estado mental considerado bastante razoável pelo entrevistador.

0 comentários:

LinkWithin