segunda-feira, 2 de maio de 2016

PAUTA MUSICAL: ARY BARROSO E FRANCISCO ALVES PEDEM ANISTIA

Por Laura Macedo



Ary Barroso compôs, em novembro de 1933, o samba “Anistia” objetivando concorrer ao Concurso de Músicas Carnavalescas do então Distrito Federal (Rio de Janeiro) que se realizou no dia 21 de janeiro de 1934.

O cantor convidado para defender “Anistia” foi o talentoso Francisco Alves. Confiram o desempenho do intérprete.

“Anistia” (Ary Barroso) # Francisco Alves e Orquestra Odeon. Disco Odeon (11083A) / Matriz (4750). Gravação (20/11/1933) / Lançamento: Janeiro de 1934.

Ary Barroso, com “Anistia”, logrou menção honrosa na categoria “samba”, por um júri constituído por jornalistas.

Anistia
(Estribilho por duas vezes)

Anistia, anistia
Nos três dias de folia
Seu dotô não faça isso, por favor
Na prisão, basta só meu coração
(Por isso é que eu peço...)

Passo a vida no batente
Ali, rente!
Somente porque sei
Que trabalho é natural
Seu doutor quero ir s’imbora
É hora, lá fora

Começou minha festa, o carnaval
(Ai! Seu doutor)

(Estribilho por uma vez)

Meu amor tá me esperando
Chorando, passando um pierrô
Que comprei a prestação
Seu doto,por piedade
É maldade essa grade
Separar de mim
O meu coração

(Por isso é que eu peço...)

(Estribilho por uma vez)


************

Fontes:
- Ary Barroso - Brasil Brasileiro / 20 CDs / 316 gravações / 1928/2006, do pesquisador e estudioso da MPB - Omar Jubran. Ano de produção: 2014.
- Foto partitura: Acervo Claudevan Melo.
- Foto montagem: Laura Macedo.
- Montagem áudios Soundcloud: Laura Macedo.

************

0 comentários:

LinkWithin