domingo, 15 de maio de 2016

O DESPERTAR MUSICAL DE LOUISA BARBOSA

Filha de pais pernambucanos, a pequena canadense dá os primeiros passos na carreira

Por Robson Gomes


Louisa Barbosa, 13 anos, já impressiona com talento para cantar e compor.
Foto: Ricardo Labastier/JC Imagem

Solos tímidos de guitarra se ouvem na cidade de Aurora, uma cidade da província de Ontário, região metropolitana de Toronto, no Canadá. Junto aos acordes elétricos, uma voz firme e suave ao mesmo tempo se unem à melodia de My Flaws, uma canção original interpretada pela própria compositora. Em parte da letra – que traduzimos para o português – ela diz no refrão que “a perfeição é impossível / Portanto, não importa, pois sempre terei os meus defeitos”. Uma frase muito madura. Digna de uma estrela do pop ou do rock, talvez. Mas vem de uma garota de apenas 13 anos, de pais pernambucanos, que nasceu em Ottawa, a capital canadense. Seu nome: Louisa Barbosa (escrito com esta grafia um pouco usual para ser ouvido como deveria soar Luísa, no Brasil).

Desde pequenina, Louisa cantou em corais, fez aulas de teatro e aprendeu hip hop. Sua primeira apresentação solo foi aos 7 anos, no show de talentos de sua escola. Era o início de uma paixão que move sua vida até hoje. Disciplinada, entrou no Arcadia Academy of Music aos 9 anos, onde percebeu que a música era algo para ser estudado e aperfeiçoado. “Isso tudo vem da minha família. Meu pai toca vários instrumentos. Minha mãe também adora cantar. Aí fui crescendo com isso e me apaixonei pela música”, explica Louisa, em português fluente, que está passando férias no Recife, mais uma vez, visitando a terra de seus pais.

Antes de se mudarem em definitivo para o Canadá, a mãe e o pai moravam nos bairros de Água Fria e Graças, respectivamente. Mas esta visita tem um gosto mais que especial. Seus parentes pernambucanos celebram uma vitória importante da promissora carreira musical da jovem artista: o título de melhor voz adolescente na competição Aurora Teen Idol, realizado no último mês de julho.

“Eu sempre vi partes do concurso. Às vezes a gente ia lá no parque onde ele ocorre para ver os candidatos e eu sempre pensei que seria legal participar um dia. Quando eu fiz 12 anos, fui com minha mãe e me inscrevi. Fui passando de fase e... Deu certo. Ganhei!”, relata. Para Louisa conseguir o título, ela passou por três fases. Na sua audição, conquistou uma vaga na disputa cantando para os jurados The Scientist, um grande sucesso da banda britânica Coldplay. E ao ser aprovada, encarou um grande público nas semifinais e na final, realizadas no mesmo dia, sendo acompanhada por apenas um pianista. Sua interpretação para Photography, canção de Ed Sheeran, lhe deu o primeiro lugar na competição e o reconhecimento em toda a região: “Fui chamada para me apresentar em parques, algumas feiras, festivais e foi muito divertido. Eu adorei”, conta orgulhosa.


INSPIRAÇÃO

Além de conviver com a paixão dos pais pela música, Louisa também tem algumas artistas que a inspiram: “Eu adoro a Adele. Ela tem uma voz linda, sempre canta com muita emoção e eu adoro isso. Também gosto de uma cantora, ela não é muito popular, mas a admiro muito chamada Holly Henry (ex-participante do The Voice USA), e ela tem músicas que me fazem pensar bastante”, justifica. Quando indagada se também admira algum artista brasileiro, não pensou duas vezes: Marisa Monte e Maria Bethânia. Com tantas referências assim, a coincidência de ter nascido na mesma terra dos cantores Alanis Morissette, Avril Lavigne e Justin Bieber, que despontaram ainda adolescentes na música, passa a ser apenas um mero detalhe.

Ao ser questionada sobre seu futuro no meio musical, a resposta veio de imediato: “Vou continuar fazendo música, vou continuar cantando ao vivo... E se Deus quiser, mais coisas podem acontecer”, diz a confiante Louisa. Enquanto isso, ela vai divulgando o seu trabalho em redes sociais como YouTube e SoundCloud, onde podemos encontrar suas canções originaisBriar, I Wanna Be a Kardashian, Nobody Knows You When You’re Down and Out e My Flaws.

Diante de tanto talento para o canto, o domínio da guitarra e ukulele, a jovem também gosta de escrever suas próprias canções: “Minha primeira música ‘decente’ eu escrevi com 10 anos, em inglês, e é sobre os meus defeitos”, confessa. Defeitos esses que originaram a já citada My Flaws.

Se toda imperfeição desse origem a um insight de talento singular como é Louisa Barbosa, certamente teríamos mais artistas de gabarito acompanhados de uma carreira de grande sucesso. Porque Louisa é, sem dúvida, uma pequena aurora canadense, com alma pernambucana, que nasce na imensidão para iluminar o mundo com sua voz e música, da qual ouviremos falar muito mais nos próximos anos. Pode escrever. Ou melhor: ouvir.

Ouça a canção My Flaws, de Louisa Barbosa:



0 comentários:

LinkWithin