segunda-feira, 16 de maio de 2016

A PRIMEIRA COMPOSIÇÃO DE ARY BARROSO

Por Laura Macedo



Segundo informa Omar Jubran em - “Ary Barroso / Brasil Brasileiro” -, pesquisadores do quilate de Sérgio Cabral, Mário Moraes e Abel Cardoso Júnior indicam que a primeira composição de Ary Barroso data de 1918, realizada ainda na cidade mineira de Ubá. O título inicial era “De longe”, mas na hora do registro, em disco (pela primeira vez), foi batizada de “Teus óio”, interpretada por Gastão Formenti.


Ary Barroso e Gastão Formenti


Teus óio” (Ary Barroso) # Gastão Formenti e acompanhamento. Disco Parlophon (13076-A) / Matriz (3120). Lançamento: Janeiro de 1930.



Foi vancê
Com teus óio enfeitiçado
Que me pois atrapaiado
Minha vida eu já nem sei vivê

Na cidade
Onde tudo é farsidade
Inté juro sem temor
Os teus óio lá são de valor

(Estribilho por duas vezes)

Oh, meu amô,
Minha vida,
Oh, criatura
Eu já não posso trabaiá
Pois teus óio me tortura...

No sertão
Como os catingá em frô
O amô é outro amô
Vem direitinho do coração

E a gente
Que tá mal acostumado
Fica mesmo assombrado
Com esses óio que nem de serpente

(Estribilho por duas vezes)


Em 1932, com novas modificações, foi gravada por Carmen Miranda, agora, com o título “Nosso amô veio dum sonho”.

Sérgio Cabral no livro “No tempo de Ari Barroso”, (p.50): “(Ary) revelou que sua primeira música foi “De longe”, que identificou como ‘um sambinha de amor’”.



Nosso amô veio dum sonho” (Ary Barroso) # Carmen Miranda e American Jazz. Disco Victor (33537-A) / Matriz (65404). Lançamento: março de 1932.



Nosso amô,
Que nasceu dentro de um sonho
De uma noite sertaneja,
Festejando Santo Antônio...
Terminô
Quando ôce veio de lá,
C’as bestera da cidade
Me largando ao Deus dará...

(Estribilho por duas vezes)

Oh, meu amô, minha vida
Oh, criatura
Já não posso suportá
Esta dor que me tortura...

Todo dia
Quando o sol vai merguiando
E a lua despontando
Por detrás da serraria
Desolada,
Passo os olhos na estrada
Procurando na amplidão
Se vem lá meu coração

(Estribilho por duas vezes)


************


Fontes:
- Ary Barroso - Brasil Brasileiro / 20 CDs / 316 gravações / 1928/2006, do pesquisador e estudioso da MPB - Omar Jubran. Ano de produção: 2014.
- Áudios SoundCloud/Montagem: Laura Macedo.
- Fotos (montagem): Laura Macedo.

0 comentários:

LinkWithin