domingo, 22 de maio de 2016

HISTÓRIAS E ESTÓRIAS DA MPB

fe

Assim como muitos de sua geração, o cantor Francisco Egydio deu início a sua carreira artística a partir das grandes emissoras de rádio existentes em uma época em que a televisão ainda engatinhava em nosso país. No início da década de 1950 assinou contrato com a Rádio Excelcior e logo em seguida fechou também com a gravadora Copacabana, por onde teve a oportunidade de lançar o seu primeiro disco em 1953. Nesta estreia teve a oportunidade de registrar dois sambas: “Rascunho brasileiro”, de autoria de Polera, e, “Sem palavras”, de M. Mores, E. S. Discepolo e Nelson Figueiredo. Esta acompanhada por Alfredo Grossi e Sua Orquestra Típica, aquela com acompanhamento da orquestra de Nozinho. No ano seguinte fez o registro das canções “Espanhola tentação” (uma marcha de autoria de José Roy e Rodrigues Filho) e “Nosso amor morreu” (samba composto por Avaré e Wilson Roberto), sem contar duas canções de autoria de Oscar Gomes Cardim em homenagem ao quarto centenário da cidade de São Paulo: “Terra bandeirante” e “São Paulo das bandeiras”.

A primeira metade da década de 1950 propiciou ao artista diversos registros fonográficos pela gravadora Copacabana tais quais o clássico samba “A Bahia te espera”, de Herivelto Martins e Chianca de Garcia, os sambas “Operária”, de Francisco Ávila, e “A diferença”, de Celso Vilaça, e a marcha “Sombra e água fresca”, de José Roy, Arlindo de Oliveira e Orlando Monello. Na segunda metade da década o cantor transferiu-se para a gravadora Odeon e por lá registrou diversos gêneros musicais tais quais bolero (“Vera Cruz”, de S. Cahn, H. Friedhofer e Ghiaroni), mambo (“Quem será?”, de Beltran Ruiz com versão de Lourival Faissal), partido alto (“Samba de nego”, de Heitor dos Prazeres e Kaumer Teixeira Camelo), sambas (“Joquei clube”, de Antonio Rago e João Pacífico, “Pingo d’ água”, de Beduíno e Conde, “Viva o Santos”, uma homenagem de Júlio Nagib ao Santos Futebol Clube, campeão paulista daquele ano, e “A voz do morro”, de Zé Kéti, no segundo registro desse clássico samb) e marchas (“Se essa nega fosse minha”, de Elzo Augusto e Gentil Castro). Ainda na década de 1950 em parceria com o também cantor Roberto Paiva gravou o LP “Polêmica – Wilson Batista X Noel Rosa – Roberto Paiva e Francisco Egydio” lançado pela Odeon, com capa do caricaturista e compositor Nássara. Nessa briga que resultou em alguns dos maiores clássicos do samba brasileiro, interpretou os sambas “Rapaz folgado”, “Palpite infeliz”, “João Ninguém”, todas de Noel Rosa, além de “Feitiço da Vila”, de Vadico e Noel Rosa.

No início da década seguinte especializou-se em gravações de músicas românticas a partir de registros como os presentes no LP “Creio em ti” e o LP “Francisco Egydio vive os sucessos de Lupicínio Rodrigues”, um tributo (em vida) ao compositor gaúcho no qual interpretou alguns dos clássicos de sua lavra tais quais “Se acaso você chegasse”, “Nervos de aço”, “Nunca”, “Vingança”, “Cadeira vazia”, entre outras. Já da metade da década em diante participou de diversos discos coletivos dedicados ao repertório de carnaval (registrando marchas como “Eu vou ferver”, “Quem bate” , “Vou deixar cair”, “Pra frente”, “Garota moderna”, entre outras) e chegou a gravar um LP no qual predominou versões de músicas estrangeiras de sucesso. Nos anos setenta teve sua voz em trilhas de novelas (“Meu rico português”, da TV Tupi), registrou clássicos como “Risque”, de Ary Barroso, “Caminhemos”, de Herivelto Martins, “A volta do boêmio”, de Adelino Moreira, e “Cinco letras que choram (Adeus)”, de Silvino Neto; participou do LP “Sambas de enredo das Escolas de samba do Grupo 1”, de São Paulo, lançado pela Continental interpretando o samba-enredo “Sonho de um Rei negro”. Vale registrar que Egydio em sua extensa carreira (gravou mais de vinte discos em 78 rpm além de vários LPs pelas gravadoras Odeon, Chantecler e Continental, além de participar de diversas coletâneas) foi o primeiro cantor a receber o o Troféu Imprensa na categoria cantor em uma carreira que conta com registros fonográficos (além dos já citados) de canções como “Pedacinho por pedacinho”, “Adivinhão”, “Sorris”, “É desconfiança”, “Cinco letras”, “Greve de amor”, “Coração de fera”, “Até parece castigo”, “Por um beijo de amor”, entre outras.

0 comentários:

LinkWithin