quarta-feira, 4 de maio de 2016

VÔTE... ESCUTA SÓ: MARIA LÚCIA GODOY

Por Paulo Carvalho

Capa do CD que é de 1993, cópia do vinil de 1977


Maria Lúcia Godoy, (89 anos) soprano Mineira, que tive o prazer de conhecer durante uma apresentação sua no Teatro do Parque, é sem dúvida uma das mais belas vozes que este país já ouviu.

Considerada a maior intérprete de Heitor Villa-Lobos, presença obrigatória em seu repertório, ela gravou as 14 Serestas, a Bachianas Nº 5, várias canções e a Suíte Para Voz e Violão. Ligada culturalmente momentos marcantes da história brasileira, cantou em homenagem ao translado dos restos mortais de Dom Pedro I ao Brasil, no Mosteiro dos Gerônimos em Lisboa. Convidada pelo presidente Juscelino Kubitschek, apresentou-se na cerimônia de inauguração de Brasília. Estudou na Alemanha e nos Estados Unidos, sua voz muitas vezes se confunde com o som de um violino, como no final da interpretação da Bachianas nº 5 de Villa Lobos.

Apesar do reconhecimento da crítica especializada e de inúmeros prêmios ganhos durante a sua longa e profícua carreira artística,incluindo a Grã-Cruz da Inconfidência, oferecida pelo governo de Minas Gerais, não toca nas rádios e não é festejada pela mídia atual. A celebrada soprano Bidu Sayão chegou a considerá-la sua única sucessora. Comigo permanece a lembrança de uma senhora, simpática, alegre, de uma simplicidade digna de uma grande dama com quem jantamos ao lado do pianista Nelson Freire que, naquela noite, dividiu o palco com a fantástica cantora.

Bachianas Nº 5 Com Maria Lúcia Godoy

0 comentários:

LinkWithin