quinta-feira, 26 de maio de 2016

MEMÓRIA MUSICAL BRASILEIRA

Primeiro disco de um dos maiores compositores da música popular brasileira completa meio século.




"Pouco tenho a dizer além do que vai nestes sambas. De "Tem mais samba" a "Você não ouviu" resumo 3 anos da minha música. E nestas linhas eu pretendia resumir a origem de tudo isso. Mas o samba chega à gente por caminhos longos e estranhos, sem maiores explicações. A música talvez já estivesse nos balões de junho, no canto da lavadeira, no futebol de rua...
É preciso confessar que a experiência com a música de "Morte e vida Severina", devo muito do que aí está. Aquele trabalho garantiu-me que melodia e letra devem e podem formar um só corpo. Assim foi que, procurei frear o orgulho das melodias, casando-as, por exemplo, ao fraseado e repetição de "Pedro pedreiro", saudosismo e expectativa de "Olê, olá", angústia e ironia de "Ela e sua janela", alegria e ingenuidade de "A banda" etc. Por outro lado a experiência em partes musicais (sem letra) para teatro e cinema, provou-me a importância do estudo e da pesquisa musical, nunca como ostentação e afastamento do "popular", mas sim como contribuição ao mesmo.
Quanto à gravação em si, muito se deve à dedicação e talento do Toquinho, violonista e amigo de primeira. Franco e Vergueiro foram palpiteiros oportunos, Mané Berimbau com seus braços urgentes foi um produtor eficiente, enquanto que Mug assistiu a tudo com santa seriedade. Enfim, cabe salientar a importância do limão galego para a voz rouca de cigarros, preocupações e gols do Fluminense (só parei de chupar limão para tirar fotografias. Sem mais, um abraço e até a próxima."
(Chico Buarque)



Faixas:
01 - A Banda
02 - Tem Mais Samba
03 - A Rita
04 - Ela e Sua Janela
05 - Madalena Foi Pro Mar
06 - Pedro Pedreiro
07 - Amanhã Ninguém Sabe
08 - Você Não Ouviu
09 - Juca
10 - Olê, Olá
11 - Meu Refrão
12 - Sonho de um Carnaval

0 comentários:

LinkWithin