domingo, 26 de fevereiro de 2017

A NOITE DOS TAMBORES SILENCIOSOS

O Pátio do Terço, às segunda-feira de carnaval, transforma-se tradicionalmente no grande palco do maracatu

Por Bruno Negromonte



Seguindo um verdadeiro rito, a Noite dos Tambores Silenciosos tornou-se um evento que já faz parte do calendário carnavalesco da capital pernambucana. A cada novo ano o evento reforça-se com mais adeptos, que agregam forças não apenas para a manutenção da cerimônia de origem africana e que tem por objetivo louvar a Virgem do Rosário, padroeira dos negros, mas principalmente na propagação de uma cultura bastante peculiar, uma vez que reúne nações de maracatus de baque-virado oriundas de diversos municípios do estado de Pernambuco que buscam reverenciar os ancestrais africanos, que sofreram durante a escravidão no Brasil Colonial.


Tradição

Esses ritos que reverenciam os antepassados é um costume que os escravos trouxeram para o Brasil durante o período colonial. Algumas cerimônias daquela época são bem semelhantes as praticadas na atualidade como a do Coroação do Congo, onde os escravos elegiam seus reis e rainhas, lamentavam seus mortos e pediam proteção aos Orixás. Aqui no Brasil, escravos, os negros tinham o seu direito de manifestar suas crenças e tradições cerceados, sendo obrigados a realizar tais cerimônias às escondidas. Os cortejos de lamentações passaram então a ser em silêncio e sem que fossem percebidos, vem daí o nome dado a tradicional manifestação artístico-cultural recifense: Noite dos Tambores Silenciosos. A festa que antes era realizada no pátio da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, localizada na Rua Estreita do Rosário, no bairro de Santo Antonio, hoje é celebrada tradicionalmente na segunda-feiras de carnaval por ser o dia das almas nas religiões de origem africana e também em memória dos escravos que nunca tiveram direito de brincar o carnaval.


A cerimônia

Como tradicionalmente ocorre todos os anos a cerimônia tem início com a apresentação das nações de maracatus de baque-virado, tendo os tambores lugar de destaque neste momento, pois trata-se do principal instrumento da orquestra dos Xangôs e tem uma função mágica nas religiões africanas. 

O ápice da cerimônica acontece à meia-noite quando as luzes do tradicional bairro de São José são apagadas e o público presente no pátio silencia. Neste momento são acessas tochas que são levadas até a porta da Igreja pelos líderes dos maracatus. Uma voz entoa loas (verso de louvor, louvação em versos improvisados ou não) em louvor a Rainha dos negros, Nossa Senhora do Rosário. O silêncio é interrompido apenas pela batida intermitente dos tambores de todas as nações de maracatus, que entoam cânticos de Xangô (um dos mais populares, prestigiosos e divulgados orixás dos candomblés, terreiros, macumbas). A marcha dos dançarinos é marcada pela batida de tambores. Estandartes trazem o nome dos maracatus e são seguidos por uma corte de reis e rainhas africanas devidamente caracterizadas. Nesse momento, o babalorixá responsável pelo ritual, alinha os batuques e rege um coro de mães-de-santo que rezam com ele, e termina o culto abençoando os membros dos maracatus e o público presente na cerimônia. 


Noite Dos Tambores Silenciosos 
Programação Oficial - A partir das 17h:

Afoxé Omó Obá Dê
Maracatu Baque Virado
Nação Encanto Da Alegria
Maracatu Cambinda Africano Mirim
Maracatu Estrela Dalva Maracatu Leao Da Campina
Maracatu Mirim Cambinda Estrela Do Amanhã
Maracatu Nação Erê
Maracatu Nação Estrelar
Nação Do Maracatu Porto Rico
Afoxé Ará Odé
M.B.V. Linda Flor
Maracatu Axé Da Lua – Itinerante
Maracatu Baque Virado
Nação Encanto Da Alegria
Maracatu Cambinda Africano Mirim
Maracatu Carnavalesco Almirante Do Forte
Maracatu De Baque Virado Nação Tupinambá
Maracatu Encanto Do Pina
Maracatu Estrela Brilhante De Igarassú
Maracatu Estrela Dalva
Maracatu Gato Preto
Maracatu Nação Cambinda Estrela
Maracatu Nação Elefante
Maracatu Nação Estrela Brilhante Do Recife
Maracatu Nação Estrela De Olinda
Maracatu Nação Oxum Mirim
Maracatu Nacao Raizes De Pai Adao
Maracatu Nação Sol Nascente
Maracatu Nação Tigre Naçao Do Maracatu Aurora Africana
Nação Do Maracatu Porto Rico

0h - Cerimônia Noite Dos Tambores Silenciosos com o Babalorixá

0 comentários:

LinkWithin