quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

IV FESTIVAL DE MÚSICA CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA MOVIMENTA CAMPINAS EM MARÇO

Evento divulga os projetos selecionados para a edição de 2017, que homenageará Hermeto Pascoal e Edson Zampronha




Vem aí a quarta edição do FMCB – Festival de Música Contemporânea Brasileira, que será realizado em Campinas de 15 a 18 de março de 2017. A organização do evento dilvulgou neste final de 2016 os projetos selecionados para as apresentações artísticas e comunicações orais que irão ocorrer ao longo do festival. Serão quatro dias consecutivos de atividades gratuitas, com programação aberta ao público.

Ao todo, foram selecionados 15 projetos pelo Comitê Científico, todos com trabalhos e estudos voltados às obras dos homenageados deste ano: Hermeto Pascoal, considerado um dos maiores gênios em atividade na música e famoso por sua capacidade de extrair sons de qualidade de qualquer objeto, e Edson Zampronha (foto abaixo), compositor, referência em música contemporânea e pesquisador sobre o gênero, semiótica e tecnologia musical.

O festival é um encontro internacional de estudiosos da música brasileira e a cada edição homenageia dois compositores ainda em vida que se destacam no cenário musical do país. Uma proposta para promover um maior reconhecimento a quem se dedica à produção musical, além de difundir as contribuições virtuosas de seus trabalhos.

O concerto de abertura seguido de bate-papo com os homenageados e os dois recitais comentados serão realizados nos dias 15, 16 e 17 de março, sempre às 20h, no Instituto CPFL, e o concerto de encerramento, no dia 18 de março, ocorrerá no Teatro Municipal “José de Castro Mendes”, com participação especial da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas.

As demais atividades irão se concentrar no Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).


Marcado pelo pioneirismo, o festival une pesquisa à performance e conta com a presença dos compositores homenageados durante todo o evento. A programação completa inclui palestras, mesas-redondas, recitais e concertos que visitam as obras dos homenageados e comunicações orais com análises sobre suas peças e estilos.

Nesta edição, o Comitê Científico responsável pela seleção dos trabalhos contou com a participação dos seguintes profissionais: Thais Nicolau (presidente)- Udesc, Bruno Mangueira – UNB, Cesar Traldi – UFU, Cleber Campos – UFRN, Ilza Nogueira – UNIRIO, Leandro Barsalini – Unicamp, Marcelo Gomes – FASM, Mauricio Zamith - UDESC Rafael dos Santos – Unicamp, Roberto Victório - UFMT e Valerio Fiel da Costa – UFPB.


Mais sobre o Festival

Destaque no cenário musical nacional pelo ineditismo de sua estrutura, o Festival proporciona uma visão global da obra dos homenageados por meio de apresentações complementares de pesquisa e performances, além da oportunidade de contato estreito com estes compositores que, além de estarem presentes durante todo o evento, também apresentam suas próprias obras, contam como elas foram criadas. Momento especial para o público que tem a oportunidade de ter detalhes dos bastidores das produções e revelações das inspirações dos artistas.

Essa interação entre compositores, músicos, pesquisadores do Brasil e de outros países, e público, incentiva, por meio deste contato, tanto a produção de mais pesquisas acadêmicas na área quanto o desenvolvimento de apresentações artísticas pelo mundo.

Desde a primeira edição, o evento traz também uma contrapartida social, oferecendo uma mostra musical às crianças e adolescentes em tratamento de câncer no Centro Infantil Boldrini, em Campinas.

A realização do Festival é da produtora cultural Sintonize.


Serviço:
IV Festival de Música Contemporânea Brasileira
Local: Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Cidade Universitária Zeferino Vaz - Barão Geraldo – Campinas; Instituto CPFL. R. Jorge de Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera – Campinas; Teatro Municipal José de Castro Mendes. Rua Conselheiro Gomide, 62, Vila Industrial - Campinas
Data: de 15 a 18 de março de 2017
Entrada: gratuita 
Mais informações: sintonizenacultura.com.br

0 comentários:

LinkWithin