sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

CARNAVAL DO RECIFE 2017 - PREFEITURA DO RECIFE PRONTA PARA MAIS UM GRANDE CARNAVAL

(Foto: Clélio Tomaz/PCR)



Tudo preparado para a realização do Carnaval do Recife 2017, o verdadeiro carnaval de rua do Brasil. Na tarde desta quarta-feira (15), a Prefeitura do Recife apresentou detalhes sobre a estrutura e os serviços que estarão disponíveis para garantir que a festa seja, mais uma vez, um grande sucesso. Ao todo, mais de 6500 profissionais estarão trabalhando durante o período de carnaval para manter toda a infraestrutura planejada funcionando a pleno vapor durante toda a festa.

A força tarefa montada pela Prefeitura do Recife conta com o trabalho de 13 secretarias e órgãos municipais: Mobilidade e Controle Urbano; Saúde; Turismo, Esportes e Lazer; Cultura; Emlurb; Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, Mulher, Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos; Emprel, Gabinete de Imprensa, Defesa Civil e Procon. “Nosso grandioso Carnaval é um das principais festividades da cidade e de todo o estado. O evento é resultado de uma grande mobilização da administração municipal e sintetiza, em cinco dias de uma intensa, democrática e diversificada programação, o melhor de nossa cultura e de nossas manifestações populares. O Recife inteiro estará dedicado a fazer o melhor e verdadeiro Carnaval de rua do Brasil”, diz Ana Paula Vilaça, secretária de Turismo, Esportes e Lazer.

Para chegar e sair da folia nos bairros do centro do Recife, o folião deve ficar atento às mudanças feitas pela CTTU. As alterações foram montadas com o objetivo de promover a segurança viária e auxiliar o deslocamento das pessoas que desejarem curtir a folia. As mudanças começam a vale a partir da quarta-feira da próxima semana (22), na Ponte Duarte Coelho com a montagem da estrutura do Galo gigante. As alterações no trânsito se intensificam na sexta-feira (24) e seguem até a quarta-feira de cinzas (1°/03), quando as ruas e avenidas começam a ser liberadas. Será oferecido estacionamento gratuito na sede da Prefeitura do Recife e em outros locais na Avenida Cais do Apolo.

Além de uma operação especial de circulação de veículos, o público vai contar com as linhas especiais do Expresso da Folia, inclusive no Galo da Madrugada. No total, cerca de 100 agentes e 130 orientadores de trânsito vão dar apoio às ações, diariamente. Será oferecido sistema de translado de ida e volta para os focos da folia no Recife Antigo a partir desses estacionamentos, serviço também gratuito. Também haverá esquema especial de trânsito no próximo sábado (18) para o 53º Baile Municipal. Ao todo, 50 agentes de trânsito estarão em pontos estratégicos.

A Central do Carnaval será montada na Rua do Observatório, próximo à Praça do Arsenal. Nesse espaço o folião contará com uma praça de alimentação com 11 lanchonetes, lojas e serviços, como Procon, informações turísticas, achados e perdidos, espaço “Cuide-se” com a distribuição de preservativos e estande da Secretaria da Mulher, com campanha de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. O folião encontrará também lojas de CDs e DVDs; estandes para customizações carnavalescas e tatuagens de henna; estande de moda e artesanato; grife do Carnaval; farmácia e dois caixas eletrônicos. Uma outra parte da Central do Carnaval funcionará dentro do Shopping Paço Alfândega. Lá, serão estruturados um polo infantil e também a Central de Imprensa, com serviços de apoio aos jornalistas previamente cadastrados para cobrir a festa.

A Secretaria de Saúde também está preparada para o trabalho durante o reinado de Momo. As equipes da Vigilância Sanitária, do Samu (que terá esquema montado para o Galo da Madrugada) e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde estarão a postos. Serão realizadas ações de prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis e de enfrentamento ao mosquito do Aedes aegypti. Serão mais de 3 mil profissionais da saúde envolvidos nas atividades de prevenção e de pronto atendimento. Um posto avançado será montado na Avenida Alfredo Lisboa, próximo ao Museu Cais do Sertão, iniciando suas atividades a partir da sexta-feira (24), sempre à partir das 19h. Além disso, um esquema especial de atendimento durante o Galo da Madrugada foi preparada. Durante o carnaval , a população poderá acionar a assistência pré-hospitalar a qualquer momento pelo telefone 192.


CARNAVAL INCLUSIVO – A Prefeitura do Recife tem trabalhado para fazer o Carnaval mais inclusivo da história do Recife com uma série de ações, pensadas a partir de uma consultoria contratada especialmente para isso. A ideia é mostrar que acessibilidade passa por diversas esferas, entre as quais, comunicacional, estrutural, programática e principalmente, atitudinal. Com isso, atrações culturais como bandas, bailarinas, grupos de maracatu, tudo formado por pessoas com deficiência, foram contratados para se apresentar durante a programação.

Este ano, as pessoas com deficiência poderão se sentir mais acolhidas e poderão dispor de uma estrutura mais adequada, através de ações como transporte (parceria com o PE Conduz com duas vans para levar pessoas com deficiência que estacionarem na PCR para a Praça do Arsenal, Expresso Folia com 53 ônibus acessíveis para o Galo da Madrugada e os quatro dias de folia), programação em braile, Camarote da Acessibilidade, capacitação e sensibilização para motoristas dos ônibus do Expresso Folia, e para os 300 comerciantes dos polos centralizados e descentralizados, além de cardápio em braile nos restaurantes e lanchonetes da Arena Gastronômica, etc.

A programação do Carnaval em braile estará disponível no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, no Terminal Integrado de Passageiros (TIP) e na Central de Informação Turística da Praça do Arsenal.

0 comentários:

LinkWithin