quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

MARCELO GUIMA, 50 ANOS

Trajetória


guima-trajetoria-2Além de sua formação na UnB, Marcelo também fez Pós-Graduação na UNIRIO (Educação Estética), além de dezenas de cursos e workshops dos mais variados setores dentro da música e das artes. Guima acredita que aprender nunca tem fim e é sempre um grande barato.

Desenvolveu por vários anos, juntamente com a música, um trabalho voltado para o Rádio. Entre os anos de 2006 e 2015, produziu e apresentou o programa “Arte Petrobras” na Rádio MPB FM (Rio de Janeiro), totalizando 387 programas produzidos. Já na Rádio MEC AM (Também no Rio), produziu e apresentou o programa “Ouvindo Música” de 2004 a 2015, totalizando 1.673 programas realizados. Nestes programas, Marcelo recebeu estrelas de nossa música e cultura.

No setor de trilhas sonoras, Marcelo Guima compôs trilhas originais de pouco mais de 100 documentários para vídeo e TV e 5 curtas-metragens para cinema. Até hoje ganhou 7 prêmios de “Melhor Trilha Sonora”, 6 deles para cinema. Atualmente o artista é representado, nos Estados Unidos, pela Remora Holdings, que articula seus trabalhos de trilha sonora principalmente para os mercados de Nova York e Los Angeles (Hollywood).

Entre os anos de 2006 e 2010 foi o diretor artístico e coordenador geral do projeto “Circular Brasil”, um circuito de Música Instrumental Brasileira, que passou por 10 cidades do país, com a participação de grandes nomes do instrumental brasileiro, assim como dando espaço também para dezenas de talentosos artistas ainda desconhecidos até aquele momento. Na época, o “Circular Brasil” foi o maior projeto deste segmento no país e a equipe de trabalho, em todas as cidades envolvidas, contava com algo em torno de 100 pessoas.

Durante 4 anos (1997 a 2000) foi professor concursado da EMB – Escola de Música de Brasília – Escola pública de ensino técnico de música com aproximadamente 2.100 alunos, uma das maiores da América Latina. Lá Guima lecionou aulas de Violão e Apreciação Musical.


Discografia Oficial

Pesquisa Musical Brasileira | 2000
Resultado de imagem para Pesquisa Musical Brasileira | 2000

Patrocinado pelo Fundo Nacional de Cultura / Ministério da Cultura, o disco tem a intenção de ilustrar como ritmos e estilos musicais originalmente brasileiros podem ser utilizados em músicas de artistas da nova geração de compositores do país. O disco foi doado a diversas instituições sem fins lucrativos ligadas à educação e possui a duração de aproximadamente 30 minutos, o que possibilita a sua escuta durante uma aula convencional de escola.

*Todas as músicas de Marcelo Guima
Marcelo Guima Arranjos / Violões de 6 e 12 cordas
Edinho Silva Percussão
Fernando Nantra Baixo
Toninho Alves Flauta

Faixas:
01 - Saudade
02 - Longe do Mar
03 - Mestre Graça
04 - Bambolê
05 - Vestido Novo
06 - Quando penso em você
07 - Luz



Passagem (2000)
Resultado de imagem para cd Passagem marcelo guima

Fruto de um trabalho minucioso de seleção e adaptação, para o violão, de canções consagradas da Música Popular Brasileira, o disco “Passagem”, com violão solo de Marcelo Guima e direção musical e arranjos de Alencar 7 Cordas e Guima, aproxima o ouvinte do significado da expressão “Violão Brasileiro” ao explorar a sonoridade desse instrumento em melodias já conhecidas pelo público. O álbum proporcionou ao artista três turnês internacionais, em países da América Central e no México e duas das turnês a convite do Ministério das Relações Exteriores / Itamaraty, como representante da música brasileira.

Faixas:
01 - Curare (Bororó)
02 - Pra Machucar Meu Coração (Ary Barroso)
03 - Luz Negra (Nelson Cavaquinho / Irani Barros)
04 - Acontece (Cartola)
05 - As Rosas Não Falam (Cartola)
06 - Doce de Coco (Jacob do Bandolim)
07 - Folhas Secas (Nelson Cavaquinho / Guilherme de Brito)
08 - Falando de Amor (Antonio Carlos Jobim)
09 - Ingênuo (Pixinguinha / Benedito Lacerda)
10 - Três Apitos (Noel Rosa)
11 - Da Cor do Pecado (Bororó)
12 - Rosa (Pixinguinha)
13 - Violão Vadio (Baden Powell / Paulo Cesar Pinheiro)
14 - Caminhos Cruzados (Antonio Carlos Jobim / Newton Mendonça)
15 - Faceira (Ary Barroso)


Nova Mente (1994)
Resultado de imagem para nova mente marcelo guima

O primeiro trabalho fonográfico de Marcelo Guima, uma experiência pessoal e original, onde o compositor toca sozinho diversos instrumentos além do violão (teclados, percussão, flauta transversal, berimbau, etc). O disco lhe valeu uma indicação ao Prêmio Sharp, uma turnê com espetáculos por seis cidades da Alemanha em 1997 e dois videoclipes de música instrumental com as faixas “Pau Brasil” e “Nova Mente”. A primeira faixa, “Alegria das Lavadeiras”, foi tema da novela “Sangue do meu Sangue”, da Rede SBT de Televisão.

Faixas:
01 - Alegria das Lavadeiras 
02 - Maresia
03 - Rua Prado
04 - Toda Ilusão
05 - Nova Mente
06 - Até Virar Passado
07 - Primavera 
08 - Pau Brasil 
09 - Baiano
10 - Dia e Noite
11 - Lembranças Suas
12 - Brincando

*Todas as músicas de Marcelo guima


Dois Compassos (2013)
Resultado de imagem para Dois Compassos (2013) marcelo guima

O convite partiu do próprio Delcio Carvalho: fazerem um disco que representasse um “intercâmbio” de gerações. Com produção de Marcelo Guima juntamente com Arthur Maia, o álbum conta, em uma parte, com releituras originais de clássicos da MPB, compostos por Delcio. Na outra metade são apresentadas canções inéditas de Guima, neste que é seu disco de estreia como cantor. Além de músicas compostas somente por Marcelo, o CD também traz parcerias suas com mestres como Paulo César Pinheiro, Ronaldo Monteiro e o próprio Delcio Carvalho. Além de vários outros músicos, o disco possui como núcleo central: Delcio (voz), Marcelo (voz, violão e arranjos), Arthur Maia (baixo), Marcos Suzano (percussão) e Toninho Ferragutti (acordeon).

Faixas:
01 - Velha Cicatriz (Delcio Carvalho e Ivor Lancelotti)
02 - Minha Verdade (Delcio Carvalho e Ivone Lara)
03 - Lembranças suas (Marcelo Guima)
04 - Acreditar (Delcio Carvalho e Ivone Lara)
05 - O amor da gente (Marcelo Guima)
06 - Alvorecer (Delcio Carvalho e Ivone Lara)
07 - Vestido novo (Marcelo Guima e Ronaldo Monteiro)
08 - Jamais (Marcelo Guima)
09 - Deixa estar (Delcio Carvalho e Marcelo Guima)
10 - Sonho meu (Delcio Carvalho e Ivone Lara)
11 - Longe do mar (Marcelo Guima e Paulo César Pinheiro)
12 - Luar (Delcio Carvalho e Marcelo Guima)



Fonte: Site oficial do artista

0 comentários:

LinkWithin