quinta-feira, 28 de setembro de 2017

OBRA PRIMA “QUEM É QUEM”, DE DONATO, VOLTA AO VINIL

Por Tárik de Souza




Um dos discos clássicos da MPB, “Quem é quem” (1973), do pianista, compositor, arranjador João Donato – que na gravação estreava também como cantor – volta ao formato LP como foi lançado. Mas a reedição, da Polysom, é caprichada, de 180 gramas, na coleção “Clássicos em vinil”.

O álbum foi produzido originalmente por Milton Miranda e Marcos Valle e marcou um divisor de águas na carreira do músico, que até então compunha apenas temas instrumentais, à exceção de “Minha saudade”, letrado por ninguém menos que João Gilberto. Aconselhado pelo cantor Agostinho dos Santos, seu fã, que queria gravar suas músicas, ele recorreu ao irmão Lysias Ênio (“Até quem sabe?”, “Mentiras”), Paulo Cesar Pinheiro (“Chorou, chorou”, “Terremoto”, “Ahiê”), João Carlos Pádua (“Fim de sonho”), Geraldo Carneiro (“Nãna das águas”, Me deixa”) e Marcos Valle (“Cadê Jodel?”).

Some-se aos arranjos de Laércio de Freiras, Dori Caymmi, Ian Guest, Maestro Gaya e o próprio Donato, e eis uma obra prima, que volta a circular no formato original.

0 comentários:

LinkWithin