sábado, 1 de julho de 2017

PETISCOS DA MUSICARIA

Por Joaquim Macedo Junior

Moacir Santos III








O maestro e sua big-band americana, Moacir Santos Band, na Califórnia, em 1970


Neste terceiro e último artigo sobre Moacir Santos, tomei a liberdade de reproduzir excelente material da Enciclopédia Itaú Cultural sobre o assunto. Diz o texto:

Assim como outros maestros do rádio, entre os quais Radamés Gnattali e Lyrio Panicalli, Moacir Santos produz uma obra na fronteira entre a música popular e a erudita. Obrigado a dominar os diferentes estilos orquestrais em voga nos anos 1940 e 1950, do jazz ao folclorismo sinfônico, passando por ritmos latinos como a rumba e o merengue e por gêneros brasileiros, como o samba, a marcha e o choro, ele desenvolve um estilo eclético.

Tamanha versatilidade transparece tanto em seus arranjos como em suas composições, áreas que se confundem em sua obra.

Após duas décadas de profícua atuação como orquestrador e maestro, Santos vê seu campo de trabalho diminuir sensivelmente na segunda metade dos anos 1960, quando o desaparecimento das orquestras de rádio e TV, somado à valorização da canção com letras de cunho político na cena musical brasileira pós-1964, reduz o espaço para a música instrumental no país.



Nesse contexto, ele integra o grupo de músicos que, ligados à Bossa Nova ou ao samba-jazz (gêneros considerados “alienantes” num meio musical fortemente politizado), seguem carreira na Europa e, principalmente, nos Estados Unidos, como Naná Vasconcelos, Baden Powell, Sérgio Mendes, João Donato, Airto Moreira e a cantora Flora Purim.

Gravado num momento em que o compositor já atingira a maturidade, o álbum Coisas (1965), considerado um marco na música instrumental brasileira, sintetiza as principais características da obra de Moacir Santos. A começar pela valorização da cultura negra, perceptível tanto na atenção dispensada pelo compositor à percussão, com a incorporação de instrumentos pouco usuais (como berimbau, kalimba, atabaque, agogô e afoxé), como na invenção de uma base rítmica original, ligada a matrizes africanas.


Sou Eu (Moacir Santos/Nei Lopes) cantaVirginia Rodrigues e Tiganá Santana

Nesse sentido, o uso de deslocamentos rítmicos e métricos, hemíolas e polirritmias constitui um gesto deliberado para que sua música “soe negra”, efeito igualmente obtido no plano melódico-harmônico por meio do emprego de escalas modais e da ambiguidade no uso das terças – ora maiores, ora menores.

Vale destacar que, ao “africanizar” a música brasileira, Santos age em sintonia com iniciativas semelhantes ocorridas na época: no mesmo ano do lançamento de Coisas, Elizeth Cardoso grava um disco só com sambas de morro (Elizeth sobe o morro), pondo em evidência a negritude da música brasileira; no ano anterior, são lançados Samba Esquema Novo, de Jorge Ben, e Tem “Algo Mais”, de Wilson Simonal, e Hermínio Bello de Carvalho revela Clementina de Jesus, com seu repertório repleto de cantos de escravos e pontos de macumba; no ano seguinte, Baden Powell e Vinícius de Moraes gravam seus Afro-sambas, inspirados no candomblé e na capoeira. Vinícius de Moraes, aliás, é um dos precursores da valorização musical da cultura afro-brasileira, ao conceber, em 1956, a “tragédia negra carioca” Orfeu da Conceição.



Além da valorização da cultura afro-brasileira, a obra de Moacir Santos se caracteriza ainda por certo hibridismo, em que ritmos regionais cariocas ou nordestinos (como o samba, o xaxado, o coco, o baião e o maracatu) são reelaborados de maneira singular, por meio de levadas oriundas do jazz, dos gêneros latino-americanos e da música de concerto brasileira ou internacional.

Embora “Coisas” seja comumente classificado como um álbum de samba-jazz, suas músicas dificilmente se enquadram nesse gênero, pois não seguem sua estrutura padrão, nem se atêm a seus cânones rítmicos (também chamados de “levadas”). Segundo Zuza Homem de Mello, o disco “não se encaixa em nenhum estilo da música popular brasileira de sua época”, dialogando com diferentes tradições.

Foi com este trecho da Enciclopédia Itaú que resolvemos encerrar nossa série-homenagem a Moacir Santos.

Ah, um bônus, coisa linda:


Aproveitem. Até a semana que vem.

0 comentários:

LinkWithin