quarta-feira, 26 de julho de 2017

VÔTE... ESCUTA SÓ!

Por Paulo Carvalho




Preconceitos a parte

Black is Beautiful 



De vez em quando me deparo com postagens no Facebook, de pessoas pedindo para curtir, caso tenha algum amigo negro, como se o ato de curtir desse à esta pessoa um atestado de que ela não é racista. Não curto tais postagens, nem tão pouco com relação a questões de gênero como, curta se tem um amigo gay, é outro pedido bastante frequente, e outra grande falácia.

Não respondo, pois, o que interessa apenas é que eu tenho amigos, e eles sabem disso, ponto.

A hora de ver se você é preconceituoso ou não, é na atitude, é quando o fato se coloca na sua frente. Quero ver, como dizia Chico Anísio, quando sua filha branca, de olhos azuis, chegar em casa de mãos dadas com um negro, ou visse e versa, e diz: Pai este é meu namorado(a). Quando ele ou ela chega com alguém do mesmo sexo e diz a mesma coisa. Está sim, é à hora do olho no olho. A sua reação, e o que vai acontecer a partir deste momento, diz quem você é realmente. No primeiro caso, a resposta, muitas vezes é... Pra ser amigo tudo bem, mas para misturar o sangue é outra coisa. No segundo caso pode-se ouvir... Amigos, até que pode, mas quero netos, e aí. E como vou explicar esta situação para os amigos, como se tivesse explicações para dar.

A aceitação, a tolerância, a compreensão das diferenças, quaisquer que sejam se dá diante do fato, e não em curtidas nas redes sociais. Assim é fácil cara pálida.

Porque estou falando do assunto. Hoje uma senhora portuguesa, tomando conhecimento de eu tinha, e tenho, intenções de morar em Portugal, me disse o seguinte: O senhor deveria ir morar na minha terra, disse lá o nome do lugar, uma aldeia, no interior do país e completou com esta pérola. “Eu não sou racista não viu, neste momento baixou o tom da voz, e confidenciou. Lá não tem pretos, acredite.” Imaginem se ela fosse racista.


0 comentários:

LinkWithin