quarta-feira, 12 de julho de 2017

BETTO PONCIANO E SOCORRO LIRA NA BRAZILERIA ESTA SEMANA




Brazileria – Música Sabor e Arte

O número 285 da rua Clélia tem um encantamento próprio. O sobrado – que convida a entrar – tem uma pegada retrô modernosa que começa pelo portão de ferro com infinitas folhas, passa pelas paredes envidraçadas que entregam um jardim e se estende até o toque charmoso de uma mini saleta onde está um rico acervo de livros, discos, segredos e objetos pessoais do idealizador da casa, o saudoso Zé Rodrix.

O próprio Zé Rodriz começou o projeto da casa, mas não o viu terminar. Em 2009 partiu. De toda a forma, se o que ele idealizou era criar um espaço onde as pessoas pudessem ficar à vontade para ouvir música, mostrar seu som, trocar ideias e cozinhar, a missão foi cumprida e continua permeando o dia a dia do Brazileria. Isso graças ao trabalho da jornalista Júlia Rodrix, esposa do Zé, e de seu irmão, o produtor musical Sílvio Viani.

Aberta há dois anos, a casa mantêm como principal foco ser um espaço de gastronomia, cultura e bom gosto musical. As apresentações, que acontecem na Sala Zé Rodrix, que comporta 45 pessoas sentadas (com mesas), têm uma pegada intimista. Os shows, espaço para os novos talentos da boa música, são realizados de quarta a sábado. Em outros dias a casa abre para eventos.

No térreo, estão à venda discos de vinil raros, CDs e livros. Nas paredes estão expostas inúmeras fotos, discos e prêmios do próprio Zé Rodrix.

A gastronomia do Brazileria recebe dos donos o mesmo esmero dedicado ao calendário musical. Todos os ingredientes das receitas da casa são todas produzidas internamente. Julia Rodrix cuida de cada detalhe, coloca o avental e cozinha com gosto. 



BETTO PONCIANO. Quinta-feira, 13 de Julho, 21h. Ingresso: R$ 20,00 

Nascido no Rio de Janeiro e criado no Morro do Pé Sujo, em Petrópolis, Betto Ponciano cria uma música com fortes influências dessa região situada no caminho para as Minas Gerais.
Seu estilo é marcado pela sonoridade da música caipira do Vale do Paraíba (SP) e das canções de trabalho da Zona da Mata (MG), com nuances da folk music e do rock rural. Suas letras versam sobre temas ecológicos, sobre a relação do ser humano com a natureza.
Ponciano apresenta no Brazileria o show "Do Folk ao Caipira", com repertório autoral. Vai tocar, alternadamente, violão de 12 cordas, violão de nylon, viola caipira e gaita, acompanhado pelo percussionista Valmir Quinto.


SOCORRO LIRA. Sexta-feira, 14 de Julho, 21h. Ingresso: R$ 25,00 

“Canções suaves para dias difíceis", como diz o jornalista Rosualdo Rodrigues. Esse o mote de "Minha Canção", show de Socorro Lira, voz e violão, com participação de Cássia Maria na percussão.
"Minha Canção" segue o perfil minimalista da artista, no qual a voz e o texto poético são privilegiados. O repertório, autoral, aborda temas reveladores das paisagens natural, humana e social. Temas relacionados à cultura brasileira, à existência e à fragilidade com que a vida se apresenta no cotidiano da grande cidade tragada pela violência que mata no asfalto, mas principalmente nas periferias. "Periferias no plural", enfatiza Socorro, "pois também são abatidas as populações que vivem nos interiores do país, do sertão à floresta, nas fronteiras."
A poesia cantada de Socorro Lira é contraponto a tudo o que esgota as possibilidades de um convívio pacífico e harmonioso entre as pessoas; e destas com o ambiente. Trata criticamente do abismo social que separa a gente. É quase um desejo forte – um apelo poético, no sentido de se olhar para dentro – de se empreender uma volta para casa da alma, a consciência.
Em 2012 Socorro Lira ganhou o Prêmio da Música Brasileira de "melhor cantora", pelo álbum "Lua bonita - Zé do Norte 100 anos". Em 2016 esteve entre as indicadas a "melhor cantora", pelo álbum "Amazônia entre águas e desertos".
● Neste ano de 2017 Socorro está novamente entre os indicados, desta vez ao prêmio de "melhor cantora regional", pelo álbum "Cores do Atlântico". O anúncio dos vencedores acontece no dia 19 de Julho, em show a ser realizado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.



SERVIÇO

BRAZILERIA – Música, Sabor e Arte
Rua Clélia 285, Lapa, tel. 2628-4211
Todos os cartões de crédito e de débito
Ingressos à venda no local – informações e reservas pelo telefone 2628-4211 e pelo email brazileriabar@gmail.com.
Horário de funcionamento: de quarta a sábado, das 18h à 1h.

0 comentários:

LinkWithin