terça-feira, 25 de julho de 2017

MORAES MOREIRA, 70 ANOS

Resultado de imagem para moraes moreira

Seu primeiro instrumento foi a sanfona. Logo depois, passou a tocar violão e guitarra. Em 1966, transferiu-se para a cidade de Salvador e foi morar em uma pensão, onde conheceu Paulinho Boca de Cantor e Luis Galvão, com os quais formaria mais tarde o grupo Os Novos Baianos. Por essa época trabalhava como bancário.

Em 1968, juntamente com Paulinho Boca de Cantor, Luis Galvão, Pepeu Gomes e Baby Consuelo (hoje Baby do Brasil), formou o grupo Os Novos Baianos, que fez sua estréia com o show "Desembarque dos bichos depois do dilúvio", em Salvador. 

No ano seguinte, participou, com o conjunto, do V Festival da Música Popular Brasileira da TV Record de São Paulo, com sua composição "De Vera" (c/ Galvão). A canção foi registrada no primeiro LP do grupo, lançado nesse mesmo ano, ao lado de outras da mesma dupla de parceiros como "É ferro na boneca" e "A casca de banana que pisei". 

Em 1970, Baby Consuelo lançou um compacto simples, pela RGE, contendo outra música de sua autoria, "Curto de véu e grinalda" (c/ Galvão). 

Ainda no início dos anos 1970, transferiu-se com os outros integrantes do conjunto Os Novos Baianos para o Rio de Janeiro, vivendo inicialmente em um apartamento em Botafogo e, mais tarde, em um sítio em Vargem Grande. 



Em 1972, o grupo incorporou o baixista carioca Dadi e os percussionistas Jorginho Gomes, Baixinho e Luis Bolacha. Redirecionado musicalmente pela influência de João Gilberto, amigo de infância de Luis Galvão, o conjunto gravou, pela Som Livre, o LP "Acabou Chorare", contendo, entre outras, canções de sua parceria com Galvão, como a faixa título, "Mistério do planeta", "A menina dança", "Um bilhete pra Didi", "Tinindo trincando" e "Preta, Pretinha", esta última vindo a se tornar um dos maiores sucessos do grupo, que também ficaria conhecido pela releitura de "Brasil pandeiro" (Assis Valente), incluída nesse mesmo LP. 

Em 1973, ainda com o grupo, lançou o LP "Novos Baianos Futebol Clube". Neste disco, foram registrados outros sucessos de sua autoria, como "Besta é tu" (c/ Pepeu e Galvão), "Sorrir e cantar como Bahia" e "Só se não for brasileiro nessa hora", ambas em parceria com Galvão, entre outras. O disco incluiu também uma releitura de "Samba da minha terra" (Dorival Caymmi), que se tornaria outro grande sucesso do conjunto. 

Em 1974, ainda com o grupo, lançou pela Continental o LP "Linguagem do alunte", no qual foram incluídas, de sua parceria com Galvão, a faixa-título, "Ao poeta", "Reis da bola", "Ladeira da praça" e "Fala tamborim", entre outras. Com a dissolução do conjunto, partiu para carreira solo. Nesse mesmo ano, participou da trilha sonora da novela "Gabriela" (TV Globo), na qual interpretou sua música "Guitarra baiana". 

Resultado de imagem para moraes moreiraEm 1975, lançou seu primeiro disco solo, "Moraes Moreira".

No ano seguinte, iniciou uma parceria com o poeta Fausto Nilo, com quem compôs "Santa fé", tema de abertura da novela "Roque Santeiro" (Rede Globo). Ainda em 1976, participou, como cantor, do Trio Elétrico de Dodô e Osmar. 

Lançou, em 1977, o LP "Cara e coração".

Em 1978, lançou o LP "Alto falante". Nesse mesmo ano, Zezé Motta interpretou sua música "Crioula" em disco lançado pela gravadora Atlantic. 

Em 1979, lançou o LP "Lá vem o Brasil descendo a ladeira". Nesse mesmo ano, Terezinha de Jesus incluiu no repertório do LP "Vento Nordeste" (CBS) sua composição "Fogo fátuo" (c/ Chacal). Também em 1979, Zizi Possi e o grupo A Cor do Som interpretaram "Fruto maduro", de sua autoria. Ainda nesse ano, Paulinho Boca de Cantor, ex-integrante dos Novos Baianos e também seguindo carreira solo, incluiu diversas composições de sua autoria em disco lançado pela gravadora Epic: "Nossa trajetória" (c/ Paulinho e Galvão), "Mambeando à beira mar" (c/ Jorginho, Paulinho e Galvão), "Leva o vento" (c/ Galvão) e "Eu sou um padeiro". 

Em 1980, lançou o LP "Bazar brasileiro". Nesse mesmo ano, Terezinha de Jesus registrou, no LP "Caso de amor", sua música "Tua sedução" (c/ Fausto Nilo). 

Em 1981, lançou o LP "Moraes Moreira. Elza Maria incluiu, no disco "Entra na Rosa" (PolyGram), lançado também nesse ano, sua canção "Pelo microfone" (c/ Fausto Nilo). A música seria regravada mais tarde, também com sucesso, por Elba Ramalho. Ainda em 1981, a dupla Bendegó, formada por Capenga e Gereba, gravou "Do I Ching ao Xingu", de sua parceria com Capenga e Antonio Risério. 

Lançou, em 1982, o LP "Coisa acesa". Nesse mesmo ano, com direção e roteiro de Fred Góes, montou o show "Pintando o oito", apresentado no Anhembi (SP). Também em 1982, Ângela Maria gravou sua canção "Sempre Ângela" (c/ Fred Góes e Paulo Leminski). 

No ano seguinte, lançou o LP "Pintando o oito".



Em 1984, gravou o LP "Mancha de dendê não sai". Também nesse ano, Zezé Motta incluiu, no LP "Frágil força", sua música "Nega Dina" (c/ Capinan) e Zizi Possi regravou "Dê um rolê" (c/ Galvão), sucesso dos anos 1970 na voz de Gal Costa. 

Em 1985, Beth Carvalho interpretou "O encanto do Gantois", de sua parceria com Edil Pacheco. Ainda nesse ano, compôs com Fausto Nilo "Olhos de Xangô", incluída na minissérie "Tenda dos Milagres" (Rede Globo). Também em 1985, Luiz Gonzaga gravou "Instrumento bom", de sua parceria com Fred Góes. 

Em 1986, lançou o LP "Tocando a vida". Nesse ano, sua composição "Dança do amor" (c/ João Donato) foi interpretada por Tânia Alves, no LP "Dona de mim" (CBS). 

Em 1987, gravou o LP "Mestiço é isso?". Nesse ano, Fausto Nilo lançou o disco "12 Letras de Sucesso", no qual o letrista compilou algumas de suas músicas mais conhecidas, em gravações de grandes artistas da MPB, algumas de autoria da dupla, como "Bloco do prazer", com Gal Costa, e "De noite e de dia", com Maria Bethânia, além de sua própria gravação de "Meninas do Brasil" e "Santa Fé". 

Em 1988, lançou os LPs "Bahiano fala cantando" e "República da música". Também nesse ano, apresentou-se, ao lado de Armandinho, em turnê de shows nos Estados Unidos. 

Resultado de imagem para moraes moreira

Em 1989, Elba Ramalho interpretou "Popular brasileira", de sua parceria com Fred Góes, faixa que deu título ao disco da cantora. Nesse mesmo ano, Fred Góes fez o roteiro de seu especial para a Rede Manchete. Ainda em 1989, participou do disco de Armandinho. 

Em 1990, fez dupla com Pepeu Gomes, com quem lançou o disco "Moraes e Pepeu". No ano seguinte, o disco foi lançado no Japão. 

Em 1991, gravou o disco "Cidadão", no qual registrou, entre outras, "Leda" (c/ Paulo Leminski) e a faixa-título, de sua parceria com Capinan. 

Um ano depois, convidado por Almir Chediak, participou do songbook de Gilberto Gil, interpretando ao lado de seu filho Davi Moraes a música "Procissão". 

Em 1993, lançou o CD "Terreiro do mundo", com destaque para sua canção "Agradeça ao Pelô" (c/ Neguinho do Samba), e o CD "Tem um pé no Pelô".

Gravou, no ano seguinte, o CD "O Brasil tem conserto".

Em 1995, lançou o CD "Acústico Moraes Moreira", interpretando 15 sucessos de sua carreira, dentre os quais "Lá vem o Brasil descendo a ladeira" (c/ Pepeu), "Festa do interior" (c/ Abel Silva), "Coisa acesa" (c/ Fausto Nilo), "Acabou chorare" e "Preta Pretinha", ambas com Galvão. 

Em 1996, lançou o CD "Estados". 


No ano seguinte, juntamente com Baby do Brasil, Paulinho Boca de Cantor, Luis Galvão e Pepeu Gomes, entre outros componentes do grupo Novos Baianos, apresentou o show "Infinito Circular", no Metropolitan (RJ). O espetáculo foi gravado e deu origem ao disco homônimo, lançado no mesmo ano. Ainda em 1997, gravou gravou o CD "50 Carnavais", contendo sete músicas inéditas e cinco regravações de antigos sucessos. 

Em 1999, lançou o CD "500 sambas".

Em 2001, participou do Rock In Rio, apresentando-se, com seu trio elétrico, no Palco Mundo.

Lançou, em 2003, o CD "Meu nome é Brasil", contendo suas canções "Violão cidadão" e "Mais que palavras", ambas com Fred Góes, "Minha pérola", "Choro novo" (c/ Armandinho), "Indagações de um analfabeto" (c/ Zé Walter), "Rainha da cocada preta" (c/ Tavinho Paes), "Me azara meu amor" (c/ Abel Silva), "Eu sou o caso deles" (c/ Galvão) e "Tô fazendo" (c/ Fred Góes e Maria Vasco), além de "Gente humilde" (Garoto, Chico Buarque e Vinícius de Moraes), "Respeita Januário" (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira), "Aos pés da Cruz" (Marino Pinto e Zé da Zilda) e "Trem das Onze" (Adoniran Barbosa). Fez show de lançamento do disco no Teatro Rival BR (RJ).

Em 2005, gravou o CD "De repente", contendo suas canções "Povo brasileiro" (c/ Armandinho), "Pra vida inteira", "Baião D2", "Palavra de poeta" (c/ Fred Góes) e "Na glória do samba", entre outras. Fez show de lançamento do disco na Feira de São Cristóvão, ponto de encontro do povo nordestino no Rio de Janeiro, e na Modern Sound (RJ). 



Constam da relação dos intérpretes de suas canções, além dos já citados, Daniela Mercury ("Monumento vivo", com Davi Moraes), Ney Matogrosso, Luis Melodia ("Mistério do planeta", com Luis Galvão), Fagner, Simone ("Pão e poesia", com Fausto Nilo), Marisa Monte ("Dê um rolê", com Galvão) e Gal Costa ("Festa do Interior", com Abel Silva, música mais tocada em 1982), entre vários outros.

Em linguagem de cordel, lançou, em 2007, o livro “A história dos Novos Baianos e outros versos” (Língua Geral Editora), acompanhado de um CD que registra sua voz na leitura do cordel e também de poemas inéditos e letras de sua autoria. O lançamento foi celebrado na Modern Sound (RJ), com leitura de trechos do livro e performance musical, ao lado de seu filho, o guitarrista Davi Moraes.

Lançou, em 2009, o CD e DVD "Moraes Moreira - A História dos Novos Baianos e Outros Versos", gravado na Feira de São Cristovão, com direção de João Falcão. No repertório, suas canções “Ferro na boneca”, “Acabou Chorare”, “Mistério do Planeta”, “A menina dança” e “Preta Pretinha”, todas em parceria com Galvão, “Lá vem o Brasil descendo a ladeira” (c/ Pepeu Gomes), “Sintonia” (c/ Zeca Barreto e Fred Góes), “Eu também quero beijar” (c/ Pepeu Gomes e Fausto Nilo), “Bloco do prazer” (c/ Fausto Nilo”, “Spok Frevo Spok” (c/ Fernando Caneca), “Chame gente” (c/ Armandinho) e “Festa do interior” (c/ Abel Silva), além de “Um bilhete pra Didi” (Jorge Gomes), “Brasil Pandeiro” (Assis Valente) e “Vassourinhas” ( Matias da Rocha e Joana Batista Ramos).


Resultado de imagem para moraes moreiraEm 2010, lançou o livro “Sonhos elétricos”, reunindo crônicas, cordéis, letras de músicas e fatos de sua biografia.

Apresentou-se, em 2011, no Instituto Moreira Salles, com o repertório do disco “Acabou Chorare”, LP antológico lançado, em 1972, pelo grupo Os Novos Baianos, do qual é fundador. O show, recheado de histórias do conjunto, contou com a participação de Davi Moraes.

Lançou, em 2012, o CD “A revolta dos ritmos”, primeiro disco de inéditas em sete anos. No repertório, “Feito Jorge Ser Amado”, “A dor do poeta”, “Brasileira Academia” e a faixa-título, entre outras. Também nesse ano, participou da série “Grandes nomes, grandes discos”, na casa Miranda (RJ), falando sobre o LP “Acabou Chorare” e interpretando canções do disco que gravou com o grupo Os Novos Baianos em 1972. A mesa contou com a participação do pesquisador Fred Góes. Ainda em 2012, foi um dos palestrantes da série “De conversa em conversa” do 3º Salão de Leitura, realizado no Teatro Popular de Niterói. Nesse mesmo ano, celebrando os 40 anos de lançamento do disco “Acabou chorare”, que gravou como integrante do grupo Os Novos Baianos, fez show ao lado do filho, Davi Moraes, no Instituto Moreira Salles. Em seguida, saiu em turnê comemorativa, que teve estreia no Studio RJ, no Rio, desta vez com a participação de outros músicos.

Em 2013, fez show de lançamento do CD “A revolta dos ritmos” no espaço Miranda (RJ). Nesse mesmo ano, foi contemplado com o Prêmio da Música Brasileira, nas categorias Melhor Cantor Regional e Melhor Álbum Regional, pelo CD “A revolta dos ritmos”. Ainda em 2013, apresentou o show “Pé de Serra” no Teatro Net Rio (RJ).



Discografia Oficial


Compacto (1969)
Faixas:
01 - Volta que o Mundo Dá 
02 - Radical



De Vera (1969)

Faixa:
01 - De Vera (Ao Vivo)


Compacto (RGE) (1970)

Faixa:

01 - Psiu 

02 - 29 Beijos 
03 - Globo da Morte 
04 - Mini Planeta Lis




No Fim do Juízo (Philips) (1970)
Faixas:
01 - De um Role 
02 - Você me da um Disco 
03 - Caminho de Pedro 
04 - Nisque



É Ferro na Boneca (RGE) (1970)
Resultado de imagem para É Ferro na Boneca (RGE) (1970)


Faixas:
01 - 
Ferro na Boneca
02 - Eu De Adjetivos
03 - Outro Mambo, Outro Mundo
04 - Colégio De Aplicação
05 - A Casca de Banana Que Eu Pisei
06 - Dona Nita e Dona Helena
07 - Se Eu Quiser Eu Compro Flores
08 - E O Samba Me Traiu 
09 - Baby Consuelo
10 - Tangolete
11 - 
Curto de Véu E Grinalda
12 - Juventude Sexta e Sábado
13 - De Vera




Acabou Chorare (Som Livre) (1972)
Resultado de imagem para Acabou Chorare (Som Livre) (1972)

Faixas:
01 - Brasil Pandeiro
02 - Preta Pretinha
03 - Tinindo e Trincando
04 - Swing de Campo Grande
05 - Acabou Chorare
06 - Mistério do Planeta
07 - A Menina Dança
08 - Besta é Tu
09 - Um Bilhete Para Didi (instrumental)
10 - Preta Pretinha (versão curta)



Compacto (Continental) (1973)
Faixas:
01 - No Tcheco Tcheco 
02 - Boas Festas (Ao Vivo)


Compacto Continental (1973)
Faixas:
01 - A Minha Profundidade 
02 -  O Prato e a Mesa




Novos Baianos F.C. (Continental) (1973)
Resultado de imagem para NOVOS BAIANOS F C

Faixas:
01 - Sorrir e Cantar Como Bahia
02 - Só Se Eu Não For Brasileiro Nessa Hora
03 - Cosmos E Damião
04 - O Samba Da Minha Terra
05 - Vagabundo Não é Fácil
06 - Com Qualquer Dois Mil Réis
07 - Os Pingo Da Chuva
08 - Quando Você Chegar
09 - Alimente
10 - Dagmar





Novos Baianos (Continental) (1974)

Faixas:
01 - Fala Tamborim (Em Pleno 74)
02 - Ladeira Da Praça
03 - Eu Sou O Caso Deles
04 - Miragem
05 - Isabel (Bebel)
06 - Linguagem Do Alunte
07 - Ao Poeta
08 - Reis Da Bola
09 - Bolado



Vamos pro Mundo (Som Livre) (1974)
Faixas:
01 - Vamos Pro Mundo
02 - Guria (Faixa Incompleta)
03 - Na Cadência Do Samba
04 - Tangolete
05 - América Tropical
06 - Chuvisco
07 - Escorrega Sebosa
08 - Ô Menina
09 - Um Dentro Do Outro
10 - Um Bilhete Pra Didi
11 - Preta Pretinha No Carnaval




Moraes Moreira (Som Livre) (1975)


Faixas:
01 - Desabafo e desafio
02 - Guitarra baiana
03 - Sempre cantando
04 - Chinelo do meu avô
05 - Chuva no brejo
06 - Nesse mar nessa ilha
07 - Do som
08 - PS
09 - Loucura pouca é bobagem
10 - Anda nega
11 - Se você pensa
12 - Violão vagabundo



Cara e Coração (Som Livre) (1977)



Faixas:
01 - O que é, o que é
02 - Pombo correio (Double morse)
03 - Yogue de ouvido
04 - Às três da manhã
05 - Samba da Baia de Todos os Santos
06 - Hino nordestino
07 - Meiufin
08 - Davilicença
09 - Acordei
10 - Cara e coração



Alto Falante (Som Livre) (1978)

Faixas:
01 - Fruta mulher
02 - Crioula
03 - Mulher
04 - Espírito esportivo
05 - De tarde na liberdade
06 - Alto falante
07 - Pedaço de canção
08 - Revoada
09 - Prosando com Maria
10 - Ana caiana
11 - Choro feliz
12 - Mentira



Lá vem o Brasil Descendo a Ladeira (Som Livre) (1979)

Faixas:
01 - Lá vem o Brasil descendo a ladeira
02 - Pelas capitais
03 - Eu sou o carnaval
04 - O prometeu
05 - Coração nativo
06 - Som moleque
07 - Valentão
08 - Chão da praça
09 - Feito Muhammad Ali
10 - Choro pequenino
11 - Assim pintou Moçambique



Bazar Brasileiro (Ariola) (1980)

Faixas:
01 - Grito de guerra
02 - Forró do ABC
03 - Tapioca de Olinda
04 - Que papo é esse?
05 - Meninas do Brasil
06 - Cabeleira de Berenice
07 - Pessoal do alô
08 - Asas de Brasília
09 - Lenda do Pégaso
10 - Todos nós
11 - Meninos do Brasil


Moraes Moreira (Ariola) (1981)


Faixas:
01 - Paxorô
02 - Axé do Gandhi
03 - Lenda do São João
04 - A terra é boa
05 - Mulher e cidade Marília
06 - As quatro curtições do ano
07 - Vida vida
08 - Dodô no céu, Osmar na terra, Passo double no carnaval
09 - Nossa voz
10 - Bateu no paladar 



Brasil Night - Ao Vivo Em Montreux (Ariola) (1981)
Resultado de imagem para MORAES MOREIRA MONTREUX

Faixas:
01 - Bateu no paladar 
02 - Bate coração
03 - Berimbau
04 - Baião
05 - Samba de Orly
06 - Tudo azul
07 - Davilicença
08 - Asa branca
09 - Forró do ABC




Coisa Acesa (Ariola) (1983)

Faixas:
01 - Coisa acesa
02 - Baile no meu coração
03 - Decote pronunciado
04 - Marília
05 - Sereno
06 - Pernambuco "meu"
07 - Terra primeira
08 - Milagre da alegria
09 - Estive ouvindo Stevie Wonder 
10 - Essa casa 



Pintando o Oito (Ariola) (1983)


Faixas:
01-  Sonhei que estava em Portugal
02 - Quem nunca foi um menino
03 - Teu cabelo
04 - Todo mundo quer
05 - Um baiano em Paris (Será que não há?)
06 - Só por amor
07 - Oi, tentação
08 - Minhas férias com o fantasma
09 - Quizumba no samba
10 - Tramas de amor
11 - Oxalá (Cesta cheia da sexta)
12 - Saudades do galinho 


Mancha de Dendê Não Sai (Ariola) (1984)


Faixas:
01 - Meninas e Minas Gerais
02 - Caminhão da alegria
03 - Carro alegórico
04 - Adarrum
05 - Índio indo
06 - Mancha de dendê não sai
07 - Beijo de planeta
08 - Cordão de ouro
09 - Dia-a-dia
10 - Parafraseando o frevo


Tocando a Vida (CBS) (1985)
Resultado de imagem para moraES MOREIRa Tocando a Vida (CBS) (1985)


Faixas:
01 - Alma de Guitarra
02 - Bateria Nota 10
03 - O Bandolim de Jacob
04 - Corpo de Violão
05 - Piano Ex-Cravo
06 - Santa Fé
07 - Nós e Voz
08 - O Acordeon e a Sanfona
09 - Garoto Cavaquinho
10 - Doce Flauta
11 - Olhos de Xangô (Afoxé)



Mestiço é Isso (CBS) (1986)
Resultado de imagem para moraES MOREIRa Mestiço é Isso (CBS) (1986)

Faixas:
01 - Salvador e um Porto Seguro
02 - Sintonia
03 - Pernambuco, Jamaica e Bahia
04 - Desejos Manifestos
05 - Vai À Forra No Forró
06 - Bloco do Povo
07 - Petrolina e Juazeiro
08 - Morena Absoluta
09 - Outros Meninos
10 - Pot-Pourri 'Viva São João e o Carnaval' 



República da Música (CBS) (1987)

Faixas:
01 - Vem me perdoar
02 - Do Caribe
03 - Dança dos bichos
04 - Amores urbanos
05 - Ferro na boneca
06 - Fogueira nova
07 - Carnê do carná
08 - Quilombahia
09 - Rádio amador
10 - Preta, pretinha


Baiano Fala Cantando (CBS) (1988)
Resultado de imagem para Baiano Fala Cantando (CBS) (1988)

Faixas:
01 - Por que parou, parou por quê
02 - Calundú
03 - Verão na Bahia
04 - Lambe-lambe
05 - Mais que palavras
06 - Som do sonho
07 - Barato cucaracha
08 - Lambada de amor não dói
09 -Todo Pôncio é um Pilatos
10 - Camelo elétrico  / Pelô patrimônio



Moraes e Pepeu (Warner) (1990)

Faixas:
01 - A lua e o mar
02 - Sonhar sonhar
03 - A lua dos amantes
04 - Zen Bahia
05 - É bom suar
06 - Salseiro
07 - Banda Cigana
08 - Colégio de aplicação
09 - Brasil campeão 


Moraes e Pepeu - Ao vivo no Japão (Warner) (1990)


Faixas:
01 - Samba da minha terra
02 - Lá vem o Brasil descendo a ladeira
03 - Bem viver
04 - Do Caribe
05 - Eu também quero beijar
06 - Bom suar
07 - Na Baixa do Sapateiro
08 - Preta pretinha
09 - Lua dos amantes
10 - Traiçoeiro caçador
11 - Molho do Reppolho



Cidadão (Sony) (1991)

Faixas:
01 - Cidadão
02 - África chamada Bahia
03 - Semente do amor
04 - Estado de Graça
05 - Um bolero e fim de papo
06 - Lêda
07 - Banho de amor
08 - Rádio coração
09 - Bandas de lá e de cá
10 - Amor e música
11 - Cidade dos brasileiros
12 - Rádio coração
13 - Folião pipoca
14 - São João na estrada
15 - Balança Rio



Terreiro do Mundo (Polygram) (1993)

Faixas:
01 - Luminosa fonte (Vida)
02 - Tambor da Bahia
03 - Universo
04 - Monumento vivo
05 - Se oriente
06 - Lavrador
07 - Melodia do amor
08 - Agradeça ao Pelô
09 - Sonhar, sonhar
10 - Pelo sim, pelo não
11 - Mãe preta
12 - Os carapintadas



Tem um Pé no Pelô (Som Livre) (1993)

Faixas:
01 - Tem um pé no Pelô
02 - Carnaval do Brasil:
Bloco do prazer (Moraes Moreira-Fausto Nilo)
Pombo correio (Double morse) (Dodô-Osmar Macedo-Moraes Moreira)
Festa do interior (Moraes Moreira-Abel Silva)
03 - Preta, pretinha
04 - Coisa acesa
05 - Ferro na boneca
06 - Sintonia
07 - O amor é lindo
08 - E assim pintou Moçambique
09 - Lá vem o Brasil descendo a ladeira
10 - Coração de mulher
11 - Meu país
12 - Guerreiro da paz
13 - Colégio de aplicação
14 - Ser baiano



O Brasil tem Conserto (Polygram) (1994)

Faixas:
01 -  Verdade
02 - Meu namoro
03 - Estações
04 - Pot-pourri Suíte nordestina:
Povo nordestino
Foi cantar pra Deus
Deusa mulher
Cariribe
Baile no meu coração
05 - Quase impossível
06 - Chorar é preciso
07 - Isto aqui o que é
08 - José Assis Valente
09 - Viver por um fio
10 - Em nome dos deuses
11 - Felicidade eu não sei
12 - Ser artista
13 - Dagmar 



Moraes Moreira Acústico MTV (EMI-Odeon) (1995)

Faixas:
01 - Meninas Do Brasil
02 - Pão e Poesia
03 - Brasil Pandeiro
04 - Arco-Íris
05 - Acabou Chorare
06 - Mistérios do Planeta
07 - Forró do ABC – Forró de Zé Tatu
08 - Pernambuco É Brasil
09 - Cidadão
10 - De Noite e De Dia
11 - Lá Vem O Brasil Descendo A Ladeira
12 - Coisa Acesa
13 - Pombo Correio – Festa do Interior
14 - Vassourinha Elétrica – Vassourinhas



Estados (Virgin) (1996)

Faixas:
01 - Aroldo jungle
02 - Felicidade no ar
03 - São Francisco
04 - Felicidade
05 - Beber na fonte
06 - Caranguejo dance
07 - Praça dos Independentes
08 - Sinal de vida
09 - A raposa e o boi
10 - Ditos Eruditos
11 - Ares populares
12 - Brasileiro Jazz
13 - Passo a passo
14 - Filosofia



50 Carnavais (Virgin) (1997)

Faixas:
01 - Tempero Dadá
02 - Sonífera ilha
03 - Praça Celestial
04 - Buda
05 - O bom Sebastião
06 - Mancha de dendê não sai
07 - Aventura de Deus
08 - Eu sou o carnaval
09 - Desembaça aí
10 - Pessoal do Aló
11 - Transe o trânsito
12 - Por que parou, parou por quê
13 - A grande ciranda



500 Sambas (Abril Music) (1999)

Faixas:
01 - Brasil 500 sambas
02 - Festa de arrombahia
03 - Estação Bahia
04 - Só de sacanagem
05 - Baião de 2000 
06 - Escola Dodô e Osmar
Atrás do meu trio
07 - A lua dos amantes
08 - Cidade da Bahia
09 - Triscou, pegou
10 - Jubileu de ouro
11 - Melô do camarote
12 - Encontro
13 - ABC das frutas
14 - Asa branca da paz  



Bahião com H (Atração Fonográfica) (2000)

Faixas:
01 - Você e sua bicicleta
02 - É de Ipanema
03 - Nordeste cosmopolita
04 - Banho de amor
05 - Instrumento bom
06 - Forró universitário
07 - Bahião com h
08 - Sonhar, sonhar
09 - Sintonia
10 - Mar vermelho
11 - Pra dançar quadrilha I:
Noite de São João
São João na estrada
Lenda de São João
12 - Pra dançar quadrilha II:
Juazeiro (Instrumental)
Boca do balão
Preta pretinha
13 - Pra dançar quadrilha III:
O sanfoneiro só tocava isso (Instrumental)
Festa do interior
Pife na quadrilha (Instrumental)
14 - Bicho homem
15 - Sublime canção  


Meu Nome é Brasil (Universal) (2003)


Faixas:
01 - Violão cidadão
02 - Minha pérola
03 - Choro novo
04 - Indagações de um analfabeto
05 - Gente humilde
06 - Respeita Januário
07 - Mais que palavras
08 - Rainha da cocada preta
09 - Aos pés da cruz
10 - Me azara meu amor
11 - Trem das onze
12 - Eu sou o caso deles
13 - Tô fazendo



De Repente (Rob Digital) (2005)
Faixas:
01 - Baião D2
02 - Palavra de poeta
03 - Na glória do samba
04 - Se não ralá, não rola
05 - Povo brasileiro
06 - Rap da república
07 - Pra vida inteira
08 - O dia a dia é cruel
09 - Na boca do povo
10 - Minha religião
11 - Quem tem suingue
12 - Eu gosto de ser baiano


A História dos Novos Baianos e Outros Versos (Biscoito Fino) (2009)

Faixas:
01 - Ferro na boneca
02 - Acabou chorare
03 - Mistério do planeta
04 - Brasil pandeiro
05 - A menina dança
06 - Preta pretinha
07 - Um bilhete pra Didi 
08 - Lá vem o Brasil descendo a ladeira
09 - Sintonia
10 - Eu também quero beijar
11 - Bloco do prazer
12 - Spok frevo spok
13 - Chama gente / Vassourinhas
14 - Festa no interior


A Revolta dos Ritmos (Biscoito Fino) (2012)Resultado de imagem para A Revolta dos Ritmos

Faixas:
01 - Cuidado Moreira
02 - Feito Jorge ser amado
03 - Raças e religiões
04 - Brasil academia
05 - A revolta dos ritmos
06 - Que nem mandacaru
07 - Nós somo sim paraíba
08 - A dor e o poeta
09 - No ipod do meu coração
10 - Meu coração está bombando
11 - O Brasil não está pronto
12 - A praça, o povo e o poeta


Nossa Parceria (Deck) (2015)

Faixas:
01 - Bossa e Capoeira
02 - Bahia, Oi Bahia
03 - Centro da Saudade
04 - Seu Chico (Instrumental)
05 - Só Quem Ama Leva Tombo
06 - Coração a Batucar
07 - Chorinho Pra Noé
08 - Frevo Capoeira
09 - Quando Acaba o Carnaval
10 - Nossa Parceria



Fonte: Wikipédia / Dicionário da MPB

1 comentários:

Digger disse...

Não tem link para download dos álbuns?

LinkWithin