quinta-feira, 3 de agosto de 2017

CANTANDO A HISTÓRIA DA MÚSICA CONTEMPORÂNEA MARANHENSE – PARTE 02

TÔRRES, Antonia Márcia Sousa, professora de psicologia da educação
da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA,
psicóloga, artista popular e mestranda
em educação pela Universidade Federal Fluminense – UFF (RJ) 


RESUMO: A história da música contemporânea maranhense é fortemente marcada pela influência das culturas indígena, africana e portuguesa. Suas composições retratam as influências da riqueza rítmica e histórica da cultura popular da música tradicional. Nosso texto discutirá a história da música popular produzida no Maranhão na contemporaneidade, tendo iniciada no final da década de 60 com a canção “Gabriela” de Chico Maranhão, defendida pelo próprio, no III Festival de Música Popular Brasileira da TV Record, em 1967, há 40 anos, portanto. Ele, que conviveu com Chico Buarque, Renato Teixeira e João do Vale, quando morou em São Paulo nos anos de 60, onde cursou arquitetura, voltou para São Luis nos anos 70. Nos anos de 70 surgiram outros compositores importantes que viviam no contexto “provinciano”, César Teixeira, Josias Sobrinho e Sérgio Habibe. Na década seguinte, diversos compositores apareceram para dar continuidade ao trabalho dos pioneiros da moderna música do Maranhão, entre os quais, César Nascimento, Gerude, Célia Leite e Zeca Baleiro. Ele e Rita Ribeiro sedimentaram um trabalho de molde cosmopolita, sem esquecer elementos rítmicos locais, como o bumba-meu-boi, o tambor de crioula, o tambor de mina e o divino espírito santo.

Palavras-chave: Música maranhense; história; contemporaneidade. 





3 – Músicos Maranhenses

Pelo grande número de músicos maranhenses de expressão no cenário cultural e artístico, mencionaremos alguns dos mais conhecidos, contando um pouco da história de cada um deles por ordem alfabética:

- Alcione Nazaré, nascida em São Luis (MA) em 21/11/1947, filha de músico militar, é cantora, compositora e instrumentista. Iniciou sua carreira aos 12 anos de idade apresentando-se com o pai, seu professor de clarinete. Marron como ficou conhecida, teve logo destaque nacional, indo morar no Rio de janeiro, trabalhando numa loja de discos e em seguida cantando na noite tendo sido levada pelo cantor Everardo, que ensaiava no Little Club, reduto histórico da bossa nova, em Copacabana, e logo assinou seu primeiro contrato com a antiga TV Excelsior e não parou mais de fazer sucesso. Alcione, talvez seja a cântara maranhense mais conhecida de todos os tempos. 

- Ale Muniz, filho de músico maranhense, nascido em São Paulo (SP) em 11/05/1968, cantor e compositor que hoje mora em São Paulo e Canta com sua esposa maranhense, Luciana Simões, atualmente desenvolvem um projeto denominado pelos dois como Criolina, por se uma mistura desinfetante, de ritmos maranhenses com outros estilos.

- Antônio Vieira, nascido em São Luis (MA) em 09/051920, compositor, cantor e instrumentista. Mesmo tendo suas composições mais antigas ao movimento da música popular maranhense, foi descoberto e gravado há pouco tempo, tento popularizado-se com gravações feitas por Rita Ribeiro e em seguida sua música tendo sido tema de novela da Rede Globo “A Cor do Pecado”.

- Arlindo Pipiu, São Luis (MA), 03/04/1959, é cantor, compositor, arranjador, produtor e instrumentista de expressão nacional e internacional, ao lado de importantes nomes como a cantora nordestina Elba Ramalho e outros.

- Beto Pereira, São Luis (MA), 31/07/1957, é cantor, compositor, arranjador, produtor e instrumentista com uma vasta discografia.

- Carlinhos Veloz, Recife (PE), 03/12/1965, morou durante anos em São Luis, é cantor, compositor e instrumentista.

- Célia Leite, Penalva (MA), 19/10/1959, cantora e compositora, uma das primeiras expressões femininas no cenário musical maranhense. 

- Ceia Sampaio, São Luis (MA), 30/03/1963, cantora, compositora e percussionista, considerada a “diva do reggae” pela “massa reggaeira” maranhense. Negra militante do movimento negro no Maranhão e filha de santo da Casa Fant Ashant de Pai Euclides.

- César Nascimento, Teresina (PI), 09/06/1961, cantor, compositor e instrumentista. Hoje mora no Rio de janeiro, sendo trazido a apresentar seu projeto musical da época, ao lado de Carlinhos Veloz “Baião de Dois”.

- César Teixeira, São Luis (MA), 15/04/1953, cantor, compositor, violonista, arranjador, poeta e jornalista. Uma das maiores expressões da música contemporânea maranhense, idealizador e militante até hoje desse movimento. Conhecido principalmente por sua riqueza poética e também política em suas composições, como é o caso da conhecida e cantada música nos movimentos de greve estudantis, de professores e sindicatos “Oração latina”.

Oração Latina (César Teixeira)

Essa nova oração
É uma canção de vida
Pelo sangue da ferida no chão
Que não cicatrizará
Nem tampouco deixará
De abrir a rosa em nosso coração
E diga sim a quem nos quer abraçar
Mas se for pra enganar
Diga não
Ê, ê, ê, á, com as bandeiras nas ruas
Ninguém pode nos calar

E quem nos ajudará?
A não ser a própria gente
Pois hoje não se consente esperar
Somente a rosa e o punhal
Somente o punhal e a rosa
Poderão fazer a luz de o sol brilhar
E diga sim a quem nos quer acolher
Mas se for pra nos prender
Diga não
Ê, ê, ê, á, ninguém vai ser torturado
Com vontade de lutar


- Chico Maranhão, São Luis (MA), 17/08/1942, cantor, compositor e violonista, talvez o primeiro a compor, de forma autêntica, a sua cultura. Morou no final dos anos 60 em São Paulo, estudante de Arquitetura ao lado de Chico Buarque, sendo conhecido pela riqueza intelectual e poética de suas composições.

- Cláudio Pinheiro, Araioses (MA), 10/07/1956, cantor. Abandonou a carreira de dentista para seguir o movimento da música de sua cultura.

- D. Teté, São Luis (MA), 03/07/1924, Caixeira, compositora e cantora. A maior expressão do cacuriá no Maranhão tendo se apresentado em grande parte do território nacional com seu grupo “Cacuriá de D. Teté”.

- Escrete, São Luis (MA), 15/03/1950 – 2007, cantor e compositor. Militante do movimento negro no Maranhão.

- Erasmo Dibel, Carolina (MA), 02/09/1964, cantor, compositor e instrumentista.

- Flávia Bittencourt, São Luis (MA), 27/08/1980, cantora e compositor. Hoje mora em Niterói (RJ), já conhecida no cenário nacional como uma das mais belas vozes femininas. Atualmente faz turnê ao lado de Luis Melodia.

- João do Vale, Pedreiras (MA), 11/10/1933 – São Luis (MA), 06/12/1996. João do Vale tem uma grande representatividade no cenário da música popular brasileira com composições que retratam o sofrimento do sertanejo maranhense, semi-analfabeto de canções que impressionaram Chico Buarque, Nara Leão, Tom Jobim e outros grandes músicos brasileiros. Morou grande parte de sua vida no Rio de Janeiro e morreu como indigente, acometido pelo uso abusivo de bebida alcoólica, desenvolvendo doenças correlatas e sem apoio.

- Joãozinho Ribeiro, São Luis (MA), 29/04/1955, cantor e poeta. Militante da cultura maranhense e hoje é secretário de estado da cultura no Maranhão.

- Josias Sobrinho, Penalva (MA), 15/07/1953, compositor, violonista e cantor. É também uma das maiores expressões na área musical no Maranhão. Consultor responsável pelo grandioso projeto “Perfil Cultural”, na área de música. Militante e músico pesquisador no estado. Conhecido como um dos melhores compositores da música contemporânea maranhense.

Dente de Ouro (Josias Sobrinho)

Se eu tivesse um dente de ouro,
Eu mandava tirar pra viver...
Eu mandava encruzar e benzer,
Eu mandava entregar pra gegê...

Se eu quisesse uma vida comprida, ai, ai...
Eu seria no fundo um besouro...
E teria no escuro da ilha
Enterrado um bonito tesouro!

Se eu tivesse no peito um novelo, ai, ai...
Eu tecia com ele um caminho...
Com o rumo voltado pra dentro
E aberto pro mundo todinho!

Se eu tivesse um rosário de pena, ai, ai...
Eu andava com ele no dente...
Só guardava no fundo do poço
Do outro lado da gente!


- Mestre Felipe, São Vicente de Ferrer (MA), 06/06/1924, mestre de tambor de crioula, compositor e coureiro. Maior expressão viva da história do tambor de crioula no Maranhão. Conhecido nacionalmente, tendo se apresentado em grande parte do território nacional. Meu mestre! Salve São Benedito! Salve!

- Nosly Júnior, Caxias (MA), 09/08/1967, cantor, compositor e violonista, contemporâneo de Zeca Baleiro. Hoje reside no Rio de janeiro.

- Papete, Bacabal (MA), 08/11/1947, cantor, compositor, percussionista e violonista. Iniciante do movimento da musica popular maranhense, conhecido internacionalmente como um dos melhores percussionistas do Brasil. Ele que gravou o tão famoso disco que deu início a toda essa história “Bandeira de Aço”.

- Pixixita, São Luis (MA), 01/04/1952 – 12/04/2002, grande instrumentista e professor.

- Rita Ribeiro, São Benedito do Rio Preto (MA), 13/06/1966, cantora e compositora. Atualmente mora no Rio de janeiro aonde faz shows com freqüência, lotando o Canecão em temporada. Estreou ao lado de Zeca Baleiro (MA) e Chico César (PB) no cenário nacional, dois amigos com quem dividiu apartamento no início de sua carreira na grande São Paulo.

- Roberto Ricci, São Luis (MA), 20/05/1966, cantor, compositor e violonista. Nascido cego, tem destaque na musica maranhense pelos ritmos e sotaques de bumba-meu-boi que tira do violão com tanta proeza e eficiência por ter um ouvido tão bem apurado, levando o público a ter a impressão de estar ouvindo uma orquestra ou mesmo um “batalhão pesado” de um grande grupo de boi.

- Rogéryo du Maranhão, Viana (MA), 27/03/1959, cantor, compositor e poeta. Precursor do movimento da música popular maranhense.

- Ronald Pinheiro, Viana (MA), 22/11/1958, cantor, compositor e instrumentista.

- Rosa Reis, São Luis (MA), 06/03/1959, cantora, compositora e percussionista. - Negra que faz jus à sua tão rica cultura. Começou sua carreira cantando em coral e em seguida, como integrante e uma das maiores representantes do movimento artístico surgido no Laborarte tem músicas gravadas em vinil e CDs em carreira solo. Também toca caixa ao lado de D. Teté em seu cacuriá tendo viajando não somente em quase todo o Brasil com também na Europa. É coordenadora geral do laborarte ao lado de seu marido e artista popular Nelson Brito, que dirigem aquela casa, além de ser coureira de Mestre Felipe.

- Sérgio Habib, São Luis (MA), 31/08/1949, cantor, compositor, violonista e flautista. Iniciante do movimento da musica popular maranhense.

- Tião Carvalho, Cururupu (MA), 23/01/1955, cantor, compositor, percussionista, bailarino, violonista e ator. Além de desenvolver trabalhos com a arte popular maranhense em São Paulo há quase duas décadas, conhecido com “embaixador da cultura artística do Maranhão”, no Morro do Querosene em São Paulo, levando multidões em suas festas, animadas a bumba-meu-boi com todo o seu ritual de nascimento e morte, assim como as grandes rodas de tambor de crioula.

 - Turíbio Santos, São Luis (MA), 07/03/1943, violonista e professor. Conhecido nacional e internacionalmente como um dos maiores violonistas brasileiros. - Tutuca, São Luis (MA), 19/01/1958, cantor, compositor e violonista.

- Ubiratan Sousa, São Luis (MA), 11/09/1947, cantor, compositor, instrumentista, arranjador, produtor musical, professor e pesquisador. Precursor da musica popular maranhense.

- Zé Américo Bastos, São Luis (MA), 28/08/1953, arranjador, tecladista, flautista, produtor fonográfico e compositor.

- Zeca Baleiro, Arari (MA), 11/04/1966, cantor e compositor. Mora há quase vinte anos em São Pulo. Conhecido por sua bela voz e riqueza lingüística em suas composições, além da facilidade com que transita em vários ritmos de sua influência musical. Hoje, talvez seja a maior expressão nacional e internacional da musica popular maranhense. Tendo, seus temas percorrido por trilhas sonoras de novelas da Rede Globo e “outras cositas mas”.

 Tentamos ao longo do expor um pouco da cultura musical maranhense. Sabemos que muito ficou por desenvolver e ilustrar, uma vez que o estado deleita-se numa diversidade rítmico-musical de bastante grandeza reconhecida pelos estudiosos da área. E a música produzida por artistas da contemporaneidade nos demonstra sua cultura popular, influenciada pela “música original” de seus antepassados. 









Bibliografia
AMARAL, Simão Pedro. Canto lírico do Maranhão: descontinuidade de uma arte não consolidada. São Luís, 2001.
BANCO DO ESTADO DO MARANHÃO. 50 anos de arte maranhense: guia de pesquisa.São Luís,1995.
CARDOSO, Valeska Lopes. Analise poético-musical das canções de temática infantil do poeta e compositor maranhense Antonio Vieira. São Luís, 2004.
COSTA NETO, Jose de Ribamar. São Luís Samba e cidade (1935-1945). São Luís, 2000. COSTA, Lisiane Nina de Araújo. Escola de musica do Estado do Maranhão: uma abordagem histórica. São Luís, 1995.
DICIONÁRIO CRAVO ALBIM DE MÚSICA POPULAR BRASILEIRA. Disponível em: http://www.dicionariompm.com.br.
GUARÁ, Edenir; AMARAL, Edenir (coord.). Cancioneiro Maranhense. idealizado por João de Souza Guimarães. São Luís: Prefeitura Municipal; Secretaria Municipal de Educação e Cultura, 1988.
LIMA, Félix Alberto. Almanaque Guarnicê 20 Anos. São Luís: Clara Editora e Edições Guarnicê, 2003. 144p.
LOBO, Libanio da Costa. Um vulto singular em meio a rico mosaico. Rio de Janeiro: All Print, 2003.
MARANHÃO. Secretaria de Estado da cultura. Inventario do acervo de João Mohana. São Luís, 1997. 302p.
MARCONDES, Marcos Antonio (Org.). Enciclopédia da Música Brasileira: erudita, folclórica e popular. 2. ed., rev. ampl. São Paulo: Art. Editora, 1998.
MARTINS, Ananias Alves. Carnavais de São Luís: diversidade tradição. São Luís: FUNC, 1998. Memória de Velhos Vol.2
MOHANA, João. A grande musica do Maranhão. 2.ed. São Luís:SECMA, 1995. 117p. 
MORAES, Jomar. Almanak do Maranhão – 1849. ed. fac-similar. São Luís: Edições AML- MA , 1990.
_______. Guia de São Luís do Maranhão. São Luís: Legenda, 1989.261 p., il.
REIS, José Ribamar Sousa dos. João Chiador, 50 anos de glória: meio século de cantoria. São Luís, 2002.
RIBEIRO, Gilmar Silmar. Roberto Ricci: uma visão alem dos sons: subsídios para o estudo introdutório de sua trajetória artística. São Luís, 2003.
SANTOS, Nivia Saraiva dos. Dos sambistas que habitam lá na vila, o mais veterano sou eu: uma abordagem histórica do bloco ‘Os Fuzileiros da Fuzarca’. Monografia ( Curso de História) - São Luís, UFMA, 2002.
SOBRINHO, Josias Silva. A música dos maranhenses no século vinte. Jornal O Estado do Maranhão, São Luís, dez. de 1999.
TEIXEIRA, Roger Gustavo Pedrosa. Xô do Mato, Boca de Lobo e Rabo de Vaca: a trajetória da música popular maranhense nos anos de 70. Monografia (Llicenciatura em História) - São Luís, UFMA, 2005.

0 comentários:

LinkWithin