quarta-feira, 27 de abril de 2016

VÔTE... ESCUTA SÓ: HISTÓRIAS DA MPB – UMA MÚSICA E DUAS LETRAS

Sivuca


Provavelmente no ano de 1947 o extraordinário Sivuca, Paraibano de Itabaiana, compôs uma melodia que entregou pessoalmente para o poeta e compositor recifense de alma sertaneja, Ruy de Morais e Silva para que o mesmo colocasse a letra. Ruy se tornaria conhecido mais tarde por grandes sucessos como: Casaca de Couro eRosa, na voz de Jackson do Pandeiro, Casamento aprissiguido, com Ivon Cury, e Linda Brejeira, com Luiz Gonzaga. Passado algum tempo, Ruy concluiu a letra, que denominou de Amanhecendo, e entregou para Sivuca. “A música foi lançada no rádio e atingiu milhares de ouvintes. A Cantora lírica Terezinha Mendes, primeira esposa do sanfoneiro, recorda-se de entoar os versos de Amanhecendo no estúdio da Rádio Jornal do Comércio.” (Do livro, Sivuca e a Música do Recife de Flávia Barreto, filha de Sivuca e de Fernando Gasparini.)

O próprio Ruy, aqui na minha casa, numa tarde de sábado, na presença de vários amigos, contou-me que certo dia, enquanto fazia a barba diante do espelho, ouviu no rádio a letra composta por Chico Buarque, com o nome de João e Maria para a mesma melodia. Ficou surpreso e chateado pelo fato de Sivuca não ter comunicado que entregara a mesma melodia para outro compositor, no caso Chico Buarque. Ruy isentava Chico de qualquer responsabilidade no fato, pois achava que o mesmo desconhecia a letra anterior. Depoimento este confirmado por seu irmão Aristóteles de Morais.

Chico Buarque


Glorinha Gadelha, viúva de Sivuca, nunca aceitou esta versão de Ruy, dizendo que o mesmo havia feito a letra sem o consentimento do autor da melodia. Quem conheceu Ruy de Morais e Silva sabe que se tratava de uma pessoa séria e responsável, bem sucedido profissionalmente e reconhecido pela crítica e pelo público como grande compositor, portanto não precisava de expediente como este. Da parte de Sivuca, creio, sem nenhuma confirmação, que pode ter sido esquecimento, ou considerou que a música não havia conseguido o sucesso esperado com a letra de Ruy e fez uma nova tentativa, com Chico Buarque, por sinal, bem sucedida. Mais recentemente, Ruy de Morais e Silva recebeu uma bela homenagem por parte da cantora Haideé Camelo que gravou um CD totalmente dedicado à obra do compositor.


Ruy de Morais e Silva e Haideé

O relato deste fato tem apenas conotação histórica, sem pretensões de dizer qual a melhor versão, considerando que a de Chico Buarque fez sucesso nacional e a de Ruy não chegou a tanto, vindo a receber, muitos anos, depois uma belíssima interpretação de Nadja Maria. Pessoalmente, desconheço outra gravação.

0 comentários:

LinkWithin