segunda-feira, 25 de abril de 2016

CRIADOR DO PROGRAMA "ENSAIO", FERNANDO FARO MORRE AOS 88 ANOS EM SÃO PAULO

O produtor musical, jornalista e dramaturgo Fernando Faro morreu, aos 88 anos, na madrugada desta segunda-feira (25), em São Paulo, segundo confirmou a assessoria de imprensa da TV Cultura.

Ele estava internado havia três meses com insuficiência renal e desidratação. Nesta madrugada, teve uma parada cardiorrespiratória. O velório será no cemitério do Araçá, a partir das 9h, e a cerimônia de cremação está prevista para começar às 20h.
Ele deu início à carreira na TV como editor do jornal do Canal 5, da Organização Victor Costa - que mais tarde foi adquirida pela TV Globo. Além da TV Cultura, Faro teve passagens por canais como TV Tupi, Globo, Bandeirantes e Record. Chamado carinhosamente de Baixo, apelido que ganhou do radialista Cassiano Gabus Mendes, Faro foi o criador e diretor do programa "Ensaio", lançado em 1990, veiculado pela TV Cultura.

Sempre se dedicou à música e ficou conhecido pela inovação na abordagem dos entrevistados, cujos detalhes e expressões eram revelados em closes no programa TV de Vanguarda e Móbile. 

As mesmas técnicas passaram a ser usadas no "Ensaio", que nasceu em 1969 na TV Tupi e migrou para a Cultura na década de 1970 com o nome de "MPB Especial", antes de ser novamente rebatizado para o título original. 

O formato do "Ensaio" tem como característica principal o foco no entrevistado, sendo que o entrevistador sai de cena para que o convidado se destaque. 

"Eu acho que o entrevistador é um ruído. Mais que isso, é um barulho. Quando ele está lá, o depoimento fica dividido. Ora, se eu pergunto a um artista: 'Quando você nasceu?'. Ele começa a resposta dizendo 'eu nasci em tal lugar'. Logo, a pergunta deixa tudo redundante", disse Faro em entrevista ao jornal "Estado de S. Paulo" em janeiro de 2012.

Teve a oportunidade de entrevistar personalidades da música como Milton Nascimento, Tim Maia, João Gilberto, entre tantos outros. Foi o responsável, também, pelas primeiras participações de Caetano Veloso e Gilberto Gil na TV. Produziu shows para TV a nomes como Caetano Veloso, Chico Buarque, Gal Costa e Elis Regina. 

Filho do diretor Antônio Abujamra, morto há um ano, André Abujamra prestou homenagem a Faro. Em depoimento publicado no Instagram, ele lembrou da amizade dos dois. "Querido Baixo foi encontrar seu amigo Abu no céu! Fernando Faro, um homem maravilhoso nos deixa exatamente um ano após meu querido pai! Eles eram muito amigos e fizeram coisas muito maravilhosas na TV! Faro falava com seus olhos verdes! sabia tudo de música e gente! Querido Baixo fica a saudade", escreveu.

Apresentador do programa musical "Sr. Brasil", da TV Cultura, Rolando Boldrin também se despediu do produtor. "Hoje a TV brasileira perde um grande profissional. Nosso querido amigo Fernando Faro. A musica Brasileira perde a sua maior referência, e o céu ganha um anjo da nossa música", disse no Facebook.

Faro nasceu em Aracaju (SE) e, com a morte do pai, se mudou com a mãe quando tinha dois anos para Salvador (BA). Ele mudou-se para São Paulo a fim de estudar Direito na USP, no largo São Francisco, mas desistiu e começou a trabalhar para o jornal "A Noite". Levou peças de teatro para a Rádio Cultura no programa "Ribalta", antes de migrar para a TV Paulista. 

Ao completar 80 anos, em 2007, Faro foi homenageado pela Fundação Padre Anchieta com um livro biográfico, intitulado "Baixo".


Fonte: UOL

0 comentários:

LinkWithin