segunda-feira, 25 de abril de 2016

LUIZ AVELLAR, 60 ANOS


Começou a tocar piano ainda menino. Aos 20 anos de idade fez um curso de orquestração em Nova York.

Atuou como pianista e arranjador em discos de Djavan, Gal Costa, Milton Nascimento e Simone. Tocou com Vitor Assis Brasil, Hélio Delmiro, Wayne Shorter, Toots Thieleman e Billy Cobban. 

Foi responsável por alguns famosos temas publicitários como o do Free Jazz Festival e o da Big Coke. Gravou sete discos solo, compõe para o cinema e se apresentou em concertos ao lado do percussionista Airto Moreira e da cantora Flora Purim na Europa e EUA.

Em 1985, participou do LP “High Life” (Musician/WEA).

Em 2000, apresentou-se, com Nico Assumpção (baixo) e Kiko Freitas (bateria), gravado ao vivo no Mistura Fina (RJ). O espetáculo foi gravado ao vivo, gerando o CD “Luiz Avellar, Nico Assumpção e Kiko Freitas tocando Victor Assis Brasil”. Nesse mesmo ano, lançou o CD “Luiz Avellar em Movimento" (Savalla Records), contendo suas composições “Pierrot no frevo”, “A bailarina”, “Eric e Vivian”, “Feliz”, “Tango n.º 1”, “Valsa”, “Do outro lado do mundo”, “Paisagem de Ipanema” e “Tango n.º 2”. Em 2002, gravou o CD “Caminho das Bandeiras”, contendo suas composições “Encontro das águas”, “Içando emoções”, “A terra vista”, “Mata virgem”, “Pindorama”, “Atlântico azul”, “Emboaba” e “A aldeia somos nós”, além da faixa-título. Também em 2000, participou do disco “Mar de mineiro”, de Nelson Ângelo.

Em 2003, apresentou-se, ao lado de Ricardo Silveira, no Teatro Leblon (RJ), interpretando canções de Milton Nascimento. O show gerou o CD “Luiz Avellar e Ricardo Silveira ao vivo tocam Milton Nascimento”, lançado no ano seguinte.

0 comentários:

LinkWithin