sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

...NEM PÁSSAROS, NEM FLORES; APENAS CORES! ESSE É O MUNDO CARMESIM DA DANI....



Entre outros significados, o carmesim é um tom de vermelho forte, brilhante e profundo, combinado com algum azul, do qual resulta um certo grau de púrpura. Para Dani, uma cantora e compositora pernambucana, esse significado caiu em cheio para exemplificar o seu som. Ela é tão intensa quanto às cores que compõem em suas letras e quando percebemos seu mundo particular, somos tomados por suas provocações e por seus delírios e rapidamente tomamos parte em suas canções cheia de cores, toques e sabores vibrantes. Embalados por sua voz que nos tinge a alma com o mais intenso carmesim, nos tornamos ainda mais transitórios e um pouco menos infelizes.

Em sua infância, desde que tomou pra si a beleza da música, sempre dizia que queria ser artista, mas sem nenhuma noção de que enveredaria para o mundo da música, embora, a brincadeira preferida fosse cantar, dublar cantores famosos e fazer suas próprias letras. Sempre gostou muito de escrever e, a princípio, achava que escrevia meros pensamentos "flutuantes" ou mesmo poesias, mas, foi aos 14 anos que teve certeza de que eram letras de músicas, então, decidiu comprar aquelas revistas de violão e aprender sozinha a tocar. Foi aí que a história engrenou de verdade porque com o que aprendeu começou a dar melodia, ritmo e cifras às suas letras. Desde então não parou mais e hoje, já tem mais de 300 músicas de estilos e temas variados. 

Em 2004 resolveu montar uma banda com os amigos de bairro, chamada "Efeito Carmesim", de onde ganhou o nome. Depois disso ficou fazendo voz e violão em alguns bares e participou de algumas bandas até formar o seu atual projeto solo, contando com o apoio de Rafael Bandeira (guitarra), André Williams (baixo), Celso (bateria) e Fernando Soares (produção), músicos que a acompanham e completam perfeitamente sua voz marcante com referências “rockeiras” até mesmo nas mais suaves das baladas e que foram fundamentais para a produção e lançamento do seu primeiro EP, Devaneios (2011), do Tratamento de Choque [Desconstruindo a Imagem Ideal] (2012) e do seu primeiro CD, Das Tripas Coração (2015), recentemente lançado virtualmente. Trabalhos totalmente autorais e independentes que lhe renderam convites para tocar em eventos como o Escambo Coletivo, Festa da Emancipação Política da Cidade do Paulista, Paulista Mais Cultura, Recife Rocks Festival, Som do Recife, Som de Casa, Festival Vitrine, Arraial Tomazina, Recife Lo-Fi, Munguzá Sonoro (Triunfo/PE), Grito Rock João Pessoa, entre outros.

Em suas letras fortes e expressivas ela encontrou uma forma de poder se fazer ouvir por todos e mostrar que é através dos sentimentos que somos impulsionados a tomar atitudes que vão compondo nossa vida, nossa história e que também acaba por compor a vida e a história de outras pessoas próximas a nós. Portanto, se ninguém é feliz com o que tem, Dani Carmesim tem nos dado música, e se temos música, um pouco mais felizes somos. E assim tem sido. 



EP 2011 - Devaneios

O primeiro EP foi gravado e produzido por Fernando S. na Home Studio Área 51. Devaneios é um trabalho independente, autoral e marca o início da carreira solo da cantora.

Esse EP tem as letras mais doidas que eu já compus na vida porque todas são sonhos que viraram músicas. Muitas delas como Quimera e Devaneios, por exemplo, eu acordei do sonho no meio da noite pra escrevê-las, então, Devaneios na verdade é um diário de sonhos transformado em canções e eu acho que esse fato dá um toque especial nele além de marcar meu início a frente de um projeto levando o meu nome.” (Dani Carmesim)






EP 2012 - Tratamento de choque (Descontruindo a imagem ideal)

O EP foi gravado na Home Stúdio Área 51 com a produção de Fernando S. e contou com a participação fundamental do André Williams (baixo), André Oliveira (guitarra) e Celso (bateria), músicos que acompanham a cantora desde o lançamento do seu primeiro EP, Devaneios (2011). O novo EP também teve as participações mais que especiais dos músicos convidados: Gabriel Salam (percussão) e Balu (trompete e flugelhorne).

Nesse novo trabalho, mais amadurecido, as letras da compositora estão todas baseadas no conceito da Desconstrução de Ideais Perfeitos e do Choque, não no sentido de tortura, e sim com o intuito de dar uma sacudida e um despertar para a realidade. 

"Levei em consideração o sentimento de desconstrução, mas não quis levar muito pra um debate belo e feio, preferi trabalhar esse conceito pensando em personas, então tem dois perfis, um da desconstrução que mostra o lado sério da vida e da realidade cruel em que vivemos e que está expresso nas letras através de conselhos, recados e reflexões e outro mais doce, porém, com um travo de fel, que mostra nas MELODIAS a grandeza da simplicidade do cotidiano diante da velocidade do mundo moderno e que, associada a esse RITMO, une sentimentos, cores e sensações, construindo e desconstruindo através da HARMONIA, o equilíbrio entre o caos e beleza das coisas comuns”. (Dani Carmesim)


Das tripas coração (2015)

O novo CD que contém dez faixas autorais foi gravado de forma independente na Home Stúdio Área 51 com a produção de Fernando S., André Williams e da própria Dani Carmesim e contou com as participações mais que especiais dos músicos convidados: Walter Poeta (Gaita), Fabiano Carvalho - DJ Zero (Scratchs) e André Balbino (teclado). Todas as artes do novo álbum são assinadas pelo artista Ganjarts Pessoa.

Nesse novo trabalho, mais ousado e com um toque de experimentação de ritmos, a compositora traz em suas letras a realidade do seu dia a dia à tona.

Das Tripas Coração é o CD mais autobiográfico que já fiz, esse título resume todo o meu dia a dia, a minha luta diária para conseguir realizar desde um simples ensaio até o lançamento físico de um novo álbum, tudo isso de forma independente, contanto apenas com o apoio dos amigos e incentivadores e claro, a custa de muito suor próprio. O que eu tento mostrar mesmo com esse novo CD é que mesmo sem ter os melhores recursos, com orçamento curto, tirando tudo do próprio bolso e as vezes até deixando de sair ou de comprar alguma coisa pra investir no meu trabalho artístico, eu dou o meu sangue por isso com muito amor. Eu faço das tripas coração porque eu nasci pra música e a música já nasceu em mim.” Dani Carmesim


Contatos

Fone/WhatsApp: (81) 98617-3553 (Daniella) / 98869-9353 (André)


Redes Sociais:




Twitter: @danicarmesim

Instagram: @danicarmesim


Loja On-Line:


Download:

Das Tripas Coração (2015): 

Tratamento de Choque [Desconstruindo a Imagem Ideal] – 2012: 

0 comentários:

LinkWithin