sábado, 9 de fevereiro de 2013

JOTA MICHILES, 70 ANOS

Dentre os compositores contemporâneos de frevo, Michiles é sem dúvida um dos nomes mais expressivos e assina sucessos diversos do repertório de diversos nomes da MPB. Ao longo desse mês o compositor aniversaria e hoje prestamos esta singela homenagem.

Por Bruno Negromonte



Nascido na cidade do Recife a 4 de fevereiro de 1943, José Michiles da Silva é sem dúvida alguma um dos compositores mais expressivos do carnaval pernambucano. O artista que além de compor também é artista plástico. é formado em história e chegou a atuar como educador em algumas escolas do estado de Pernambuco, dentre elas o Colégio Estadual Rodolfo Aureliano, em Olinda, por 10 anos e de modo paralelo aos seus trabalhos como professor, compunha. Só abandonou as salas de aula em 1991 , quando dedicou-se exclusivamente a composição.

Começou a escrever seus  primeiros versos aos 12 anos e de lá pra cá não parou mais; e apesar de ser notoriamente conhecido como compositor de frevo tem em seu currículo canções em diversos ritmos, desde maracatu, coco, forró até jingles para campanhas publicitárias e políticas.

Sua carreira  teve início quando teve o bolero "Você me maltratou" gravada pelo cantor Victor Bacelar, 1962. Dois anos depois resolveu arriscar a sorte no Rio de Janeiro. Aos 22 anos viajou e ficou hospedado na casa do famoso tio, que além de ser cantor já tinha se consagrado no sudeste como um artista campeão de vendagem de LP's. Esse tio famoso, era o cantor também pernambucano Orlando Dias, nome artístico de José Adauto Michiles, Nessa época em que esteve na "cidade maravilhosa", Jota teve a oportunidade de ter uma de suas composições gravada pelo grupo vocal Golden Boys. Foi com o calypso "Não quero que tu chores" (versão para a música dos Beatles, I Wanna Hold Your Hand) que Michiles de fato deu início a trajetória de compositor de sucesso, tendo canções gravadas por diversos nomes de nossa MPB, dentre eles Dominguinhos, Fafá de Belém, Claudionor Germano, Amelinha, Geraldo Azevedo, Elba Ramalho e Alceu Valença, este, um dos seus intérprete mais constante.

Dois anos depois, em 1966, o compositor já estava de volta a sua cidade natal e resolveu participar do concurso "Uma Canção para o Recife" e nele tirou primeiro lugar com o frevo-de-bloco "Recife, manhã de sol" interpretado pelo cantor Marcus Aguiar e posteriormente gravada por seu tio.

Vencer esse concurso em primeiro lugar foi o marco mais importante na carreira do compositor Jota Michiles, então um jovem com 23 anos que conseguiu desbancar os dois maiores compositores de frevo do estado: Capiba e Nelson Ferreira. De quebra ainda venceu uma composição do multifacetado Ariano Suassuna.



Essa alavancada o fez participar dos concursos de música promovidos pela Rádio Clube de Pernambuco, TV Tupi e TV Jornal do Commercio (Canal 2).

Depois dessa exitosa experiência continuou a conciliar a carreira como professor da rede estadual de Pernambuco com a vida de compositor e chegou a escrever diversos sucessos interpretados principalmente pelo cantor e compositor Alceu Valença, dentre esses sucessos estão: "Bom demais" (1986), "Me segura Senão Eu Caio" (1987), "Roda e avisa" (composição com E.Rodrigues) (1989). "Diabo Louro" (1994) e "Vampira" (2005).


Apesar de suas canções serem mais conhecidas na voz de Alceu Valença, Michiles emprestou suas canções a artistas como Fafá de Belém (Fazendo Fumaça, Forró Fogoso e Negue), André Rio (Queimando a Massa e Babado da Morena), Claudionor Germano (Queimando a Massa), Banda Pinguim (Queimando a Massa), Nádia Maia (Espelho Doido), Novinho da Paraíba (Forró Fogoso) e Coral do Bloco da Saudade (Sonhos de Pierrô, Obrigado Criança e Bloco da Saudade), Dominguinhos (Estrela Gonzaga), entre outros nesses mais de 50 anos de carreira.

Michiles conseguiu sintetizar de modo único a sua obra em 1997, quando colocou no mercado o álbum "Asas do frevo - O carnaval de Jota Michiles", comemorando 45 anos de composição. Um disco onde estão presentes grandes nomes da nossa música popular brasileira e é repleto de momentos antológicos.




Asas do Frevo - O carnaval de J. Michiles (2007)

Faixas:01 - Abertura (Vitor Michiles)
02 - Saudando O Brasil (Daniela Mercury)
03 - Recife nagô (Chico César e Naná Vasconcelos)
04 - Fazendo fumaça (Fafá De Belém)
05 - Vampira (Silvério Pessoa)
06 - Folia Do Galo (Gustavo Travassos)
07 - Roda e avisa (Elba Ramalho)
08 - Queimando a massa (Claudionor Germano)
09 - Recife manhã de Sol (Maria Bethânia)
10 - Pernas pra que te quero (Geraldo Azevedo)
11 - Virando aagaço (André Rio)
12 - Ponta da pata (Almir Arouche)
13 - Diabo louro (Alceu Valença)
14 - Babado da morena (Louro Santos)
15 - Me segura senão eu caio (Lula Queiroga)
16 - Bom demais (Geraldinho Lins)
17 - Espelho doido (Amelinha)
18 - Ribombo (Walmir Chagas)
19 - Sonhos De Pierrô (Antonio Nóbrega)
20 - Capibaribe (César Michiles, Spok Frevo Orquestra e Dominguinhos)

0 comentários:

LinkWithin