sábado, 9 de fevereiro de 2013

O JAZZ E O BLUES PEDEM PASSAGEM NO CEARÁ



O Festival

Tem gente que acredita em sorte, destino e números cabalísticos. Pode-se acreditar em tudo isso e muito mais, porém, sem boas ideias, conhecimento e dedicação, não é fácil chegar onde se quer. O Festival Jazz & Blues chega à mais uma edição com um histórico de sucesso e reconhecimento pelo trabalho sólido e harmonioso que transformou e ampliou o conceito de Carnaval no Nordeste do Brasil. 

À frente estão a jornalista e mestra em Sociologia Maria Amélia Mamede e a antropóloga Rachel Gadelha, da Via de Comunicação e Cultura. Já na criação da empresa, há 16 anos, alimentaram o sonho de oferecer aos cearenses e visitantes uma opção diferente para o Carnaval, por mais improvável que pudesse parecer, por tratar-se do país do Carnaval e do Ceará, importante destino turístico pela beleza de suas praias e sol o ano inteiro. O cenário escolhido foi Guaramiranga, uma pequena cidade serrana, um pedaço de Mata Atlântica a 865 metros de altitude, com muito verde, cachoeiras e clima ameno, no cálido Ceará, a apenas 110 quilômetros da capital Fortaleza e hoje com aproximadamente 6.400 habitantes. 

O sonho se concretizou e desde 2000, aos palcos do Festival sobem grandes nomes locais, nacionais e internacionais em shows memoráveis. Há ainda em cada edição encontros informais, conversas e ensaios abertos, promovendo a proximidade do público com seus ídolos da boa música instrumental. 

De lá pra cá, o Festival foi crescendo, tomando forma, expandiu-se para outras cidades no Estado e consolidou-se também na capital. Levando o jazz e blues a espaços diversos de Guaramiranga durante o Carnaval, depois da quarta-feira de cinzas em Fortaleza e em Sobral. 

Antes do Festival, o projeto Na Trilha do Jazz & Blues tornou-se uma tradição em Fortaleza, com uma programação semanal em diversos bares e casas noturnas, antecipando o clima jazzístico que marca os dias do evento na serra.

A formação também se tornou uma constante antes e durante o período de Festival na serra. Nos meses que o antecedem, oficinas no interior do Estado e residências artísticas contribuem para a capacitação de jovens instrumentistas cearenses, estimulando a formação de novas bandas e ampliando, assim, a difusão do jazz e do blues e a geração de novas oportunidades de trabalho no mercado da música.

O Festival Jazz & Blues é hoje respeitado e reconhecido dentro e fora do Brasil e mundo afora. Ao longo desses anos vem mostrando o valor da diversidade cultural de nosso povo e conquistando a simpatia de músicos, público, imprensa, patrocinadores e todos que compõem o circulo virtuoso e produtivo do segmento musical.



Quando o carnaval chegar

No carnaval, a programação em Guaramiranga começa no período da tarde. O público tem a oportunidade de interagir com os músicos durante os ensaios abertos. Grandes nomes conversam com a platéia e dão uma prévia do que vai acontecer durante o show, no Café no Tom. Ao pôr-do-sol, acontecem apresentações gratuitos, democratizando a programação do festival para todos que escolheram a cidade como refúgio no carnaval.

Toda a programação durante o dia é gratuita, como forma de democratizar o acesso de todos ao Festival Jazz & Blues, com excessão dos shows das 21h30. Moradores, visitantes, músicos profissionais, amadores, crianças ou adultos podem participar de oficinas de música, além de ter a oportunidade de uma maior proximidade e interação com grandes músicos nos ensaios abertos e, ao final da tarde, se deleitar com bons shows gratuitos de jazz, blues e música instrumental.

À noite acontecem os shows em espaços fechados e, depois da meia-noite, é tudo festa com as Jam Sessions, onde músicos renomados dividem o palco com jovens músicos, em shows de improvisos de jazz e de blues.


Confira a programação completa clicando AQUI.



Ficha Técnica

DIREÇÃO
Maria Amélia Mamede
Rachel Gadelha

COORDENAÇÃO GERAL
Helena Colaço

EQUIPE DE PRODUÇÃO
Fernanda Wilza
Giselle Machado
Joelma Freitas
Helena Cezar
Marcíria Pimentel
Raíra Araújo
Marcia Sonsol
Beth Araújo
Jouse dos Santos
Andréa Feijão
Luciana Mesquita
Alexandre Silva
Luiz Carlos Mamede (Dominguinhos)
Melissa Campos
Luciano Araújo (Luti)

COORDENAÇÃO DE TRANSPORTE
Roldão Neto – Trilha do Sol

COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO
Nefertith Andrade

COMUNICAÇÃO – REDES SOCIAIS
Lucas Benedecti
Naiana Gomes 

APRESENTAÇÃO
Helton Ribeiro

DIREÇÃO DE PALCO
Jones Cabó

ROADIES
Francisco Otávio (Chicão)
Márcio Farias

COORDENADOR PEDAGÓGICO
Gerardo Viana

LOJA OFICIAL
Claudiana Cordeiro

ILUMINAÇÃO
SS Iluminação

SONORIZAÇÃO
Somatéknica

TV JAZZ
Rede Brasil

FOTOGRAFIA
Chico Gadelha
Alex Sousa (assistente)

WEBMASTER
Briba Design

ASSESSORIA DE IMPRENSA
Dégagé

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO
Aldeia Propaganda

PRODUÇÃO DE VT
Polegar Opositor

EQUIPE DE GUARAMIRANGA
Francisco de Assis Constantino filho
Margarida Nasou Lopes de Lima
Ana de Oliveira
Juliana Ferreira
Verônica
Francisco Adriano
Berg Alves
Ivan Valentim da Silva
Érika Bandeira
Isabel Ferreira
Maria Valdenora Moreira Vieira
Rita Maria Alves da Silva
Francisco Arilson
Deocleciano Pereira
Francisca Minele Tiodosio
Francisco Marcelo Todosio de Sousa
Daniel Jacó
Rodrigo de Sousa Soares
Francisca Erilene
Francisco Ilcon da Silva
Petona
Claudemir de Souza
Antonio Marcos L. Ramos
Gustavo Alves Lopes
José Carlos Alves Constantino
Elton Rebolsas da Silva
José Alves de Abreu Junho
Cláudia Helena de Sousa Menezes
Sâmia Lucia

AGRADECIMENTOS
AGUA – Assoação dos Amigos da Arte de Guaramiranga
UECE – Universidade Estadual do Ceará
ECOA – Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes
SEDUC – Secretaria da Educação do Estado do Ceará
SECULT – Secretaria da Cultura do Estado do Ceará
CDMAC – Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Grupo C. Rolim
Prefeitura de Pacoti
Projeto na Trilha do Jazz & Blues
Degusti Bar e Restaurante
Café Pagliuca
Kebab - House Bar & Kebaberia

0 comentários:

LinkWithin