segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

GLAUCIA NASSER, 50 ANOS

2000 - Iniciou aulas de Canto Lírico em Belo Horizonte – MG

2002 - Começou a produção do seu primeiro CD Glaucia Nahsser – independente.

2003 - Lançamento do primeiro CD.
A gravadora Putumayo descobre, por meio de um de seus pesquisadores, o trabalho de Glaucia e se interessa pela faixa Lábios de Cetim, convidando-a para fazer parte da coletânea Acoustic Brazil ao lado de grandes nomes da MPB. O selo novaiorquino é o mais importante da World Music.
Glaucia faz shows pelo Brasil.

2004 - Lançamento da coletânia Acoustic Brazil e gravação do segundo CD Bem Demais.
Aperfeiçoamento vocal com a Dra. Silvia Pinho – SP.
Realização de uma série de shows conhecidos como Show sob Medida.

2005 - Produção do segundo CD.
Glaucia cumpre agenda de shows nas principais capitais e interior do país.

2006 - Lançamento do segundo CD Bem Demais. O lançamento deste CD movimentou a mídia impressa e eletrônica. Durante todo o ano a cantora divulgou o trabalho em shows e programas de rádio e televisão.
Distribuição de CD Single com a música de trabalho Balanço Zona Sul em versão original e versão remixada por Marcelinho DaLua (Bossacucanova).
Distribuição de outro CD Single com versões da música Urgente: uma versão original e outra ao vivo, gravada durante show no Teatro Alterosa em Belo Horizonte.
Lançamento do Videoclipe “Balanço Zona Sul” produzido pela Chaplin Cinema e dirigido por Maurício Eça. Este videoclipe foi veiculado em todos os aeroportos do Brasil, nas aeronaves da TAM e também em vários canais de televisão.
Glaucia Nasser canta pela primeira vem no palco do Canecão.
É também em 2006 que Glaucia Nasser começa a compor as suas primeiras melodias.

2007 - Temporada de shows pelo Sul do país (Florianópolis/Curitiba/Porto Alegre) abrindo os shows do cantor Flávio Venturini no lançamento do CD Canção sem Fim.
Participação no projeto Álbum Duplo – SESC Pompéia – cantando músicas do álbum Clube da Esquina ao lado de Beto Guedes, Tavito, Alda Resende, Érika Machado e Júlia Ribas.
Volta a se apresentar no palco do Canecão, convidada para participar do projeto: Aqui se escreve a música brasileira – Canecão 40 Anos, cantando com Anna Luisa e Edu Krieger.
Em julho inicia a gravação do terceiro CD, autoral.
Finaliza a gravação e a masterização do novo CD.

2008 - Lança, em fevereiro, o seu terceiro CD de carreira e primeiro autoral, A vida num segundo.
Grava o clipe Vida em Cena em Belo Horizonte.
Estreia, em abril, o show de lançamento do novo CD e cumpre agenda de shows no Brasil.
O jornalista e crítico musical belga Daniel Achedjian entrevista Glaucia Nasser em seu programa sobre MPB, em Bruxelas.
A artista encerra com seu show, em dezembro, o projeto Quartas Musicais 2008.

2009 - O CD A vida num segundo entra para a lista dos 20 melhores CDs de 2008.
Em março o filme O Visitante (que recebeu uma indicação ao Oscar 2009 na categoria Melhor Ator) estréia no Brasil e a música de Glaucia na trilha sonora do filme é notícia nos sites Cineclik e Yahoo Cinema.
Vence o prêmio Quartas Musicais em duas categorias: Cantora Revelação e Melhor Música, com Amor Fugaz.
Lançamento, em abril, do remix de Amor Fugaz feito por Paulo Jeveaux.

2011 - O jornal Estado de Minas destaca, em 05/03, o novo disco da cantora. Kiko Ferreira escreve que a artista está “no caminho certo”. Link disponível no site da cantora.
O Jornal Super Notícia destaca o novo álbum de Glaucia Nasser, em 30/03, como o “CD da Semana”.
A artista apresenta o novo show no Bourbon Street - São Paulo, em 29/03.
Glaucia Nasser lança o CD Vambora no Chevrolet Hall - Belo Horizonte, em 01/04.
A Revista Rolling Stone comenta o novo CD da cantora, em 29/04. A respeitada publicação afirma que: “Glaucia Nasser vem desenvolvendo um interessante trabalho que junta diversos elementos sonoros da música brasileira”.
O Jornal Estado de Minas publica, em 29/04, entrevista da artista concedida ao jornalista Ailton Magioli.
A TV Cultura exibe no programa Metrópolis, em 10/05, uma entrevista de Glaucia Nasser, concedida ao jornalista Cadão Volpato.
Glaucia Nasser é entrevistada no Programa do Jô, em 21/06. A artista também fez a abertura do programa, apresentando uma das canções do seu novo CD.
Em 08/07 a artista se apresentou em São Paulo no Café Paon – palco de grandes nomes da nossa música.

Glaucia Nasser por Glaucia Nasser

Todas as vezes que li uma biografia minha escrita por outra pessoa, senti que algo faltava. Os dados estavam todos ali, assim como as coisas que eu tinha feito e "acumulado" ao longo da minha vida, mas, ainda assim, eu não me sentia ali.Talvez por acreditar que uma pessoa é o somatório daquilo que sente e não somente daquilo que faz. Muitas vezes fazemos tanto, mas nosso coração nem sempre está em tudo. De certa forma, fazemos por que foi assim que aprendemos a viver. Enfim, as biografias que eu li refletiam meus feitos, mas não meus sentimentos e foi por isso que aceitei o desafio de escrever a minha biografia e assim poder falar sobre o que sinto e sobre quem sou.

Nasci numa cidade do interior de Minas Gerais, Patos de Minas, e sempre quis ser artista. Quando criança era apaixonada por Regina Duarte e Eva Wilma, as duas atrizes que mais me marcaram. Assistia as novelas e depois criava meus próprios personagens com os quais passava o tempo. Era uma deliciosa sensação. Na música adorava ouvir Raul Seixas e, um pouco mais velha, já perto da adolescência, imitava Gal Costa. Ouvia, ainda, Elis Regina, Maria Bethânia, Elba Ramalho, Amelinha, Milton Nascimento, 14 Bis e bandas de rock internacionais como Yes, Genesis e Supertramp.

Fiz muitas coisas antes de ser cantora e compositora. Mas nada fiz com tanta alma, com tanta vontade. Minhas músicas autorais refletem minha história de vida. Meus sentimentos, meus feitos, meus desejos, meus limites, buscas, contradições e continuarão a refletir isso, pois só assim me sinto inteira, cantando.

Na adolescência cantei em festivais e pequenos shows. Fui chamada para fazer um teste em uma gravadora profissional, mas naquele momento tive que adiar meus planos. Voltei a cantar numa banda de baile da minha cidade. Durante dois anos fiz aula de canto lírico e popular em Belo Horizonte que fica a 400km da cidade onde morava, mas minha vontade de cantar era tanta que eu enfrentava esses 400kms para fazer minhas aulas.

Em 2002 conheci Anísio Dias e começamos o projeto do meu primeiro CD – Glaucia Nasser - gravado em Belo Horizonte, com produção de Renato Motha. No repertório desse CD está a música Lábios de Cetim que foi escolhida pelo selo Putumayo para compor a coletânea de MPB, Acoustic Brazil, lançada em 2005. Essa faixa foi escolhida também para a trilha sonora do filme americano The Visitor, do conhecido diretor Tom McCarthy.

Quando gravei o primeiro CD eu não tinha a menor ideia dos caminhos que deveria seguir para me tornar uma cantora bem sucedida. Fatos como a minha música ter chamado a atenção do maior diretor da world music e também de um premiado diretor de cinema americano eram sinais de que eu poderia conseguir. Eu já sabia que a música é o que mais amo fazer e decidi, definitivamente, colocar o pé na estrada. Em 2006 lancei meu segundo CD, Bem Demais, produzido por Sérgio de Carvalho. No repertório, canções inéditas de Ivan Lins, Paulinho da Viola, Carlinhos Vergueiro e Isabela Taviani, além de releituras de Gilberto Gil e Pato Fu. A música Balanço Zona Sul, de Tito Madi, ganhou nova versão e também um remix que foi gravado em vídeoclipe.

Em 2007 me redescobri compositora. As canções que cantava na infância e a memória musical do jazz de Ella Fitzgerald e Sarah Vaughan me ajudaram a compor minhas músicas, “scateando” improvisos a partir das minhas inspirações melódicas. No inicio, eu mesma não acreditava que era possível compor assim. Depois, cheguei à conclusão que não podia descartar uma inspiração melódica por não saber tocar um instrumento.

Em fevereiro de 2008 lancei A vida num segundo, meu terceiro disco de carreira e primeiro autoral. Um CD no qual cada um colocou todo o seu talento. Fizemos um trabalho de banda de garagem, onde todos interferiram nas levadas, nos arranjos de seus instrumentos. Foi delicioso fazer isso e ver todos envolvidos em um trabalho nosso, não apenas meu.

2012 - Ninguém sabe ao certo onde começa uma canção. Se é a letra que vem primeiro, se é a melodia. Surge um tema na cabeça do autor, será assim? Ou de repente ele assovia ao acaso e descobre a música certa pro seus versos?

Vida de artista também é assim, não tem começo programado. Há quem receba o talento de herança, há quem seja o primeiro em gerações a se meter com alguma arte. Há quem se construa como artista, escolhendo a arte por caminho e talhando em si mesmo a vocação que o berço lhe negou. E há quem se descubra artista assim do nada, de repente, como quem recebe uma benção em forma de dom.

Glaucia Nasser já se sabia artista desde menina, desde antes de saber que sabia. O pai cuidava das festas da pequena cidade mineira onde ela nasceu e se criou. Do colo do pai, viu sua terra receber os shows de Jair Rodrigues, Roberto Carlos, Chico Buarque. Não é à toa que, ao mesmo tempo, já se fazia de cantora no Jardim de Infância.

Mas quem disse que vida de artista é simples? Muitas vezes o destino inventa um labirinto entre o artista e sua arte e, nesse caminho, muitos talentos se deixam ficar na estrada. A menina que viveu tão de perto a música de seu país cresceu vendo seus passos se afastando das pegadas da cantora que ela sempre soube que seria.

Mas se o tal labirinto afastou a artista da arte, por outro lado ajudou a moldar a personalidade de uma mulher determinada e, mais que tudo, capaz de se entregar em tudo o que faz. E quando o seu caminho finalmente encontrou o caminho da arte, Glaucia já era uma pessoa pronta pro desafio de soltar a voz e se revelar através de seu canto e de suas canções.

De lá pra cá, quatro CDs, inúmeros shows, prêmios, elogios, indicações, aplausos. E também dificuldades, dúvidas, ansiedades, críticas, questionamentos. Enfim, tudo o que forma e dá consistência a uma vida de artista.

Glaucia Nasser nasceu em Patos de Minas, Minas Gerais. Mãe de dois filhos, cantora, compositora. De sua religiosidade bem particular, tira forças e inspiração para sua caminhada artística. Artista em dedicação integral, envolvida em tantos projetos quantos caibam nas 24 horas de cada dia, não tem a ingenuidade de acreditar que a música pode mudar o mundo. Mas tem certeza de que pode ajudar a mudar.

Alexandre Lemos


Discografia Oficial


Glaucia Nasser (2003)

Faixas:
01 - Lábios de Cetim
02 - Distraído
03 - Antena
04 - Recados do Coração
05 - Porta da Noite
06 - Aquele Olhar
07 - Infância
08 - Agosto
09 - Zé Feliz
10 - Cadeira de Balanço
11 - Saudade na Varanda
12 - Via-Lume
13 - Girassóis


Ficha Técnica:
Produção Musical: Renato Motha
Arranjos: Renato Motha e Mauro Rodrigues
Coordenação de produção: Maurício Saturnino
Estúdios: Via Sonora e Polifonia
Técnicos de Gravação: Wilson Brina e Demerval Filho
Masterização: Ricardo Garcia
Fotos: Farnésio Porto
Projeto gráfico: Agência Dez



Bem Demais (2006)

Faixas:
01 - Urgente
02 - Pretensão
03 - Verdadeiro amor
04 - Bem demais
05 - Canção para um grande amor
06 - Sobre o tempo
07 - Depois daquele olhar
08 - Balanço zona sul
09 - Drão
10 - Escândalos de luz
11 - Voa
12 - O luar vai me dizer


Ficha Técnica:
Direção artística e produção musical: Sérgio Carvalho
Assistente de Produção: Margaret Pereira
Direção de Marketing:Carlos Alberto Pires
Gravado e mixado no Estúdio Discover - RJ
Técnicos de gravação: Rodrigo Lopes, André Coelho e Rodrigo Duarte
Auxiliares de gravação: Gabriel Arbex e Pedro Quintaes
Mixado por: Guilherme Reis
Masterizado por: Ricardo Garcia no Magic Master Studio
Projeto Gráfico: Leo Fróes
Fotos: Jefferson Mello



A vida num segundo (2008)

Faixas:
01 - Basta Sentir
02 - A Vida Num Segundo
03 - Vida em Cena
04 - Introdução a Clareia
05 - Clareia
06 - Estação Sol
07 - Sambista Bom
08 - Amor Fugaz
09 - Dois a se Amar
10 - Diário
11 - Louca Aventura
12 - Povo do Brasil
13 - No Tom da Terra
14 - Tornar a Ser

Ficha Técnica:

Produção Musical: Glaucia Nahsser e Luiz Enrique
Coordenação De Produção: Denio Costa
Produtor Executivo: Paulo Henrique
Gravação Estúdio: Serrassônica
Técnico De Gravação: Christiano Caldas e Enrico de Paoli
Mixagem: O Incrível Mundo – Enrico de Paoli
Masterização: O Incrível Mundo – Enrico de Paoli
Arranjos: Luiz Enrique com a colaboração de todos os músicos
Arranjos: Cordas Nilton Moreira Arranjos: Sopros Marcelo Rocha
Fotos: Dani Dacordo
Make Up: Alle Arruda / Valéria Rodrigues
Stylist: Toschkovich
Assessoria de Imprensa: Ciranda Comunicação
Assessoria de Marketing: Zeca Fernandes
Locação: Rio Scenarium e Jardim Botânico
Projeto Gráfico/Direção de Arte : Tecnopop


Vambora (2010)


Faixas:
01 - Canto, logo existo
02 - Malandra
03 - Olhar de prata
04 - Quebradeira
05 - Pensando em você
06 - Vambora
07 - Daqui pra frente
08 - Roda
09 - Le le ô
10 - O começo do infinito
11 - Quem falou?
12 - Mais uma vez

Ficha técnica:
Direção: André Abujamra
Produzido por: Márcio Nigro
Coproduzido por: Glaucia Nasser
Direção Artística: Juliana Funaro
Produção Executiva Fabiana Andrade e Camila Carnicelli
Gravado nos estúdios NaCena e Chez Nigro’s em 2010 por Maurício Gargel
Mixado: Estúdio do Mosca por Ricardo Mosca
Masterizado: Classic Master por Carlos Freitas
Arranjos de base: Márcio Nigro com exceção de “Mais uma vez” com arranjo coletivo de Sérgio Carvalho, Pedro Ito,
Conrado Goys, Moisés Alves, Glaucia Nasser e Márcio Nigro
Gravado do NACENA e OCA
Fotos: Marcos Hermes
Design: Retina 78

0 comentários:

LinkWithin