terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

MARAVILHANDO-SE COM RICARDO MACHADO

Abordando o repertório de uma das maiores lendas do rhythm and blues (R&B),  o mais recente projeto musical do cantor e compositor Ricardo Machado já encontra-se na fase de produção gráfica.

Por Bruno Negromonte


Várias são as etapas na elaboração de um disco. São fases que vão desde a pré-produção (onde são definido os arranjos, a estrutura, timbres, tonalidade, andamento das músicas é definido), passando pela produção (gravação), pós produção (onde são feita as edições necessárias, além de gravações adicionais), mixagem (onde, em síntese, são feito os ajustes de volume da instrumentação e das vozes) até a masterização (fase final onde as músicas já mixadas são trabalhadas para obter uma homogeneidade tanto em volume entre as músicas quanto em equalização geral). O novo projeto do cantor e compositor carioca já está masterizado e encontra-se em uma das últimas etapas antes de chegar as prateleiras, que é o da produção gráfica. Falta pouco para chegar ao mercado um disco imbuído de sensibilidade e bom gosto, onde os arranjos do maestro Heitor Brandão e a retificada voz de Ricardo Machado dão ao álbum "Ricardo Machado canta Stevie Wonder vozvioletronicamente" uma sonoridade precisa e coesa.


A proposta do disco é apresentar algo essencialmente acústico, onde os violões predominam sobre as 10 faixas presentes no álbum com a introdução de pequenas batidas eletrônicas sob a programação eletrônica de Eric Brandão. "São inserções eletrônicas bem discretas e elegantes, encaixadas no arranjo, absolutamente nada que lembre remixes. São parte do arranjo, pontuais, e ousadas em alguns momentos,aproximando o jeitão do disco da modernidade", ressalta o cantor e compositor.

0 comentários:

LinkWithin