domingo, 10 de fevereiro de 2013

O FREVO BAIANO

Por Abílio Neto



No ano de 1942, o mundo vivia os transtornos da Segunda Guerra Mundial e o violonista Benedito Chaves chegava à Bahia para exibir seu violão elétrico no cinema Guarani, na Praça Castro Alves. Os jovens Dodô (Adolfo Nascimento – 1920/1978) e Osmar (Osmar Álvares Macêdo – 1923/1997) foram conferir a audiência do músico e observaram que o violão era bem tocado, mas tinha microfonia e o artista precisava mudar a posição do amplificador a todo instante, interrompendo a apresentação. Eles resolveram pesquisar os corpos maciços das madeiras dos violões elétricos e conseguiram aperfeiçoar um corpo com cepo maciço de jacarandá e colocaram o captador em baixo das cordas, conseguindo obter um som alto e sem o efeito de microfonia.

Dodô era expert em eletrônica e trabalhava construindo instrumentos de som e tocava violão estridente, enquanto Osmar tocava cavaquinho, bandolim e guitarra havaiana e gostava de adaptar arranjos de músicas clássicas e populares ao ritmo quente da folia. Ele era ao lado do instrumentista paulista Poly um dos melhores tocadores de guitarra havaiana do Brasil. Dodô consertava instrumentos e os dois tocavam frevos pernambucanos e choros cariocas num conjunto amador chamado "Os Três e Meio".

Em 1950, a pedido do governado da Bahia, Otávio Mangabeira, o bloco "Vassourinhas" de Pernambucano desfilou pelas ruas do Centro da cidade e causou uma grande animação no meio da população. Inspirado pela alegria contagiante dos pernambucanos, a "dupla elétrica" resolve subir a bordo de uma Ford de 1929, com suas guitarras baianas (com dois músicos na percussão) e desfilou do Campo Grande rumo à Praça da Sé, mas como uma multidão os acompanhou foi impossível completar o percurso. O povão fez um verdadeiro "arrastão" da alegria até chegar à Praça Castro Alves. Isso significou o fim do estilo antigo de Carnaval de Rua em Salvador. E por vários anos, o Trio Elétrico da Bahia (ganhou um novo componente, o Temístocles) se apresentou no carnaval de Salvador tocando frevo de autores pernambucanos e marchinhas do carnaval carioca. As primeiras composições deles começaram a surgir em 1974. Em 1975, Moraes Moreira se tornou o primeiro cantor de trio elétrico do mundo. A chamada “axé music” é coisa do final da década de 80 e não tem nada a ver com o trio formado por Armandinho, Dodô e Osmar. Está feito o registro. O Trio Elétrico era muito bom e tocava coisa boa!!! Ah, mas o frevo baiano é diferente? Sim, e daí? O importante é a música, eu acho.


0 comentários:

LinkWithin