sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

ORQUESTRA FILARMÔNICA DE MINAS GERAIS TEM PROGRAMAÇÃO DEDICADA A VERDI E RICHARD WAGNER


O ano será especial para os fãs da música de concerto. A Fundação de Educação Artística (FEA) chega aos 50 anos em maio e agenda para o ano inteiro série de comemorações. Estão nos planos um projeto de classificação e organização de todos os acervos, documentos e gravações da instituição, um livro do acervo do maestro Sergio Magnani e a revitalização da sede. “Temos a perspectiva de adquirir um novo piano, de realizar um festival de música de câmara e inaugurar séries voltadas para a produção musical do Brasil. Faremos ainda um grande evento com participação de ex-alunos da fundação”, adianta a diretora da instituição, Berenice Menegale.

Outra que promete novidades na área é a pianista e professora da UFMG Celina Szrvinsk. Além da tradicional série dos Concertos Didáticos, há a perspectiva de inovação: um encontro de uma semana, voltado para a música de câmara.

A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais promete se superar em 2013 com homenagens ao bicentenário de nascimento do alemão Richard Wagner e do italiano Giuseppe Verdi. Na temporada, que começa em 26 de fevereiro, haverá 24 concertos, quatro a mais do que nos anos anteriores. Entre os destaques, participações do pianista russo Vladimir Feltsman, que interpretará o Concerto nº 1 de Tchaikovsky; e os jovens e talentosos violinistas Chloë Hanslip, Ray Chen e Chee-Yun. Na nova temporada, a filarmônica também estreará mundialmente a Suíte para harpa e orquestra, do argentino Daniel Binelli, encomendada especialmente pela orquestra, e o violoncelista Antonio Meneses voltará a se apresentar com o grupo, assim como os pianistas Ricardo Castro, Conrad Tao e Lilya Zilberstein.

Centenário Outras duas datas importantes da temporada 2013 são os 100 anos de nascimento de Benjamin Britten e um século da estreia da revolucionária obra A sagração da primavera, de Igor Stravinsky. A filarmônica vai relembrar os 50 anos de morte do francês Francis Poulenc. A orquestra planeja gravar duas peças de Villa-Lobos, em parceria com o selo internacional Naxos. Para a celebração do bicentenário de Wagner, trará ao palco, em forma de concerto, o primeiro ato da ópera A valquíria, um dos momentos mais importantes da obra do compositor, e uma das quatro óperas que compõem O anel dos nibelungos. Na ocasião, a diva Eliane Coelho, soprano brasileira de carreira internacional, e os cantores Eduardo Villa e Denis Sedov darão vida aos personagens. Destacam-se ainda importantes regentes convidados, como Rossen Milanov, John Neschling, Roberto Minczuk e Maximiano Valdés.

0 comentários:

LinkWithin