sexta-feira, 7 de junho de 2013

MARCOS VALLE ABRE AS COMEMORAÇÕES PELOS SEUS 50 ANOS DE CARREIRA

O artista se apresenta nos dias 7, 8 e 9 de junho no Teatro da CAIXA


A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, nos dias 7, 8 e 9 de junho (sexta a domingo), às 19h, o show em que Marcos Valle e sua banda dão início às comemorações dos 50 anos de carreira do compositor, instrumentista e intérprete.

No palco, o artista carioca estará acompanhado pelos músicos Zé Canuto (sax e flauta), Mazinho Ventura (baixo) e Patrícia Alvi (voz). No repertório, estão canções como “Preciso aprender a ser só”, “Esperando o Messias”, “Batucada surgiu” e “Os Grilos”, além de outros clássicos.

Autor de mais de trezentas músicas gravadas por nomes como Sarah Vaughan, Chicago, Dizzy Gillespie, Oscar Peterson, Jhonny Mathis, Diana Krall, Elis Regina, Tim Maia, Roberto Carlos, e muitos outros, e parceiro de Paulo Sérgio Valle, Rui Guerra, Eumir Deodato, João Donato, Nelson Motta, Ed Motta , Lulu Santos, Marcelo Camelo, Jay-Z, Kanye West e tantos outros, Marcos é carioca e lançou-se na carreira musical em 1963 - aos vinte anos. Seu primeiro LP "Samba Demais" chegou às lojas em 1964. Seguiu-se "O Compositor e o Cantor", lançado em 1965, com o clássico "Samba de Verão". Associado inicialmente à bossa nova, Marcos Valle partiu para uma carreira internacional nessa mesma época alcançando grande sucesso.

A partir de 1969, Marcos ao lado de seu irmão Paulo Sérgio, compuseram uma série de sucessos para novelas da TV GLOBO, entre eles, o tema de abertura de “Véu de Noiva”, "Minha Doce Namorada", "Baila Comigo", "Tieta", entre outras. Para a TV GLOBO, a dupla também compôs a trilha nacional do programa infantil, “Vila Sésamo”, de origem americana, com versão para vários países. A trilha de Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle foi considerada pelos próprios criadores da série americana, como a melhor trilha estrangeira composta especialmente para o programa. Marcos, Paulo Sérgio e Nelson Motta compuseram também um tema para comemorar as festas de fim de ano, “Hoje é um novo dia de um novo tempo que começou”. A música foi composta para ir ao ar em 1971, mas acabou se tornando uma marca registrada, e a cada ano ganha uma nova versão.

Do sucesso nas pistas de dança da Europa desde 1990, tanto com gravações originais como com músicas regravadas e remixadas por várias bandas e DJ’s, não só da Europa, mas do Japão e da China, surgiu a NOVA BOSSA NOVA, produzido pelo DJ londrino Joe Davis. Foi gravado entre Londres e Rio e lançado em maio de 1998, pela gravadora Farout Recordings.

Em 1998, lançou o seu songbook, produzido por Almir Chediak. Fazem parte do songbook dois CDs com 26 dos seus maiores sucessos interpretados por Caetano Veloso, Chico Buarque, Maria Bethânia e Paralamas do Sucesso e um livro com 50 partituras, fotos de carreira e um pouco da sua história.

Já em 2005, após lançar alguns discos e fazer outras turnês internacionais, Marcos gravou Jet Samba, um CD instrumental interpretando suas composições. Nesse projeto especial, produzido pelo próprio Marcos e por Ronaldo Bastos, além da sua atuação como instrumentista em todas as faixas, fez todos os arranjos e orquestrações. Jet Samba foi considerado pelos críticos um dos dez melhores cds do ano de 2005.

Em 2008, Marcos lançou seu primeiro DVD, Marcos Valle Conecta. O DVD / CD foi gravado ao vivo na saudosa casa de shows carioca, Cinematheque.

De lá para cá, muitos shows, outros discos, tantas turnês até que em 2011, o álbum Estática foi lançado no Brasil pela EMI, junto com sua primeira caixa: Marcos Valle Tudo. Essa caixa reúne em CD os 10 LPs que ele lançou na Odeon entre 1963 e 1974 - e ainda um disco, The lost Sessions, com gravações que estavam inéditas. Além de reunir essa produção pela primeira vez no Brasil, sete dos LPs originais ganharam faixas-bônus, que estavam espalhadas em compactos e trilhas de cinema e novela ou saíram de versões instrumentais de algumas canções (em certos casos, com takes diferentes dos usados nos LPs). No ano passado, Marcos lançou sua segunda caixa, Marcos Valle - "Anos 80", com três CDs.

E em 2013, Marcos Valle completa 50 anos de carreira e para celebrar essa data, o artista lança em junho, pela gravadora Sony, um álbum comemorativo - gravado ao vivo na casa de shows Miranda, no Rio de Janeiro, ao lado da cantora de jazz Stacey Kent, Marcos interpreta alguns de seus clássicos, além de duas músicas inéditas: La Petite Valse, que era um tema instrumental, e que para esse CD recebeu uma letra do compositor francês, Bernie Beaupere, especialmente para ser cantada por Stacey Kent, e a segunda, Drift Away, totalmente inédita.


Serviço:
Marcos Valle no show em comemoração aos seus 50 anos de carreira
Data: 07, 08 e 09 de junho de 2013 (sexta, sábado e domingo)
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro - Teatro de Arena - Av. Almirante Barroso, 25 - Centro (metrô: estação Carioca)
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia)
Informações: (21) 3980-3815
Horário: 19h
Capacidade: 176 lugares
Classificação: livre


Patrocínio:
Caixa Econômica Federal e Governo Federal
Acesso para pessoas com deficiência Programação completa da CAIXA Cultural: www.caixa.gov.br/caixacultural

0 comentários:

LinkWithin