segunda-feira, 17 de junho de 2013

50 ANOS

Ela é de família pra lá de Musical. Ele um dos instrumentistas mais conceituados do universos pop brasileiro. Ambos completando mio século de existência.


Maúcha Adnet


Iniciou sua carreira profissional em 1978, como integrante do grupo vocal Céu da Boca, com o qual gravou os discos "Céu da Boca" e "Baratotal". 

Participou, como vocalista, de discos de vários artistas, como Chico Buarque, Edu Lobo, Joyce, César Camargo Mariano, Dorival Caymmi e Caetano Veloso, entre outros. 

De 1984 a 1994, fez parte da Banda Nova, de Tom Jobim, excursionando com o compositor pelo Brasil, Europa, Estados Unidos e Japão, e gravando os CDs "Passarim", "Tom Jobim: inédito" e "Antonio Brasileiro". 

Em 1987, transferiu-se para Nova York, onde fixou residência, tendo participado de gravações com vários artistas como Herbie Mann, Harry Allen, Charlie Byrd, Rand Brecker, Gil Goldstein, Chuck Mangione, Slide Hampton, Dom Salvador, Claudio Roditi e Trio da Paz, entre outros. 



No ano seguinte, gravou seu primeiro disco solo, "Songs I Learned from Jobim", contendo as canções "Águas de março" (Tom Jobim), "There will Never be Another You" (Harry Warren e Mack Gordon), "Céu e mar" (Johnny Alf), "Bim bom" (João Gilberto), "I Concentrate on You" (Cole Porter), "Curare" (Bororó) e "Choro bandido" (Chico Buarque e Edu Lobo), entre outras, com arranjos assinados por Mario Adnet. 

É casada com o baterista Duduka da Fonseca, um dos integrantes do Trio da Paz.


Milton Guedes

Antes de se tornar cantor, compositor e instrumentista, Milton Guedes adorava andar de skate nas quadras de Brasília e chegou até a ganhar em uns campeonatos.

Por influência da irmã, ele entrou para o coral mirim do Sesi e lá aprendeu a tocar flauta doce. Sobre a gaita, diferentemente, ele aprendeu a tocar sozinho. Já o sax ele aprendeu com um vizinho. Com 18 anos, se juntou com o irmão (Marco Guedes) e outros 3 amigos e fizeram a banda “Pôr do Sol”. Porém pouco tempo depois, a banda se desfez.

Milton passou a tocar em barzinhos de Brasília e em 1986 Oswaldo Montenegro o viu tocando sax e no final do show foi falar com o que ele. Uma semana depois, os dois desembarcaram no Rio para ensaiar a peça “Os Menestréis”. Além dessa, Milton participou também de “Aldeia dos Ventos” e “Dança dos Signos".

Além de multi-instrumentista, Milton é considerado um dos melhores assoviadores do Brasil. Neste disco "Os Menestréis" ficou famoso o seu assovio na música "Engarrafamento (Taxímetro)", e com frequência ele é chamado para gravar assovios em trilhas sonoras para a Rede Globo e outros.

Em 1987, participou do festival “O Som das Águas”, da Rede Manchete, com a canção “Até Mais – Viva a Alegria” de Oswaldo Montenegro.

Em 1988, conheceu Lulu Santos que o convidou para ingressar em sua banda. Milton entrou na banda de Lulu Santos e acompanhou o Lulu em seus shows por quase dez anos. Tocaram juntos até no Festival de Montreaux, na Suíça.

Em 1997, Milton saiu da banda de Lulu Santos para se dedicar a sua carreira solo e seu segundo CD com o qual emplacou nas rádios de todo o país a música “Sonho de Uma Noite de Verão”.




Em 2002, ingressou na banda da dupla Sandy e Junior.

Em 2003, começou a acompanhar também o cantor Claudio Zoli.

Em 2004, paralelo ao trabalho que faz com Sandye Junior e com o Claudio Zoli, Milton também participou da gravação do primeiro DVD do grupo carioca Roupa Nova, o RoupAcústico. Também estreou com a banda SoulFunk, na qual é o vocalista. A banda encerrou suas atividades em 2007, pois a maioria de seus músicos também faz parte da banda de Sandy e Junior, e precisou dar prioridade à turnê de despedida da dupla.

Em 2006, ainda continuou a tocar com a banda Roupa Nova em seu segundo DVD, o RoupAcústico 2, DVD que ganhou disco de ouro. Nesse DVD, ele tocou acompanhado de Daniel Musy, atual saxofonista da banda.

Em 2007, lança seu mais novo CD, o "Certas Coisas". O repertório revela as influências do artista em releituras cuidadosas de grandes sucessos nacionais e internacionais. Destaca-se a versão de Roxanne, sucesso do grupo The Police, em que o solo é feito pelo impressionante assovio de Milton. Este mesmo assovio é acompanhado pelo excepcional bandolinista Hamilton de Holanda na versão de O Diamante Cor de Rosa de Roberto e Erasmo Carlos. Junior Lima participa de duas faixas tocando bateria, Rise e Maria Fumaça, esta, uma homenagem à banda Black Rio prestada pela banda SoulFunk, da qual Milton e Junior fazem parte. Celso Fonseca traz brasilidade à versão de Isn´t she lovely, com seu violão sofisticado.
Certas Coisas, canção tantas vezes executada por Guedes nos shows de Lulu Santos, dá nome ao cd e ganha versão especial na gaita.

Também fazem parte deste novo trabalho os sucessos: Careless Whisper, Just the way you are, Don´t know why, Smooth Operator, Eu sei (Na Mira), Eu me rendo e Ain´t no sunshine. Sacha Amback, diretor musical do cd, e Milton assinam a composição Azuis, na qual celebram a parceria musical de tantos anos.

Certas Coisas é um trabalho bonito e despretensioso, feito pelo prazer de tocar para o prazer de ouvir.



Em 2008 Milton Guedes fez parte da banda de Lulu Santos que foi uma das atrações do Brazilian Day em Nova Iorque, junto com Jorge Ben Jor e Banda Eva.

Em 2010 Milton Guedes emplacou mais um sucesso ao regravar a música Você vai lembrar de mim, da Banda gaúcha Nenhum de Nós, fazendo parte da trilha sonora da novela Ti Ti Ti, da Rede Globo.

É casado com a cantora Adriana Maciel.


Fonte:
Dicionário da MPB
http://www.miltonguedes.com/

0 comentários:

LinkWithin