sexta-feira, 14 de junho de 2013

EUMIR DEODATO, 70 ANOS


Considerado por muitos como um dos músicos mais respeitados e procurados no mundo da música, brasileiro naturalizado Eumir Deodato já acumulou 16 discos de platina em seu crédito como artista, arranjador ou produtor, com vendas combinadas de mais de 25 milhões de discos nos EUA sozinho. Sua discografia, incluindo coletâneas e todo o seu trabalho como arranjador, produtor e tecladista, ultrapassa 450 álbuns. Ele também teve a honra de tocar com o St. Louis Symphony (que o apoiou em seu soberbo álbum Artistry), a Cincinnati Symphony, a New York Philharmonic ea Orquestra di Musica Leggera dell'Unione Musicisti di Roma. Além disso, vários artistas ao longo dos anos ter coberto suas canções, incluindo George Benson, Lee Ritenour, Sarah Vaughan e The Emotions para mencionar apenas alguns. E, no entanto, apesar de todos os seus variados triunfos, honras e distinções ao longo dos anos, o multi-talentoso, multi-instrumentista, provavelmente para sempre ser associado a uma música - sua interpretação inovadora da obra clássica de Richard Strauss "Also Sprach Zarathustra (ou mais comumente conhecido como o tema para 2001: A Space Odyssey).

Essa música convincente único, que apareceu pela primeira vez em seu 1973 álbum de estréia para CTI Prelude, vendeu pelo menos cinco milhões de cópias e ganhou Deodato seu primeiro Grammy Award, o levou imediatamente para o estrelato internacional e definir um rumo para a sua carreira em andamento notável na música. Trinta anos mais tarde, essa mesma música tem encontrado seu caminho para o repertório da banda jam Phish, uma prova de influência duradoura de Deodato.



Nascido no Rio de Janeiro, Brasil, de origem italiana e Português, Eumir Deodato começou sua carreira tocando acordeão aos 12 anos. Pouco tempo depois, ele começou a estudar piano, bem como orquestração, arranjo e regência. Estritamente autodidata, mergulhou nos livros de teoria gastando incontáveis ​​noites sentado atrás de orquestras e observando cuidadosamente como cada parte foi jogado. Sua primeira chance veio aos 17 anos, quando ele organizou e realizou a sua primeira sessão de gravação de uma orquestra de 28 peças. Não demorou muito para que Deodato se tornou um dos arranjadores e pianistas mais ativos e respeitados na cena musical ocupado do Rio, gravando para artistas como Milton Nascimento, Marcos Valle, Elis Regina e Antonio Carlos Jobim.

Em 1968, Deodato se mudou para Nova York e começou a trabalhar com Luiz Bonfá, o lendário compositor de Orfeu Negro, além de fazer um extenso trabalho de estúdio para Astrud Gilberto, Walter Wanderley, Antonio Carlos Jobim, Marcos Valle e muitos outros artistas brasileiros que viviam em a Big Apple na época. Ao escrever os arranjos para o Astrud Gilberto Praia Samba, ele tornou-se familiarizado com o produtor Creed Taylor, que o contratou para organizar CTI para outros artistas, como Wes Montgomery, Stanley Turrentine, George Benson, Paul Desmond e Tom Jobim. Sua reputação nos campos da música pop e preta foi reforçada por seu trabalho arranjo de Frank Sinatra (Sinatra & Co.), Roberta Flack (Killing Me Softly, Chapter Two, Fogo silencioso) e Aretha Franklin (Let Me In Your Life).

Após uma apresentação no Hollywood Bowl com o All-Stars Banda CTI em 1972, Deodato começou a gravar o seu registro. Sua estreia como líder, faturados em 2001 Espaço Concert, foi realizado no Madison Square Garden, em Nova York, em 1973.

Depois de sete anos de turnês em todo o mundo (incluindo a Austrália, Japão, Canadá, América do Sul, Europa) e oito passeios de costa a costa dos Estados Unidos, Deodato decidiu concentrar-se no trabalho de estúdio mais uma vez. Além de álbuns a solo de grande sucesso para o CTI, MCA, Warner e os rótulos do Atlântico, o seu trabalho como produtor / arranjador lhe rendeu mais alguns louros. Uma de suas primeiras produções foi Kool & # 1 pop Celebration single do Gang. Ele seguiu esse sucesso com a produção ou arranjar trabalho para Earth, Wind & Fire, Michael Franks, Gwen Guthrie, Chuck Mangione, Breakfast Club, The Band Dazz, One Way, Con-Funk-Shun, Kleeer, Pretty Poison, Kevin Rowland (Dexy de Corredores da meia-noite), White Lion e Brenda K. Starr, para quem ele produziu o hit pop I Still Believe, em 1987.

Deodato também teve outros três álbuns multi-platina por Kool & Night Ladies 'da quadrilha, algo especial e como um só.



Na década de 90, Deodato continuou a ser uma força vital na cena pop através de seu trabalho com a cantora islandesa Bjork. Além de organizar seus últimos três álbuns: 1.995 Post, 1996 e 1997 do telegrama de Homogenic, Deodato produziu uma versão acústica muito elogiado de Isobel de Bjork, sub-intitulado Deodato Mix, que se tornou uma cena clube favorito. Ele também produziu material para a cantora francesa Clementine (também turnê pelo Japão com ela como um convidado especial em 1994), arranjado e produzido um top 10 só para a cantora brasileira Gal Costa (1996) e já se apresentou como maestro convidado com Bjork, tanto no Brasil (1996) e nos Estados nos Concertos Tibetan Freedom em Downing Stadium (1997). Em 1998, Deodato arranjou para pop brasileira atos Titans (Vol. II, com vendas superiores a 500 mil cópias) e Carlinhos Brown (Omelete Man), bem como para o mais recente álbum de pop-rock da banda Penélope Charmosa (lançado em 1999). Ele também foi convidado especial em um projeto japonês pop star Akemi Kakihara, gravado em Londres durante o verão de 1998.

Em 1999, ele marcou Bossa Nova, um filme de Bruno Barreto, estrelado por Amy Irving, e no ano seguinte produziu o CD dessa pontuação para Verve Records. Seus projetos mais recentes, incluindo o trabalho de produção para o francês de rock cantor Damien Saez, cantora brasileira-japonesa Lisa Ono e cantora de jazz Ann Hampton Callaway.

Deodato também trabalhou em várias dezenas de filmes, incluindo o campo Onion, The Black Pearl, Ghostbusters II, Noites Brancas, The Girl From Ipanema, Os Aventureiros (gravado com AC Jobim e Orquestra Sinfônica de Londres), The Gentle Rain, Target Risk, o Reporter, Beat Street, Body rock e Bossa Nova. Suas gravações também têm sido amplamente utilizados em grandes filmes como Being There e The Exorcist.

Em novembro de 2001, Deodato participou de um concerto beneficente em Nova York, onde jogou apenas uma canção (Also Sprach Zarathustra: 2001). A reação foi tão fantástico que ele foi encorajado a voltar a fazer shows. Em 2002, ele alinhou algumas apresentações selecionadas, começando com um concerto na Ópera de Viena, como parte do Festival de Jazz de Viena verão. Isso foi seguido por Villach (Áustria), Pori (Finlândia), Haia (Festival de Jazz do Mar do Norte), e muitos outros que se seguiram, como a Cidade do Cabo (África do Sul), Roma e Rimini (Itália), Amenia, NY (Organização Mundial da Paz ), Antigua, Guatemala etc.

Enquanto isso, em 2002, ele trabalhou com Milton Nascimento, no Rio de Janeiro, o que gerou um Grammy Latino para o Tristesse música como melhor canção brasileira do ano, então o trabalho com diversos artistas diferentes, incluindo Barbara Mendes, Ana Carolina, Fernanda Abreu e, mais recentemente, , KD Lang para seu novo álbum previsto para ser lançado na Primavera de 2004. Neste momento, janeiro de 2004, Deodato está trabalhando em alguns arranjos para orquestra de cordas de 2004 KD Lang World Tour. Haverá mais concertos no horizonte, bem como mais de trabalho organizando inclusive um possível novo álbum.



Discografia Oficial

Os Catedráticos e Deodato - Impulso! (1964)
Faixas:
01 - Menina Certinha
02 - Samba de Verão
03 - Cesteiro que Faz um Cesto, Faz um Cento
04 - Baiãozinho
05 - Muito a Vontade
06 - Samba Novo
07 - Esperança
08 - Cheers
09 - Ainda Mais Lindo
10 - Diz que eu Fui por Aí
11 - Só por Amor
12 - Ela é Carioca
13 - Pouca Duração



O Som Dos Catedráticos (1964)


Faixas:
01 - Ai que Saudades da Amélia
02 - Fora de Tempo
03 - Samba de Verão
04 - Começou de Brincadeira
05 - Os Grilos
06 - Até de Cavaquinho
07 - Ainda Mais Lindo
08 - Gente
09 - Imenso do Amor
10 - Muito a Vontade
11 - Feitinha Pro Poeta
12 - Tristeza
13 - Garota de Ipanema
14 - Tempinho Bom
15 - Os Grilos


Idéias (1964)

Faixas:
01 - Tempinho Bom
02 - Samba de Verão
03 - Nuvens
04 - Deus Brasileiro
05 - Tristeza Não Existe
06 - Vai de Vez
07 - Samblues
08 - Só Tinha de Ser Com Você
09 - E Vem o Sol
10 - Amor no Mar
11 - Encanto Triste
12 - Ela É Carioca


Os Catedráticos e Deodato - Tremendão (1965)

Faixas:
01 - Tremendão
02 - Começou de Brincadeira
03 - Gente
04 - Amélia
05 - Menina Flor
06 - Champagne e Codorniz
07 - My Manne Shelly
08 - Imenso do Amor
09 - Fora do Tempo
10 - Dá-Me Um Martelo
11 - De Presente
12 - Labareda13 - Tremendão




Eumir Deodato e Os Catedráticos - Ataque (1965)

Faixas:
01 - Ataque
02
 - Os Grilos
03
 - É Bom Parar
04
 - Feitinha Pro Poeta
05
 - Terra de Ninguém
06
 - Razão de Viver
07
 - Tristeza
08
 - Samba do Dom Natural
09
 - O Sol Nascerá (A Sorrir)
10
 - Samba de Rei
11
 - Até de Cavaquinho
12
 - Porque Somos Iguais


Inútil paisagem (1966)

Faixas:
01 - Insensatez
02 - Corcovado
03 - Só tinha que ser com você
04 - O morro não tem vez
05 - Vivo sonhando
06 - Ela é carioca
07 - O amor em paz
08 - Garota de Ipanema
09 - Inútil paisagem
10 - Samba de uma nota só
11 - Meditação
12 - Samba do avião




Deodato (1972)

Faixas:
01 - Also Sprach Zarathustra
02 - Spirit of Summer
03 - Carly e Carole
04 - Baubles, Bangles and Beads
05 - Prelude to the Afternoon of a Faun
06 - September 13



Deodato 2 (1973)

Faixas:
01 - Super Strut
02 - Rhapsody In Blue
03 - Nights In White Satin
04 - Pavane For A Dead Princess
05 - Skyscrapers
06 - Latin Flute
07 - Venus
08 - Do It Again



Elmir e Airto - In Concert/Live At Felt Forum (The 2001 Concert) (1973)


Faixas:
01 - Do It Again
02 - September
03 - Baubles, Bangles And Beads
04 - Whirlwinds
05 - Spirit Of Summer
06 - Skyscraper
07 - Also Sprach Zarathustra


Donato/Deodato (1973)

Faixas:
01 - Whistle Stop
02 - Where’s J D
03 - Capricorn
04 - Nightripper
05 - You Can Go
06 - Batuque



Os Catedráticos (1973)


Faixas:
01 - Aranha Céu (Skyscroper)
02 - Flap
03 - Rodando Por Aí
04 - O Jogo (Soccer Game)
05 - Atire a Primeira Pedra
06 - Puma (The White Puma)
07 - Passarinho Diferente (The Byrd)
08 - Extremo Norte (The Gap)
09 - Tô Fazendo Nada (Down The Hill)
10 - Menina (Boy Meets Girl
11 - Carlota e Carolina (Carly e Carole)




Whirlwinds (1974)

Faixas:
01 - Moonlight Serenade

02 - Ave Maria
03 - Do It Again
04 - West 42nd Street
05 - Havana Strut
06 - Whirlwinds



Artistry (1974)

Faixas:
01 - Intro
02 - Rio Sangre 
03 - St. Louis Blues
04 - 4 Farewell To A Friend
05 - Super Strut
06 - Pavane For A Dead Princess
07 - Jivin' Eumir Deodato



First Cuckoo (1975)

Faixas:
01 - Funk Yourself 
02 - Black Dog
03 - Crabwalk 
04 - Adam's Hotel
05 - Caravan / Watusi Strut
06 - Speak Low Ogden Nash/Kurt Weill7 First Cuckoo (On Hearing The First Cuckoo In Spring) 



Very Together (1976)

Faixas:
01 - Peter Gunn
02 - Spanish Boogie
03 - Amani
04 - Black Widow
05 - Juanita
06 - I Shot The Sheriff
07 - Theme From Star Trek
08 - Univac Loves You




Love Sland (1978)


Faixas:
01 - Area Code
02 - Whistle Bumb (Eumir Deodato)
03 - Tahiti Hut (Tapa E) (Eumir Deodato / Maurice White)
04 - San Juan Sunset (Eumir Deodato)
05 - Love Island (Eumir Deodato)
06 - Chariot Of The Gods (E. Starr / D. Mancha)
07 - Piña Colada (Eumir Deodato)
08 - Take The a Train (B. Strayhorn)





Knights Of Fantasy (1979)


Faixas:
01 – Space Dust / Sherlock
02 – Shazam
03 – Jesu Joy Of Man’s Desiring / Love Is Blue / Whistle Bump
04 – Knights Of Fantasy
05 – Lovely Lady



Night Cruiser (1980)

Faixas:
01 - Night Cruiser
02 - East Side Strut
03 - Skatin'
04 - Uncle Funk
05 - Love Magic
06 - Groovitation



Happy Hour (1982)


Faixas:01 - Keep On Movin'
02 - Happy Hour
03 - Just This One Night
04 - Tears Of A Clown Smokey
05 - Sweet Magic
06 - Keep It In The Family
07 - I Never Get Enough



Motion (1989)

Faixas:
01 - S.O.S. (Fire In The Sky)
02 - Never Knew Love
03 - Bus Stop
04 - Motion
05 - Are You For Real
06 - Make You Feel Good



Somewhere Out There (1989)

Faixas:
01 - Everybody Wants MyGirl
02 - The Best Lovers
03 - In This World
04 - I Believe In This Love
05 - Where Can You Run
06 - When A Lover Says Goodbye
07 - Forever For You
08 - Stay With Me
09 - Somewhere Out There



Rio Strut (1999)



Bossa Nova Soundtrack (2000)

Faixas:
01 - Useless Landscape
02 - One Note Samba
03 - Suddenly/It Had To Be With You
05 - How Insensitive
06 - The Girl From Ipanema
07 - Wave
08 - Waters Of March
09 - Quiet Nights Of Quiet Stars
10 - No More Blues
11 - Useless Landscape
12 - Suddenly
13 - Juan’s Theme
14 - Once I Loved
15 - Soul Mates


Live at the Felt Forum (2001)


Summer Samba (2002)

Faixas:
01 - Crickets Sing for Anamaria (Os Grilos)
02 - Summer Samba (So Nice)
03 - Maria's Dream (Sonho de Maria)
04 - Even More Beautiful
05 - Land of Nobody
06 - Chup, Chup, I Got Away (Gente)
07 - Love for Nothing
08 - Out of Time
09 - Flap
10 - White Puma
11 - Summer Samba (Original LP Stereo Mix)
12 - Crickets (Original LP Stereo Mix)
13 - Crickets (Original Single Mono Mix)


Eumir Deodato Trio – Ao Vivo no Rio  (2007)
Faixas:
01 - Whistle Bump
02
 - Rhapsody in Blue
03 - Berimbau
04 - Sabiá
05 - Whirlwinds
06 - Samba de Uma Nota Só
07 - Dindi
08 - Skyscrapers
09 - Wave
10 - Super Strut
11 - Carly e Carole
12 - San Juan Sunset
13 - Also Sprach Zarathustra



The Crossing (2010)

Faixas:
01 - Double Face (Com Al Jarreau) 5:49
02 - I Want You More (Com Novecento e Al Jarreau)
03 - The Crossing (Com Londonbeat e Paco Sery)
04 - Night Passage (Com John Tropea)
05 - No Getting Over You (Com Londonbeat)
06 - Summertime (Com John Tropea)
07 - Rule My World (Com Novecento e Billy Cobham)
08 - Border Line (Com Airto Moreira)
09 - Double Face (Com Al Jarreau) (Radio Mix)




Fonte: Site Oficial do Artista

1 comentários:

Anônimo disse...

muy buene trabajao trabajaso

LinkWithin