quinta-feira, 13 de junho de 2013

40 ANOS SEM EDGARD MORAES

Edgard Ramos de Moraes, conhecido no meio artístico como Edgard Moraes, "General Cinco Estrelas da Folia", deixou cerca de 350 composições, na maioria Frevos e Marchas de Bloco. Nasceu no dia 01 de novembro de 1904, no bairro da Madalena, Recife. Ainda menino, iniciou os seus estudos musicais com o irmão mais velho Raul Moraes (1891-1937), extraordinário pianista e compositor, conhecido como o "Príncipe das Marchas de Bloco" e reverenciado na composição de Nelson Ferreira - Evocação nº 01.

Aos 16 anos já fazia composições musicais para vários blocos de Carnaval do Recife. Aprendeu a tocar violão em 1922, chegando a ser considerado, pelos críticos violonistas da época, como um dos melhores instrumentistas de acompanhamento. Em 1923, fundou diversos blocos locais, como Pirilampos, Jacarandá, Turunas de São José, Corações Futuristas, Rebelde Imperial, Bloco da Saudade.

Destacou-se no Carnaval de 1935, quando gravou, em disco vinil, Furacão no Frevo (frevo de rua) e Cai no Frevo, Morena (frevo canção). Depois resolveu se dedicar às marchas de bloco (frevos de bloco). Com isso, a orquestra de metais que ele mesmo dirigia passou por uma transformação, quanto à formação instrumental. Trabalhando com os instrumentistas de cordas dedilhadas, madeiras, palhetas e percussão, formou assim sua orquestra de pau e cordas, que acompanhou tantos blocos da nossa cidade.

O seu repertório de marchas de bloco evocativas iniciou-se com o nostálgico frevo A Dor de uma Saudade, gravada pela Mocambo-Rozenblit para o Carnaval de 1961. Essa composição evocou todo sentimento de saudade que Edgard sentia pelo seu irmão Raul e pelos Carnavais antigos, abrindo inspirações para outras marchas de bloco de puro lirismo e poesia.

Como maestro, arranjador e compositor, participou de alguns dos principais blocos carnavalescos, tais como: Pirilampos, Príncipe dos Príncipes, Lobos de Afogados, Um dia de Carnaval, Galo Misterioso, Rebelde Imperial, Batutas de São José, Madeira do Rosarinho. Foi compositor de um vastíssimo repertório de todos os gêneros musicais, como valsas, choros, maxixes, baiões, canções sertanejas e patrióticas, maracatus, sambas, foxes e batuques.



Edgard Moraes tinha o sonho, quando compôs Valores do Passado em 1962, de fazer um bloco com o nome de Bloco da Saudade, que pudesse reviver aqueles inesquecíveis grupos carnavalescos da época. O seu sonho tornou-se realidade em fevereiro de 1974, com o primeiro desfile do Bloco da Saudade e o convite para que Valores do passado (composta em 1962) fosse o hino do bloco.

"Num fim de tarde do dia 31 de março de 1974, aos 70 anos, o "General Cinco Estrelas da Folia" disse adeus à vida, deixando sua esposa Noêmia Moraes (hoje já falecida), 7 filhos e alguns netos. O Coral Edgard Moraes, formado pelas suas filhas, sobrinhas e netas vem, desde 1987, divulgando e resgatando as obras do seu imenso acervo musical. "Herdei do meu irmão o mesmo entusiasmo pela vida, o mesmo desprendimento, a mesma resignação diante dos sofrimentos e injustiças e a mesma vontade indômita de não negar esforços para prestigiar a arte musical do Brasil, especialmente de Pernambuco - terra que sempre amamos com verdadeira veneração." (Edgard Moraes) (Texto retirado dos Manuscritos do Acervo Particular do Compositor)


Fonte: Prefeitura do Recife

0 comentários:

LinkWithin