“A boca está comendo vida.
A boca está entupida de vida.
A vida escorre da boca,
lambuza as mãos, a calçada.
Carlos Drummond de Andrade
“parti-me para o vosso amor/que tem tantas direções/e em nenhuma se define/mas em todas se resume”. Para interpretar ao poeta – o dono dos versos – ninguém melhor do que ele próprio. No entanto, Carlos Drummond de Andrade teve sua escrita transformada não apenas na cabeça e coração dos leitores, como também através da música e do cinema. Sete faces que se transmudam em outras na obra daquele que tinha uma palavra de sua predileção: “taciturno”.
Revelado em 1978 por Fafá de Belém, que gravou sua canção canção Se Eu Disser quando ele ainda assinava com o sobrenome Mucci, Tunai teve seu estouro real como compositor no ano seguinte, quando Elis Regina interpretou a cortante As Aparências Enganam, no clássico LP Elis, Essa Mulher. Daí até meados dos anos 80, ele foi figurinha fácil nos discos de Simone, Gal Costa e outros grandes intérpretes da MPB. Também fez carreira solo, conseguindo emplacar dois hits, Frisson (regravada este ano por Elba Ramalho) e Sintonia. Depois, desapareceu da mídia. Em seu primeiro álbum ao vivo, ele revê seus dois referidos sucessos, todas as suas canções mais conhecidas, como Eternamente, Olhos do Coração, Só de Amor, Olhos Negros, além da citada As Aparências Enganam e da faixa-título, Certas Canções, parceria com Milton Nascimento, imortalizada por Bituca em 1982. Tunai também registrou uma versão para The Boxer, de Paul Simon, clássico da dupla Simon & Garfunkel. Além das 15 faixas gravadas ao vivo, com acompanhamento de voz e violão, há duas inéditas de estúdio, com direito a acompanhamento de banda, e duas participações, como a de seu irmão João Bosco (Lobos do Mar, parceria com Márcio Borges) e a do compadre Milton Nascimento (As Sem Razões do Amor, sobre versos de Carlos Drummond de Andrade). Tunai não é o melhor intérprete de suas canções. Inclusive, sua voz está lembrando um pouco as de Guilherme Arantes e Ivan Lins. Mesmo assim, é um disco que vale pela qualidade do repertório. (Rodrigo Faour)
Fonte: Esquinas Musicais
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