quinta-feira, 5 de setembro de 2013

EXPOSIÇÃO MIMO 10 ANOS

Será aberta hoje, às 18h, no salão de exposições da Prefeitura de Olinda a Exposição MIMO 10 anos, que retrata de modo sucinto aquilo que aconteceu nessa primeira década deste movimento que teve seu nascedouro nas Igrejas olindenses

Por Bruno Negromonte



Uma das grandes novidades nesta edição do MIMO 2013 é a Exposição MIMO 10 anos, que traz sob o prisma de Beto Figueiroa* e sua equipe muita coisa daquilo que veio acontecer nesta primeira década de absoluto sucesso do movimento. Figueiroa que cobre o evento desde 2007, veio captando, de forma oficial, todas as imagens dos concertos apresentados no MIMO ao longo desses anosEsta condição acabou lhe dando respaldo suficiente para em mais um trabalho trazer a comprovação do porquê ele hoje é considerado um dos mais conceituados fotógrafos pernambucano existentes.

Nas imagens expostas é possível 
também a possibilidade de um passeio por belíssimas paisagens existentes nas cidades anfitriãs, além de retomar edições anteriores do evento sob um ângulo bastante peculiar, onde pode-se fazer perceber que o fotógrafo alinha-se sincronicamente ao conceito estético proposto pelo evento, tornando seus precisos registros em algo maior que a simples pausa de um retrato; tornando algo prazeroso a visita a esta exposição. 
Depois de passar pelo Shopping Leblon (no Rio de Janeiro) assim como também na FIEMG (em Minas Gerais), esta memória fotográfica chega para endossar a magnitude de um evento que cresce em números e importância dentro do cenário cultural brasileiro a cada novo ano.


Para destacar momentos representativos nesses dez anos de evento, a mostra conta com 28 fotografias em cores e tamanhos que vão de 20x30 cm a 180x120 cm. Há ainda ampliações, monitores e imagens reproduzidas em vídeo produzidas por Tom Cabral, Renato Spencer, Tiago Calazans, Marcelo Lyra, Mateus Sá, Antonio Melcop, Sidney Waismann, Rafa Medeiros e André Sampaio, totalizando mais de 170 reproduções.

Com curadoria de Lu Araújo, idealizadora do MIMO a exposição pode ser vista em Olinda, no salão de exposições da Prefeitura de Olinda, na Galeria do Palácio dos Governadores. 


*Beto Figueiroa, 35 anos, foi criado por Mãe Ná, sua avó, uma mulher cega que serviu de referência na arte de enxergar. Nasceu na histórica cidade de Goiana, na Mata Norte de Pernambuco, e começou a fotografar aos 19, já em Recife, orientado por Alcir Lacerda, o maior nome da fotografia pernambucana.

0 comentários:

LinkWithin